Digital representation
Digital representation thumbnail

Moncorvo: [Igreja] Matriz

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0011/000015
Title type
Formal
Date range
1955-07 Date is certain to 1955-08 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
"A Igreja Matriz de Moncorvo é templo de maiores dimensões em Trás-os-Montes e tem como orago Nossa Senhora da Assunção. A fachada principal, inserida numa imponente torre de cantaria que lhe acentua a verticalidade, ostenta um portal renascença de arco pleno, flanqueado por dois pares de colunas coríntias assentes em plintos comuns. Entre os colunelos, duas edículas e duas imagens. Sobre o entablamento, surge outro conjunto iconográfico, constituído por três imagens entre colunas da mesma ordem mas menores, dentro de nichos barrocos, recortados em concha. Rematando a composição, rasga-se uma janela envidraçada também de arco pleno, recortada entre dois colunelos e sobrepujada por um frontão vazado assente na arquitrave. No registo superior abrem-se duas janelas de verga recta, sobrepujadas pelas ventanas dos sinos, em arco de volta perfeita. A cerca de 30 metros de altura, no topo da torre, situa-se uma balaustrada em granito. O alçado lateral sul apresenta-se apoiado em sete contrafortes, existindo entre o terceiro e o quarto um portal protegido por um enorme alpendre abobadado, que ostenta a data de 1567 e inclui uma imagem de Nossa Senhora do Coberto. O alçado lateral norte mostra igual número de contrafortes e apresenta um portal em arco pleno, tendo nele sido esculpida a data de 1566 e um relevo mostrando a imagem do Padre Eterno. O alçado posterior apresenta uma capela-mor com três vãos de iluminação.

Tem-se acesso ao interior através de um endonártex. O interior apresenta três naves de cinco tramos, sensivelmente à mesma altura. Oito grandiosas colunas, rematadas em capitéis discóides, suportam as três pesadas abóbadas polinervadas em granito. A igreja possui quatro altares laterais, sendo os do lado da epístola dedicados a Santo António e às Almas e os do lado do evangelho dedicados a Nossa Senhora do Rosário e aos apóstolos Pedro e Paulo."



Scope and content
Pormenor da Igreja Matriz de Torre de Moncorvo.
Access restrictions
Documento acessivel.
Conditions governing use
Documento não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
TORRE DE MONCORVO – Igreja Matriz, 2011, http://www.torremoncorvo.com/turismo/patrimonio/igreja-matriz/ [Consultado a 15 de Junho de 2011].
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "Moncorvo - Matriz". Optou-se por uniformizar o título.
Creation date
29/06/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2017 14:03:38