José Cayolla

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/CAY
Title type
Atribuído
Date range
1877 Date is uncertain to 1916 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 1 caixa de álbum e 139 doc. fotográficos, 6x10cm, 16x11cm, entre outros. Suporte: papel. Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: albumina, papel de revelação e gelatina e sal de prata)
Extents
0,05 Metros lineares
1 Caixas
Biography or history
José Augusto Cunha Moraes, nasceu numa aldeia dos arredores de Coimbra em 1855 e faleceu no Porto em 1933.



Filho de Abílio Simões da Cunha Moraes e Carolina Conceição Simões da Cunha Moraes, em 1863, vai com a família para Luanda, Angola, na sequência da pena de degredo por 15 anos para Angola a que o pai fora condenado pelo crime de falsificação de moeda.

Aí, em finais de 1967, o pai abre um estúdio profissional de fotografia, a "A. Moraes, Photographo - Loanda", na "casa encarnada ao fundo da Calçada Velha e Motamba, que cessou atividade em finais de 1870 ou inícios de 1871, ano em que faleceu a 28 de março. Após a morte deste a atividade do estabelecimento foi continuada pelo filho mais velho Augusto César e pelos irmãos. O estabelecimento mudará de nome para "Photographia Viúva Moraes e Filhos - Loanda" e posteriormente para "A.C.C.Moraes & Irmãos".



Regressa à metrópole, em 1871, mais precisamente ao Porto, acompanhado dos irmãos e com um tutor para continuarem os estudos.



Volta novamente a Luanda, em 1877, para tomar conta do estúdio fotográfico da família, coincidindo essa época com o período de ouro das expedições africanas e sendo Luanda um porto de partida e chegada dos exploradores de todas as nacionalidades.

É nesta altura que abrirá a sua própria casa, a "Photographia J.A. Cunha Moraes".



Já então filiado na Sociedade Portuguesa de Geografia, Cunha Moraes realiza uma viagem destinada a fotografar os principais aspectos etnográficos e paisagísticos e as mais importantes construções coloniais portuguesas. A maior parte da sua produção em África desenvolve-se entre 1877-1894, publicando fotografias na revista “O Occidente” e na “Arte Photographica”. Produziu colecções para enviar a várias Exposições Industriais.



Numa das suas muitas viagens conhece Albertina Mendonça, filha de um Juiz de Paz e comandante do porto de Moçamedes, com quem contrai matrimónio.



Em 1882 publica um álbum com fotografias da África Ocidental e entre 1885-1888, publica 4 volumes “Africa Occidental - Album Photográphico e Descriptivo” sob a responsabilidade de David Corazzi, com prefácio de Luciano Cordeiro e fototipias produzidas na casa Emílio Biel & Cª.

Colabora também com a revista "O Occidente", através do envio de fotografias que são depois usadas sob a forma de gravura.



Regressa definitivamente a Portugal em 1897 e instala-se no Porto, mais precisamente na Foz do Douro. Também nesta cidade está o seu irmão mais velho, Augusto César da Cunha Moraes, engenheiro, fundador e proprietário da Fábrica de Fitas e Fiação de Algodão - A. C. Cunha Moraes, em Crestuma.



Em 1898, com José Marques de Abreu, cria a revista "Ilustração Moderna".

Colabora na casa Emílio Biel & Cª desde 1900, como sócio de uma das suas secções de publicações e promove esta actividade que estava um pouco parada desde 1880, após a publicação de "Os Lusíadas" e do político Plutarcho Portuguez. Será um dos directores e um dos fotógrafos de “A Arte e a Natureza” e de álbuns de temática religiosa, além de postais ilustrados. Fez também fotografias do Douro e os postais editados pela casa Biel.

Após a falência desta, em resultado da Grande Guerra, nada se sabe da sua actividade.



Entre 1917 e 1927 viveu em Lisboa, por causa de uma críse cardíaca que fez com que os seus médicos lhe aconselhassem um clima mais ameno. Volta ao Porto, onde a 21 de abril de 1932 morre.



José Augusto da Cunha Moraes participa e é premiado em diversas exposições, desde 1877, na Exposição Hortícola Internacional Portuguesa, no Rio de Janeiro, na Exposição Hortícola do Porto, de 1882, na Exposição Universal de Antuérpia, em 1885, na Exposição Internacional de Fotografia do Porto, de 1886 e na Exposição Insular e Colonial Portuguesa. É de referir que na Exposição Internacional de Fotografia do Porto, de 1886, Cunha Moraes expõs, segundo Manuel Rodrigues, na revista "Occidente, "uma numerosa quantidade de vistas e typos de África, que têm servido para a sua interessante publicação "A África Occidental. Os trabalhos do Sr. Cunha Moraes, já pelo interesse que inspiram, já pela sua boa execução, tornam-se de incontestavel valor".
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Internal structure/genealogy
José Augusto Cunha Moraes era o terceiro filho de Abílio Simões da Cunha Moraes e Carolina Conceição Simões da Cunha Moraes.

Teve seis irmãos: Augusto César da Cunha Moraes (1850-1939), engenheiro e fundador da Fábrica de Fitas e Fiação de Algodão - A. C. Cunha Moraes, em Crestuma, Henriqueta da Conceição da Cunha Moraes (1860-?), Joaquim Júlio da Cunha Moraes, condutor de obras públicas nos caminhos de ferro, Maria da Conceição da Cunha Moraes (1865?-?) e Alfredo Adelino da Cunha Moraes.

José Augusto Cunha Moraes casou em 1885 com Albertina Teixeira Pinto Zuzarte de Mendonça (1870?-?), filha de José Júlio Zuzarte de Mendonça (1847-1911) e Maria Rosa de Oliveira Teixeira Pinto (1847-?), duas das famílias mais proeminentes de Moçamedes. O seu irmão Joaquim viria a casar-se com uma das seis irmãs de Albertina, Matilde Teixeira Pinto Zuzarte de Mendonça.

Tal como seu irmão Augusto, José não deixou descendência, tendo como herdeiros os seus sobrinhos Maria Rosa, Maria Carolina, Ângelo e Álvaro, filhos de seu irmão Joaquim Júlio, Raúl de Sousa Maia, filho de sua irmã Henriqueta e Carlos, Alberto e Mário Morais Afonso filhos de sua irmã Maria da Conceição.
Custodial history
Desconhece-se a forma como esta coleção chegou às mãos de José Cayolla.

Poderá pelas inscrições constantes das fotografias terem passado da mão de Ângelo Mendonça da Cunha Moraes, filho de Joaquim Júlio da Cunha Moraes, sobrinho e um dos herdeiros de José da Cunha Moraes, ou ainda diretamente pela via da mulher de José da Cunha Moraes, Albertina de Mendonça, que seria sua tia-avó.
Acquisition information
Esta coleção foi doada por José Cayolla (primo dos Cunha Moraes), em dezembro de 1997.
Scope and content
Estas provas representam diversas zonas de África e de Portugal e África. As de África, mostram locais da vivência de José da Cunha Moraes e da sua família, como Luanda e Mossamedes. As provas de Portugal são maioritáriamente do Norte: da cidade do Porto, de Crestuma, da serra e vila do Gerês, dos rios Ave, Sousa e Douro e ainda as provas que serviram de base ao catálago de 1909 da Fábrica de Fitas e Fiação de Algodão de seu irmão Augusto César Cunha Moraes. Estas retratsam não só a Quinta da da Estrela, como a fiação e tecelagem da fábrica. Há também, retratos de José Cunha Moraes, sua mulher Albertina, dos seus familiares e amigos.
Arrangement
Ordenada por ordem cronológica.
Access restrictions
Parte da documentação acessível em cópia digital, por se encontrar em domínio público, com algumas excepções que se encontram sujeitas ao direito de imagem, nos termos do disposto no artº 70º do Código Civi.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor e os direitos à imagem. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivístiva).
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem diversos doc. fotográficos de José Augusto da Cunha Morais na Colecção Nacional de Fotografia. PT-CPF-CNF, na Coleção Alcídia e Luís Viegas Belchior (PT/CPF/CALVB) e Coleção das Casas Fotográficas (PT/CPF/CCF).
Notes
Descrição elaborada com base na informação biográfica fornecida pela sobrinha-neta de José da Cunha Morais, D. Maria Odilia Maia;

Cunha Moraes: Viagens em Angola, 1877-1897; [Textos de] Nicolas Monti e António Pedro Vicente;

em http://dited.bn.pt/29544/578/754.pdf, de Guerra;

http://grandmonde.blogspot.pt/2006_11_01_archive.html;
Creation date
16/01/2014 14:51:36
Last modification
27/10/2017 09:54:38
Record not reviewed.