Digital representation
Digital representation thumbnail

"Porto antigo - Convento da Avé Maria (S. Bento)"

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CBP/000277
Title type
Formal
Date range
1880 Date is uncertain to 1900 Date is uncertain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 14x9cm, fototipia
Biography or history
Alberto Eduardo Ferreira (1870?-1965?), mais conhecido por Alberto Ferreira, da Tabacaria Alberto Ferreira, localizada na Esquina da Rua de Entreparedes com a Praça da Batalha, no Porto foi um dos principais editores do Porto, tendo incluído nas suas séries BPI representativos de um elevado número de vilas e cidades, do norte e centro do país. Editou também alguns Bilhetes Postais temáticos. As séries conhecidas incluem no total mais de 500 títulos.

De acordo com informação do neto, Eduardo Ferreira, havia um dia da semana em que o avô se ausentava da tabacaria para ir fotografar.

O filho de Alberto Ferreira trabalhou com ele e quando a loja fechou, Alberto Ferreira reformou-se. O filho foi trabalhar para a empresa do sogro a Tipografia Peninsular, de Valentim Ribeiro Gonçalves Basto. Em 1928, com a morte do fundador da Tipografia, passa para as mãos da sua mulher, filha e genro, que irão imprimir um dinamismo e tornam este estabelecimento num espeço de referência.

A verdade é que a Peninsular continua a usar os negativos de vidro realizados por Alberto Ferreira e continua a editar postais sobre a cidade do Porto, o que ainda hoje acontece.
Acquisition information
Compra à Coimbra & Filhos, Lda em 2011
Scope and content
Postal nº 296 da Série geral. O Mosteiro de São Bento de Avé-Maria albergou freiras beneditinas. O edifício foi demolido no final do século XIX e no seu local foi construída a actual Estação Ferroviária de Porto-São Bento, no início do século XX.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Não reproduzível (Domínio público ocorre em 2036).
Physical location
Depósito Geral Estante 01 Prateleira 17
Language of the material
Português
Creation date
22/05/2012 11:11:32
Last modification
18/05/2023 16:48:36