Digital representation
Digital representation thumbnail

Braga: Biblioteca

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0011/000002
Title type
Formal
Date range
1955-07 Date is certain to 1955-08 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
"A história da Biblioteca Pública de Braga foi longa e não isenta de sobressaltos que a marcaram decisivamente. É um notável edifício que ocupa o primitivo Paço dos Arcebispos. Nela se conservam mais de 250 mil volumes espalhadas pelos diversos salões e sala de leitura, constituindo um notável conjunto bibliográfico a nível nacional.

A biblioteca bracarense nasce em 1842, em pleno reinado de D. Maria II, incentivada pelo erudito Rodrigues de Abreu e apoiada por Almeida Garrett e Alexandre Herculano. No entanto, a biblioteca foi instalada inicialmente numa das dependências do extinto Convento da Congregação do Oratório, sito no Campo de Sant'Ana. Um dos objetivos da sua criação foi o de recolher e salvar vários cartórios dos extintos conventos nacionais.

Antes de ser ocupada pela biblioteca, o antigo Paço Arquiepiscopal teve aí instalado o Governo Civil. Na fatídica noite de 15 de abril de 1866, um pavoroso incêndio quase reduziu a cinzas este notável edifício bracarense. Só na década de trinta deste século é que a Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (D.G.E.M.N.) o reconstruiu, para aí ser transferida, em definitivo, a Biblioteca Pública de Braga e instalados o Arquivo Distrital de Braga e o Museu Arqueológico D. Diogo de Sousa - que ocupa o piso inferior da ala oriental, notável, sobretudo, pelo espólio de peças romanas, pré-históricas e medievais.

O antigo Paço dos Arcebispos é formado por três módulos diferentes que se orientam para um pátio aberto. O mais antigo é virado a norte e remontará ao século XIV, à época do arcebispo D. Gonçalo Pereira. Virado a sul, o Largo do Paço possui uma antiga galeria realizada em 1593 pelo arcebispo D. Frei Agostinho de Jesus e Castro, ala que seria modificada e acrescentada por D. Manuel de Sousa e D. Rodrigo de Moura Teles (1709). Para legitimar a sua obra, todos estes prelados deixaram o respetivo brasão. No centro desta área construída em "U" está o formoso Chafariz dos Castelos, empreendimento de D. Rodrigo de Moura Teles realizado em 1723.

A longa fachada virada para fora, no lado poente, é uma aparatosa e imponente conceção do barroco nortenho, patrocinada pelo arcebispo D. José de Bragança e realizada em 1751 - possivelmente pelo arquiteto bracarense André Soares.

No interior, são várias as dependências que se podem destacar, quer pela sua beleza formal, quer ainda pelo importante espólio bibliográfico. Assim, podemos mencionar a aprazível Sala de Leitura, com um elegante teto artesoado de madeira de castanho. Na ala nascente localiza-se a sala da primitiva Capela-mor do Paço, coberta por uma graciosa abóbada de berço de pedra. Aqui encontra-se um grandioso arcaz de madeira onde estão arquivados os maiores tesouros da biblioteca bracarense - manuscritos iluminados, cartulários vários, livros de hora e missais.

O mais amplo dos espaços do antigo Paço dos Arcebispos situa-se no rés do chão, com as suas imensas paredes de granito cobertas por um notável e comprido teto de madeira, de excelentes condições acústicas, sendo utilizado como sala de concertos para diversos eventos musicais."

Scope and content
A fotografia poderá estar relacionada com as funções de arquiteto que Octávio Lixa Filgueiras exercia no Gabinete de Estudos da Direção do Norte dos Edifícios Nacionais (Ministério das Obras Públicas).
Access restrictions
Documento acessivel.
Conditions governing use
Documento não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
Biblioteca Pública de Braga. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-06-15].
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "Biblioteca de Braga".
Creation date
29/06/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2017 14:03:38