Digital representation
Digital representation thumbnail

Amarante: Pietá

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0012/000002
Title type
Formal
Date range
1955-08-28 Date is certain to 1955-08-31 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
"Pietà - Nome dado a numerosos quadros, miniaturas e esculturas que representam a Virgem da Pietà (cena que representa a Virgem chorando o Filho após a descida da Cruz)."



"Monumento maior da belíssima cidade de Amarante, no verdejante norte de Portugal, o Convento de São Gonçalo foi fundado pelo rei D. João III em 1540.



O Convento, construído no local onde se erguia uma pequena ermida medieval dedicada a São Gonçalo, integra a bela Igreja de São Gonçalo, sob projecto e estilo Dominicano, de pendor maneirista, de cruz latina e fachada grandiosa com três andares, um deles barroco e os outros dois renascentistas.



O interior é de três naves, onde sobressai um magnífico retábulo barroco em talha dourada e, claro, a importante Capela de São Gonçalo onde repousa o santo, sobre uma estátua tumular de calcário finamente trabalhada.



De relevo no conjunto monástico é a galeria dos reis, a capela de santa Rita de Cássia, o Órgão do século XVIII, a Varanda dos Reis, a barroca Torre Sineira, os dois belos claustros e o monumental chafariz. O Convento e Igreja de São Gonçalo estão classificados como Monumento Nacional desde 1910."



O Convento e Igreja de São Gonçalo estão classificados como Monumento Nacional desde 1910.
Scope and content
Pietà em granito, na Igreja do Convento de S. Gonçalo, em Amarante.
Access restrictions
Documento acessível.
Conditions governing use
Documento não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
"pietà", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2010, http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=pietà [consultado em 15-06-2011].
GUIA DA CIDADE – Convento e Igreja de São Gonçalo, 2011, http://www.guiadacidade.pt/pt/poi-convento-e-igreja-de-sao-goncalo-20969 [Consultado a 15 de Junho de 2011]
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "Amarante- Pietá". Optou-se por uniformizar o título.
Creation date
29/06/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2017 14:03:39