Digital representation
Digital representation thumbnail

César Augusto Moura Braz

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/CAMB
Title type
Formal
Date range
1901 Date is certain to 1949 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 182 documentos fotográficos de 4,5x10,5cm, 9x12cm e 13x18cm e 1 álbum com 223 documentos fotográficos de 8x8cm, 9x12cm, 10x15cm, 13x18cm, entre outros e 2 caricaturas; Suporte: vidro e papel. Polaridade: negativos e positivos estereoscópicos e positivos; Cor: p/b; Processo fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
0,45 Metros lineares
1 Álbuns
Biography or history
O Contra-almirante César Augusto de Oliveira Moura Braz nasceu em 1881 e faleceu a 11 de abril de 1954. Alistou-se como aspirante da marinha, em outubro de 1899, seguindo a carreira militar na marinha portuguesa. Fez a sua viagem de instrução, a Cádis, em agosto de 1900. Sabe-se que entre 1900 e 1902, embarcou nos navios “D. Fernando”, “Vasco da Gama”, “D. Carlos”, “Bérrio”, e “Pero de Alenquer e que em 1903, foi para Cabo Verde. A 30 de novembro de 1907 adquire o diploma de oficial-torpedeiro, no Curso Naval de Guerra.

Dois anos mais tarde, efetua o Plano Hidrográfico da Baía do Lobito, em Angola. No ano seguinte, no posto de tenente, César Moura Braz é nomeado capitão de porto de Luanda e entre 1 janeiro e 17 de julho de 1912 e de 9 de agosto de 1912 e 4 de fevereiro de 1913 exerce funções de Governador do distrito de Huíla, sendo na gíria local tratado por “Moura em brasa”. No decurso da sua atividade profissional o comandante César Moura Braz foi companheiro de Gago Coutinho nas missões geodésicas de África. Participa, também na Missão de Delimitação da Fronteira Luso-Belga, de 1914 a 1915, entre Angola e o Congo. Em 1916, passa para a Estação Naval da Guiné. Por Decreto de 18 de abril de 1918, o primeiro-tenente César Augusto Oliveira Moura Braz vai em comissão como adjunto da Missão Geográfica de Cabo Verde. A 2 de junho de 1919 assume o cargo de Diretor da Agrimesura da Província de Moçambique. Nesse entretempo é nomeado para outros serviços e comissões. Já, com a patente de Capitão-tenente, em agosto de 1923, foi-lhe entregue o comando do rebocador “Pebane”, da Marinha Colonial em Moçambique. A bordo do “Pebane” efetua, entre 1923 e 1925, uma missão oceanográfica na costa de Moçambique. Esteve como adjunto do Comissário do Governo para a missão de demarcação e fronteiras da Província de Moçambique com a União Moçambicana e da fronteira de Lourenço Marques. Entre novembro de 1926 e maio de 1927 comanda o contratorpedeiro “Guadiana”, e em 1929, novamente como diretor dos Serviços de Agrimensura de Moçambique, preconiza a publicação de instruções de trabalho como as “Instruções para a contrução e desenho de cartas e plantas topográficas” e as “Instruções para os Chefes de Brigada do Cadastro Geométrico”.

No ano de 1931, efetua uma missão hidrográfica em Angola a bordo do cruzador NRP “República” (NRP - Navio da República Portuguesa). Há ainda registo de em fins 1941 ter efetuado trabalhos de reconhecimento em Moçambique, desde Mopeia, na margem esquerda do Zambeze, até Quelimane, conjuntamente com o capitão-tenente Frederico Cruz e o capitão Pedro Zilhão,

Além da sua exemplar carreira militar, onde recebeu, em 1919, louvor por ter feito parte da guarnição do torpedeiro "Douro", nos constantes comboios para Inglaterra, França e outros países, Medalha de Ouro Comemorativa das campanhas do Exército Português e o Grau de Cavaleiro da Ordem Militar de Aviz, foi historiador, membro da Seção de História, vogal e vice-presidente da Seção de Estudos Militares da Sociedade de Geografia de Lisboa.

Publicou inúmeros artigos quer na “Revista Militar” quer no “Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa”, dos quais se destacam “Lourenço Marques, posição militar”, em julho de 1939, “A Marinha na colonização portuguesa”, em maio de 1942, “Zumbo: posição aero-militar”, em outubro de 1942, “A Marinha na defesa de Moçambique”, em maio de 1948, na Revista Militar e “A guerra anglo-boer”, em 1936, “Okuma-Ah-Kana Mosi-Oa-Tunia. — Um esboço da região Kalahariana e dos territórios do sul de Angola”, em 1944 e “Moçambique”, em 1950 no Boletim da Sociedade de Geografia de Lisboa. Em 1954 publica ainda nos Anais do Clube Militar Naval “O Encontro no Oceano Indico das Marinharias Oriental e Ocidental na Era dos Descobrimentos”. Escreveu também, diversas obras, de entre as quais “Instrucções meteorológicas para os postos climatológicos da província de Angola: elaboradas por Cesar Augusto de Oliveira Moura Braz”, publicada em Luanda pela Imprensa Nacional, em 1911; “Distrito da Huíla: Relatório do Governador Cesár Augusto de Oliveira Moura Braz: Ano de 1912”, publicada pela Imprensa da Universidade de Coimbra em 1918; “Colonie de Moçambique: Exposition coloniale internationale”, “Sol et climat: géographie physique: Colonie de Moçambique”, “Geograpgie Physique:Exposition Coloniale Internationale”, publicadas pela Imprensa Nacional, em 1931 por ocasião da Exposição Colonial Internacional de Paris; “Roteiro de Angola”, de 1935, pela Imprensa da Armada; “Fronteiras do território nacional no ultramar”, de 1943, pela Agência Geral das Colónias. Traduziu “Entre mar e terra” de Joseph Conrad, em 1944, organizou, prefaciou e posfaciou “A náutica dos descobrimentos: os descobrimentos marítimos vistos por um navegador: colectânea de artigos, conferências e trabalhos inéditos do Almirante Gago Coutinho “, publicada pela Agência do Ultramar, em 1951.

Morre repentinamente, aos 73 anos, vítima de uma crise cardíaca.
Functions, ocupations and activities
Militar de carreira na marinha, colonialista e historiador.
Internal structure/genealogy
César Augusto de Oliveira Moura Braz (1881-1954) é filho de José António de Moura Braz e Gertrudes de Jesus de Oliveira. Casou com Maria das Dores Leite Spencer, com quem teve quatro filhos, César Augusto (1909-1942), Maria Margarida (c.1915-), Maria da Graça (1919-) e Augusto Arnaldo (1922-).
Custodial history
Desconhece-se como a documentação foi adquirida pelo Leiloeiro Nuno Gonçalves, contudo na ficha do leilão o lote era anunciado como “Arquivo fotográfico do Comandante Moura Braz relativo às suas estadas por terras africanas”.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra no leilão de Nuno Gonçalves, Leiloeiro, em 2008.
Scope and content
Os documentos fotográficos deste fundo ilustram o trabalho executado pelo comandante Moura Braz, maioritariamente, durante a sua estadia por terras africanas, desde 1905 a 1933.

Os positivos em papel que se encontram no álbum retratam desde a Campanha do Churo, de 1905, na Guiné, passando pelo seu comando na Estação Naval de Angola, em 1909, pela campanha de 1914-15 na delimitação da fronteira luso-belga em Angola, pela Missão Oceanográfica do “Pebane”, a entre 1923 e 1925, na costa de Moçambique, a missão de demarcação e fronteiras da Província de Moçambique com a União Moçambicana e da fronteira de Lourenço Marques, com Vieira da Rocha , o Engº Trigo de Morais, e a passagem por Johannesburgo e Pretória em 1925, e ainda, uma visita ao porto de Viana do Castelo, em 1933.

Os clichés de vidro (negativos e positivos) evidenciam a Missão de Delimitação da Fronteira Sueste de Angola, em 1914/15, retratando os trabalhos geodésicos, os postos de observação e a construção de marcos de fronteira, os nativos, o pessoal da missão portuguesa, os colegas oficiais António Afonso Carvalho, João António Correia Pereira, Augusto Casimiro dos Santos, Henrique Bebiano Baeta Neves e o pessoal da missão belga, o capitão Donner e o engenheiro Widart. Mostra também as paisagens locais desde Muchico, a Casere, a Dilolo e Luacanos.
Documental tradition
Fotografias
Arrangement
Os documentos encontram-se reunidos fisicamente num álbum e em caixas, descritos a nível de conteúdo e ordenados cronologicamente (salvo pontuais exceções foi sempre mantida a ordem original de produção, uma vez que os clichés de vidro estavam numerados).
Access restrictions
Parte acessível em cópia digital e parte não acessível, porém poderá tornar-se acessível sob pedido ao CPF e de acordo com as exceções previstas no nº 2 do artº 79 do Código Civil vigente.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, a qual está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Alternative form available
Existe a possibilidade de haver imagens deste fundo, no Arquivo Científico Tropical do Instituto de Investigação Cientifica Tropical (IICT)/ Arquivo Histórico Ultramarino, no seguinte endereço, disponível on-line: http://actd.iict.pt/collection/actd:AHUC150.
Related material
Existem livros e outra documentação nos diversos serviços Instituto Hidrográfico da Marinha e no Arquivo Histórico da Marinha.
Notes
Fontes utilizadas para história biográfica: Dados fornecidos pelo Instituto Hidrográfico, Arquivo Histórico do Ministério da Defesa Nacional da Marinha, Arquivo Científico Tropical do Instituto de Investigação Cientifica Tropical (IICT)/ Arquivo Histórico Ultramarino, Diário da República de 21 de julho de 1925 e bibliografia produzida pelo autor.
Creation date
10/03/2014 15:07:55
Last modification
07/01/2020 14:53:02
Record not reviewed.