Família de Leopoldo Wagner

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/LW
Title type
Atribuído
Date range
1899 Date is uncertain to 1940 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 45 doc. fotográficos, 12x9, 14x9cm entre outros. Suporte: papel. Polaridade: positivos. Cor: p/b e coloridos à mão. Processo Fotográfico: albumina, gelatina e sais de prata, fototipia, halftone e outros fotomecâmicos.
Biography or history
Leopoldo Manillius Wagner nasceu c. de 1850 em Lisboa e faleceu c. 1926/1927. Primeiro filho de oito, de Ernesto Victor Wagner e de Leopoldina Carolina Neuparth. Fez o curso do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa. Após o serviço militar, cumprido em Viana do Castelo, torna-se contabilista da Real Companhia Vinícola do Norte de Portugal, tendo chegado a Diretor-Gerente.

Em 1882 fixa-se em Lisboa com um escritório de agências e comissões.

A 23 de Agosto de 1883 casa com Virgínia de Oliveira Basto. Virgínia compôs de peças para canto, piano, violoncelo, órgão e orquestra, peças estas que só perto dos setenta anos se resolveu a publicar.

Deste casamento nasceram três filhos, Olinda (1884-c.1954), Mário (1885-1935) e Vitor Manuel (1887-1955). Os dois primeiros filhos ainda nasceram na cidade do Porto. Todos os filhos de Leopoldo Wagner seguiram o sucesso do pai. Olinda casou com João António Ribeiro, um empreendedor que viveu em S. Tomé, o qual trabalhou e foi sócio da Casa Morais, e na Companhia Agrícola das Neves, de que foi diretor. Em Portugal fez parte da direção da Fábrica de Licores Âncora e mais tarde foi seu proprietário, com o seu filho. Mário foi um físico e cientista de renome, o qual pertenceu à Sociedade Química Portuguesa. Victor sempre trabalhou com o pai na fábrica.

Leopoldo Wagner e a sua família habitaram o prédio seiscentista conhecido por palácio "Bichinho de Conta", adquirido à família dos Condes de Alva.

Em 1840, Leopoldo Wagner compra ao Dr. Lima Myer a Fábrica Âncora, que tinha sede no Largo Marquês de Nisa, em Xabregas, prédio entretanto demolido, escritório de vendas na Rua do Alecrim, 34 e fábrica na Rua de S. Cyro, 23. A fábrica manteve-se em produção até à década de 80 do século XX.

Esta fábrica produziu alguns dos produtos que eram líderes nas suas categorias, nomeadamente o absinto. Fabricava ponche, rum, genebra, licor de pêssego, triplice, curação de hollanda, anis, licor de ouro, entre tantos outros. Os cartazes e os rótulos da Âncora eram de uma beleza incontornável. Houve sempre uma preocupação da elaboração e registo das marcas, dos modelos das garrafas, dos rótulos e publicidade da "Fábrica Âncora, destilação a vapor, xaropes espirituosos e licores"

A empresa já sob o designação de Leopoldo Wagner, (SUCRS.), Lda, proprietária da Fábrica Âncora, não resisitiu às novas regras da distribuição iniciadas nos anos 80 e fechou e foi vendida a um grupo indiano. Em 1990 foi convertida num antiquário, por João Trindade, quem manteve muitos do pormenores da fábrica, como as tabuletas e foi vendendo parte do espólios, onde se destacam os rótulos que faziam parte do recheio.

Sabe-se que o último Wagner da fábrica, António Augusto Wagner Ribeiro, filho de Olinda morreu em 1996, com 86 anos.

Das pesquisas realizadas, normente na Biblioteca Nacional, verifica-se que Leopoldo Wagner também fazia fotografia e editou vários álbuns relativos a locais de Portugal, sob os titulos "Recordação do real Santuário do Bom Jesus do Sameiro", "Souvenir da Figueira da Foz", "Souvenir da Ilha da Madeira", Souvenir de Lisboa".
Internal structure/genealogy
Leopoldo Manillius Wagner (Lisboa, c. 1850 - c.1926/27) foi o primeiro filho de oito, de Ernesto Victor Wagner e de Leopoldina Carolina Neuparth. Seu pai era originário da Saxónia, chegou a Portugal por volta de 1840. Ernesto Victor Wagner, filho de João Daniel Wagner e Henriqueta, era marceneiro e músico de grande qualidade. Em 1848, em sociedade com Carlos Augusto Habel, fundou em Portugal a primeira fábrica portuguesa de pianos. Era um notável trompetista, tendo sido professor daquele instrumento junto do rei D. Luís, o qual nutria por ele uma afeição muito especial e em 1849 nomeou-o Músico da Real Câmara. Ernesto Wagner foi, também professor no Conservatório Real de Lisboa, lecionando a cadeira de instrumentos metálicos. Na sua época foi o único reparador de instrumentos de corda que existiu em Portugal. Por volta de 1850 casou com Leopoldina Carolina Neuparth, irmã de Eduardo Neuparth e Margarida Boehmler.

Sua mulher, Virgínia de Oliveira Basto (1859, Porto - 1939, Lisboa) foi uma compositora portuguesa, filha de Manuel Oliveira Basto e Carlota Maria Figueiredo.

Leopoldo e Vírginia tiveram três filhos, Olinda (Porto,1884-Lisboa c.1954), Mário (Porto, 1885-1935) e Vitor Manuel (Lisboa,1887-1955).

Apenas Olinda teve descendência, António Augusto Wagner Ribeiro, nascido em 1916 e falecido em 1996. António Augusto Wagner Ribeiro deixou dois descendentes, Virgínia de Oliveira Alves, nascida em 1943 (filha de Maria Albertina de Oliveira Alves) e perfilhada pelo pai em 1950.

Em 1993, após a morte de sua mulher Maria Carlota, com quem não teve filhos, casa novamente e tem mais um filho, de que se desconhece o nome.
Custodial history
Desconhece-se o modo como a documentação chegou ao Antiquário Campo de Ourique. Percebe-se do teor das inscrições que muitas das fotografias e bilhetes postais que as de datas posterior a 1920 tinham como destinatário Vírginia Wagner.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Antiquário Campo de Ourique, em 1998.
Scope and content
A documentação apresenta fotografias de família Wagner, o pai Leopoldo e a mãe Virgínia, os filhos Olinda, Mário e Victor, o genro João Ribeiro e outros membros da família e amigos. Estas fotografias tanto são retratos tirados em viagem ou em casa, ou ainda fotografias sob a forma de bilhete-postal, como era muito hábito na época. Há ainda alguns cartões de visita ou cartões de boas-festas.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam o direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização da Diretor de Serviços. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo on-line.
Creation date
17/01/2013 12:06:52
Last modification
19/09/2022 11:14:28
Record not reviewed.