Digital representation
Digital representation thumbnail

Braga: Casa das Rótulas

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0012/000018
Title type
Formal
Date range
1955-08-28 Date is certain to 1955-08-31 Date is certain
Dimension and support
negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sais de prata
Biography or history
A casa das Gelosias é um " Exemplar único de uma tipologia habitacional muito comum em Braga nos séculos XVII e XVIII, a Casa das Gelosias, ou dos Crivos, situa-se na Rua de São Marcos, uma das artérias mandadas abrir durante a reforma urbanística encetada pelo bispo D. Diogo de Sousa na primeira metade do século XVI. A casa desenvolve-se numa planimetria rectangular simples, que se destaca pela verticalidade, num aproveitamento da área reduzida onde se insere. Dividido em três registos, o edifício apresenta fachadas diferenciadas.

A fachada principal apresenta no primeiro piso três portas, com portadas de madeira separadas por pilares. O segundo e terceiro pisos são revestidos por rótulas, ou gelosias, que se tornaram o elemento mais emblemático da casa.

A tipologia destas janelas era utilizada no século XVII em muitas casas bracarenses, para obrigar os seus habitantes a um "recato absoluto", traduzindo-se como "um testemunho vivo da religiosidade conservadora de Braga" (MENDES, Fernando, 1994,p.75).



A fachada posterior possui, no primeiro piso uma porta de moldura rectangular e uma janela, no segundo, outra porta rectangular, e no terceiro quatro janelas de guilhotina.

O interior da casa divide-se também em três pisos, que corresponderiam na época da construção ao espaço da loja ou armazém, no piso térreo, e aos espaços habitacionais, nos pisos superiores.



Depois de ter pertencido a sucessivos proprietários, a Câmara Municipal de Braga comprou o edifício em 1980, e até 1984 decorreram obras de recuperação e transformação do interior do mesmo para a instalação de um espaço museológico. Foi então inaugurado, nesse ano, no espaço da Casa das Gelosias o Museu de História da Imagem de Braga, albergando salas de exposições temporárias e um pequeno auditório.



Catarina Oliveira

IPPAR/2005".



A casa foi classificada como "IIP - Imóvel de Interesse Público, pelo Decreto n.º 516/71, DG n.º 274, de 22-11-1971".



A casa localiza-se em Braga em São João do Souto, São Marco Braga. A casa é também conhecida como a casa dos Crivos.





Scope and content
Casa das Gelosias em Braga.
Access restrictions
Documento acessível.
Conditions governing use
Documento não reproduzível devido a questões contratuais. Salvo para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida pelo que cada pedido será remetido e sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Frio, Estante 06, Prateleira 01
Language of the material
Português
Publication notes
IGESPAR - Casas das Gelosias, 2011, http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/pesquisa/geral/patrimonioimovel/detail/74661/ [Consultado a 20 de Junho de 2011]
Notes
Na unidade de instalação encontra-se inscrito "Braga Casa de rótulas". Optou-se por uniformizar o título.
Creation date
29/06/2011 00:00:00
Last modification
16/02/2017 14:03:39