Mário Marques

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/MAM
Title type
Atribuído
Date range
1990-06 Date is uncertain to 2002-07-28 Date is uncertain
Dimension and support
156.272 doc. fotográficos, p/b e cor, 35mm, gelatina e sal de prata e cromogénea
Extents
40 Capas
3 Metros lineares
Biography or history
Mário Marcelo Antão da Costa Marques nasceu a 28 de Maio de 1956 e faleceu a 4 de Agosto de 2002.

Natural de Estarreja, onde sempre viveu. Passaremos a designar por Mário Marques, nome pelo qual é conhecido e tratado. Tinha 46 anos quando faleceu vítima de doença súbita.

Iniciou o seu percurso profissional, como fotojornalista no Jornal Público. Foi neste jornal na redacção do Porto onde sempre trabalhou.

Antes de dedicar-se ao fotojornalismo estudou na Universidade de Coimbra, mas preferiu trocar o curso de Direito e, mais tarde, de História, pelo de Fotografia, ingressando em 1983 na então Cooperativa Árvore, hoje designada pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP).

O seu interesse pela fotografia começou muito cedo, altura em que consegue as suas melhores fotografias enquanto amante da natureza.

Ingressou no Jornal Público com o seu surgimento em 1990, tendo sido um dos seus primeiros fotógrafos.

Mário Marques participou em algumas exposições individuais e colectivas.

O seu trabalho foi ainda publicado pelo Sindicato dos Jornalistas e pelo Centro Português de Fotografia.
Geographic name
Porto
Custodial history
Esta documentação é o resultado da actividade Fotojornalista de Mário Marques. A documentação foi organizada por Mário Marques e esteve inclusa no Jornal Público durante a actividade do autor.

Aquando do fim da actividade do autor foi fornecida a Helena Melo (esposa de Mário Marques) toda a documentação. Foi cedida uma cópia da documentação ao Jornal Público.
Acquisition information
Adquirido por compra à esposa de Mário Marques, Helena Maria Lopes da Silva e Melo, no ano de 2007.
Scope and content
Documentação resultante do trabalho enquanto fotojornalista ao serviço do Jornal O Público. Contém imagens de acontecimentos, eventos culturais, espectáculos, desporto, acidentes e incêndios.
Documental tradition
Original - negativo
Arrangement
Classificação dos documentos fotográficos tendo em conta a organicidade do conjunto, extraída do modo como a documentação foi entregue, havendo indicação de que foi o modo como o autor/produtor estabeleceu:

duas séries (uma para o conjunto de fotografias em negativo e uma para o conjunto das fotografias em diapositivo). Cada série estava organizada e ordenada numérica e cronologicamente, sendo que a maioria dos rolos fotográficos (unidade física de instalação que corresponde a um sub-nível dentro da série - unidade de instalação intelectual) corresponde a um número de folha, designada de referência, onde estavam acondicionadas as tiras dos fotogramas de 35mm (documentos simples). As folhas/Ui's estavam acondicionadas em pastas. Houve necessidade de renumerar quer as unidades de instalação quer os documentos simples, ou porque faltavam ui's ou por que faltavam fotogramas ou ainda porque os rolos fotográficos por vezes começam em zero (0) ou em letras, contudo mantiveram-se as indicações e/ou numerações do autor, que foram colocadas nas inscrições e/ou na cota original. Estes dados poderão vir a ser usados para cruzar informação com o arquivo digital do jornal O Público, pois percebemos mais tarde, que essa classificação tinha sido transposta de um ficheiro de base de dados de "access", que corresponde a uma pasta entregue com a documentação. As folhas dessa pasta têm o título de "Arquivo Geral de Negativos/Slides", que contém as impressões de cada registo/folha, tipo índice, sendo que cada regsito tem 6 campos: área, data, filme, referência, fotógrafo e descrição. A área corresponde à temática geral: sociedade, cultura, desporto e política; o filme indica se é pb (preto e branco) ou s (slide); a referência é o número da folha e a descrição são os acontecimentos/temas que se encontram listados/legendados em algumas das folhas de negativos.



Access restrictions
Documentação acessível, aguarda tratamento de conservação e digitalização.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, bem como dos direitos de imagem. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A documentação é constituída por negativos e postivos de película. No caso dos negativos enquanto não forem digitalizados e positivados poderão ser visualizados (em modo negativo) numa mesa de luz.

Em termos de conservação, no seu geral, apresentam um bom estado de conservação e higienização.
Other finding aid
DigitArq (base de dados de descrição arquivístiva).
Location of originals
Provas de parte da documentação no Jornal Público. (https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/86477/2/158802.pdf)
Alternative form available
Cópia digital da documentação no Jornal Público.
Related material
PT/CPF/MM
Publication notes
PORTUGAL. Centro Português de Fotografia. Para Além do Instante: Mário Marques. Porto: Centro Português de Fotografia, 2003
Notes
Nota à História: Informação prestada por Alexandra Domingos, responsável pelo departamento de fotografia do Jornal O Público, em 2018.
Creation date
30/06/2011 00:00:00
Last modification
23/04/2024 13:25:05
Record not reviewed.