Penitenciária de Lisboa em construção

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0083
Title type
Formal
Date range
1873 Date is certain to 1880 Date is uncertain
Dimension and support
1 conjunto de 3 cartões (36,4x64,7x0,01cm); com 3 documentos fotográficos em papel (albumina)
Biography or history
Francesco Rocchini nasceu em Monte Leone, Itália, por volta do ano de 1820. Veio para Portugal na década de 40 do século XIX (1844 ou 1847) e era marceneiro de profissão. Provavelmente aprendeu o processo do daguerreótipo com K. P. Corentin que em 1851 lhe ensina a técnica em Lisboa. Fotografou pelo país inteiro, aliando as actividades de marceneiro, fotógrafo, fabricante de máquinas, de acessórios para fotografia e de pequenos laboratórios para trabalhar ao ar livre. Inicialmente localizado na Travessa de Santa Gertrudes, à Estrela, estabeleceu-se depois com um estúdio de fotografia na Travessa da Água Flor, n.º 21, 2º a São Pedro de Alcântara, no decurso do ano de 1865. Foi fornecedor de imagens para revistas nacionais e estrangeiras, nomeadamente a Ilustração Portuguesa, o Panorama Photographico e O Ocidente, e para as Academias de Belas Artes. Foi também fotógrafo da Casa Real portuguesa. Publicou parte dos seus trabalhos em álbuns com albuminas de vistas e monumentos. Rocchini morreu em 1895 continuando o seu estúdio em funcionamento, o seu novo proprietário, J. Nunes Ribeiro, alterou o nome comercial da casa para Fotografia Beleza.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 03, Gaveta 09
Language of the material
Português
Notes
Nota ao suporte: em passepertout
Creation date
27/12/2012 09:43:31
Last modification
25/05/2023 09:30:20
Record not reviewed.