Estúdio Almeida

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/EA
Title type
Atribuído
Date range
1931 Date is certain to 1970 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 20.668 doc. fotográficos de 35mm, 3,5x4,5cm, 4,5x6cm, 6x6cm, 6x9cm, 7,5x10,5cm, 9x6,5cm, 9x12cm, 10x15cm, 12x17cm, 13x18cm, 18x12cm, 18x24cm, 23,5x17,5cm, 24x18cm, 40x32cm, entre outros. Suporte: vidro, película e papel. Polaridade: negativos e positivos. Cor: p/b e cor. Processo fotográfico: gelatina e sais de prata.
Biography or history
O Estúdio Almeida foi fundado por Mário da Cruz Almeida (Júnior) e pela sua mulher, Rosa Soares Pinho, no ano de 1931, em Ovar.

Mário da Cruz Almeida nasceu a 27 de maio de 1911 em Ovar, tendo adoptado até à morte do pai, nos anos 50, o uso de Júnior. Com cerca de 4 anos de idade foi dramaticamente confrontado com o divórcio dos pais, tendo então passado a viver com o pai, a madrasta, também sua tia, e o filho desta, nunca perdendo contudo o contato com a mãe, que entretanto foi viver para Castro Daire. Completou a Escola Primária Superior de Ovar, que na altura era o equivalente do liceu “via reduzida” contudo, não pode dar continuidade aos estudos no Porto, por falta de condições económicas, por isso por volta de 1926/27 teve de arranjar um trabalho. Chegou a ter um emprego como guarda-livros e foi nas aulas de pintura dadas pela sua madrinha que conheceu Rosa Soares de Pinho, que também frequentava as lições e com quem veio a casar depois, com apenas 19 anos. Será com o apoio material da sogra, Rosa Oliveira Soares, que lhes permite abrir o seu primeiro estúdio de fotografia na própria residência, na Rua Padre Ferrer, adaptada entretanto para o efeito. Mário conhecia a arte da fotografia desde a infância pela mão do pai, que o iniciou nas suas primeiras experiências fotográficas num local mais escuro da casa que servia de laboratório improvisado. Tal como ele referiu, numa conferência dada em 1980: “Em miúdo, assistia por curiosidade, às revelagens das chapas fotográficas que o meu pai operava, durante os seus passeios ou das cenas familiares. Impressionava-me, como é natural, aquele ambiente da câmara escura”.

Após o casamento, e depois de um mês de lua de mel/ recuperação da doença de Mário, em casa da mãe em Castro Daire, em março de 1931 começam os preparativos para dar início às obras do atelier fotográfico, as quais custaram 5.730$00 (escudos), de acordo com a informação constante da nota biográfica elaborada pelo genro António Luís Lima.

Além do apoio da família, Mário Almeida contou com o apoio da família Costa do Porto, proprietária da Foto Bazar, que permitiu abertura de uma conta-corrente para a compra de material e ainda a amizade com o dono da Foto Beleza do Porto que o ia ensinando e indicou empregados tecnicamente capazes.

Foi na primeira morada do estúdio, na Rua Padre Férrer, que nasceram os três filhos do casal. Maria em 1932, Mário em 1934 e Rui em 1936. No ano de 1939 o estúdio foi transferido para o centro de Ovar, na designada “casa dos Bonifácios”, na Rua dos Mártires da República, em frente ao café “Zélia”, funcionando ao mesmo tempo como habitação da família. Os empregados que viviam em outras terras eram ajudados com alojamento e refeições. De acordo com as indicações da filha Maria, todos ajudavam no trabalho do estúdio, a mãe era quem mais ajudava pois lavava manualmente as fotografias e esmaltava-as. Em julho de 1948 o estúdio volta a mudar-se, desta feita para umas instalações que ficavam por cima do café Zélia e, portanto, muito próximas das anteriores. A família separa a vida familiar da vida profissional e volta a residir na casa da Rua Padre Ferrer, entretanto remodelada.

O negócio ainda conheceria um quarto estúdio fundado em 1966 que, durante alguns anos e após a morte de Mário Almeida, foi gerido pelo filho mais novo, Rui Almeida e situava-se na rua Elias Garcia. De notar ainda que o Estúdio Almeida não se limitou às instalações de Ovar na medida em que no final dos anos 30 foi criada a sucursal em Vila da Feira e, nos anos 40, em São João da Madeira. Durante os meses de verão, era também habitual a família alugar uma casa no Furadouro onde fazia a receção de trabalhos para revelação. A filial da Vila da Feira era dirigida pelo Manuel Maria. A sucursal de São João da Madeira tinha como responsável, inicialmente, o fotógrafo Carlos da Silva Pádua, que se estabeleceu por conta própria alguns anos mais tarde, tendo sido substituído pelo fotógrafo Edmundo Carvalho, de Ovar, a quem, mais tarde, foi dada sociedade, passando o estabelecimento a designar-se "Estúdio Almeida de Almeida & Carvalho, Lda". Os negócios viriam mais tarde a ser vendidos aos empregados e sócios, por quem o autor nutria confiança e estima pessoal. Em termos profissionais Mário Almeida terá deixado de fotografar no final da década de sessenta, para se dedicar à Marimar, mas a filha Maria tem fotografias da filha mais velha, realizadas pelo pai em 1973.

Para Mário Almeida, a fotografia era um misto de arte e técnica. Usava as melhores máquinas, os melhores equipamentos de revelação e trabalhava positivos e negativos com cuidadosas técnicas de retoque. O seu trabalho fotográfico registou muita da paisagem, da vida e dos costumes de Ovar do seu tempo e foi reconhecido por muitos estudiosos da etnografia portuguesa.

O fotógrafo era ainda uma pessoa muito ativa e estimada na sua terra, não só devido ao seu carácter multifacetado, mas também pelo precioso contributo para a dinamização cultural de Ovar.

O seu interesse por várias formas de arte, designadamente o teatro, o cinema, ou a poesia, levou-o a realizar trabalhos de dramaturgo, músico e encenador, tendo sido cofundador do Orfeão e do Cineteatro de Ovar. O gosto pela música corria-lhe nas veias e terá sido incrementado pela mãe, que cantava muito bem e era filha de António Maria Valério de Sousa Brandão, regente da Banda Filarmónica Ovarense. Colaborou no livro de Maria Lamas "Mulheres do meu país" e as suas fotografias eram sistematicamente utilizadas nos livros sobre história da região, como o livro "Do mar e da terra: Palheiros e pescadores do Furadouro e Ovar, de Maria Manuela Arala Chaves e foi reporter-fotográfico do “Ideal Vareiro”. Fazia também filme, tendo vários filmes que retratam os costumes e tradições da sua terra, os quais forma entregues à Cinemateca. Chegou a realizar filmes, como o "O Moliço", em 1935/36, sobre a vida das pessoas da ria de Ovar que viviam da apanha dessas algas ou "A fábrica da Nestlé em Avanca", ou ainda em 1942 “Romarias de Portugal”. Para além dos negócios ligados à fotografia, fundou duas lojas de venda de electrodomésticos, em 1957 a “Prolar” e mais tarde a “Marimar, em sociedade com o filho Mário. Esta tomada de decisão prender-se-ia com o legado familiar, Rui ficaria com o legado da fotografia e Mário, que era técnico de electrónica ficaria com o legado da Prolar-Marimar, sendo que Maria tinha tirado uma licenciatura em Matemática (a primeira mulher de Ovar a licenciar-se em Matemática).

Mário da Cruz Almeida faleceu em 28 de Abril de 1984. O estúdio de Ovar continuou pelas mãos do filho Rui, e ainda existe, na rua Elias Garcia após Rui Almeida o ter vendido, tendo a sorte ditado que fosse também a um Mário. (2013).
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Custodial history
A documentação esteve sempre na posse da família, no edíficio onde funcionou o estúdio.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria Soares de Almeida Lima, filha de Mário de Almeida, em 2012.
Scope and content
Tendo o conjunto de documentos fotográficos resultado essencialmente de trabalhos de uma casa fotográfica convencional, há uma parte significativa do fundo constituída por retratos diversos, designadamente individuais, casamentos, batizados, comunhões, nas diferentes freguesias de Ovar, mas também reuniões sociais e retratos post-mortem, com as reconstituições do retratado “como vivo”.

Igualmente vasta é a fotografia de reportagem que, para além de um grande número de reportagens efetuadas em equipamentos industriais e comerciais da região de Ovar, inclui ainda imagens de passeios, eventos vários, excursões, confraternizações, bem como uma considerável representação do futebol regional, entre outros temas.

Em termos de fotografia industrial, o fundo contém um número elevado de imagens efetuadas em fábricas locais, sobretudo em Ovar e São João da Madeira, de grande projeção na indústria portuguesa da época (Oliva, Rabor, F. Ramada, Fábrica da Soja, Adico, S.M.O.L., Nestlé, Cooperativa Agrícola de Oliveira de Azeméis, Sicor, Grundig, EMO, Conservas “A Varina”, Empresa de Transportes de Lourosa, entre outras). Faz ainda parte do conjunto um número significativo de paisagens culturais, com particular incidência na envolvente geográfica, designadamente Estarreja, Furadouro ou Murtosa, mas também de outras regiões do país, com particular destaque para a vila de Tábua.

O património construído também se encontra documentado através de imagens efetuadas para reprodução em postais ou outra memorabilia, por vezes com comparação dos mesmos edifícios e espaços urbanos em épocas diferentes. De mencionar ainda a presença de fotografia de publicidade ao nível de arranjos fotográficos para catálogos, nomeadamente para artigos de exportação, como é o caso dos sapatos “Rodar”, “Lusitana”, ”Victoria” e “Columbia”, tapetes “Ferreira de Sá” em Silvade, “Pinto e Fontes” em Paramos e “Joaquim Alves Leite”, ou ainda os candeeiros “Cormach”.

O fundo compreende ainda 18 livros de recibos/faturas de encomendas dos clientes, 2 livros “Arte Photographica” (1º e 2º vol.), incorporados na Biblioteca do CPF, catálogos comercias com fotografias e material fotográfico diversificado (flashes, carregadores, tripés, entre outros). Em conjunto com esta documentação, deu entrada algum equipamento fotográfico que foi incorporado na Coleção de Câmaras e Equipamento Fotográfico do CPF.
Arrangement
A documentação fotográfica (em negativo e alguns positivos) encontram-se reunidos fisicamente em caixas e/ou envelopes. Não vinha acompanhada de qualquer listagem ou índice. Existem apenas 18 livros de recibos/faturas resultantes de parte das encomendas efetuadas à casa fotográfica – Estúdio Almeida, que poderão ajudar na identificação dos retratados e/ou datação das fotografias.

Assim, a classificação foi realizada tendo em conta a organicidade do conjunto, extraída do modo como a documentação foi entregue, sendo que os negativos estão acondicionados em caixas e/ou envelopes (unidade física de instalação que corresponde a um nível de unidade intelectual) sem qualquer numeração e/ou ordenação. Cada caixa e/ou envelope tem, em alguns casos inscrições que correspondem a uma encomenda/trabalho e/ou vários trabalhos/encomendas separadas por envelopes e/ou separadores dentro de cada caixa. Mantiveram-se as indicações do autor/pordutor, que foram colocadas nas inscrições e/ou na cota original. Estes dados poderão vir a ser usados para cruzar informação com a restante parte do arquivo que ainda está na posse da família e/ou para obter a indicação dos assuntos retratados.
Access restrictions
Documentação comunicável (aguarda tratamento)
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Recenseamento, em pdf, disponível no Centro Português de Fotografia, realizado em março de 2012, no âmbito de um estágio.
Related material
Ao conjunto foram retiradas as fotografias tipo passe, algumas chapas de vidro e negativos de película que se encontram na posse da família, nomeadamente algumas temáticas mais particulares, entre finais dos anos 50 e anos 70, e/ou fotografias que interessaram ao filho Rui Almeida. A Biblioteca Municipal de Ovar possui algumas reproduções de imagens do autor.
Publication notes
Notes
A presente ficha foi elaborada com parte da informação prestada por correio eletrónico, pela senhora Maria Soares de Almeida Lima, filha do fotógrafo.
Creation date
13/05/2013 09:54:19
Last modification
06/03/2024 18:43:20
Record not reviewed.