António Gouveia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/AG
Title type
Atribuído
Date range
1959 Date is uncertain to 1973-06-09 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 3 filmes e 5147 fotografias de 36mm, 3x3cm, 6x6cm, 10x15, 18x25cm, 23x19cm, 30x24cm, 30x40cm, 51x36cm e 51x40cm entre outros; Suporte: película de acetato e poliéster e papel .Polaridade: positivos e negativos; Cor: p/b e a cores; Polaridade: positivos e negativos; Cor: p/b e a cores; Processo fotográfico: gelatina e sal de prata e diapositivo cromógenea.
Extents
0,58 Metros lineares
Biography or history
António José Mendes Gouveia nasceu em 9 de março de 1935, em Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo. Filho de Laura Pires e João Mendes Gouveia.

Após terminar o ensino primário foi para Lisboa trabalhar na leitaria de um amigo de família que aí tinha negócio, mas por motivos de saúde depressa regressou à sua aldeia. Mais tarde, acompanhado de sua mãe voltou a Lisboa, onde esta foi servir como empregada numa casa de família e António Gouveia foi tirar o curso de enfermagem. Terminado o curso foi trabalhar para os Hospitais Civis. Tirou, também o curso de técnico de raio-x. Trabalhou no Hospital do Ultramar, atual Hospital Egas Moniz.

Com a doença e morte da mãe passou a viver, sozinho, numa pensão na rua Vitor Cordon, num quarto virado para o Tejo. Aí se manteve durante cerca de vinte anos. Algum tempo mais tarde, por volta de 1959, tornou-se funcionário da Agência Geral do Ultramar (criada pelo Diploma Legislativo Colonial nº 43 de 30 de Setembro de 1924), no Ministério do Ultramar, o que lhe permitiu viajar até às várias colónias ultramarinas.

No âmbito da nova profissão, de fotógrafo na Agência do Ultramar, viveu, entre 1968 e 1970, em S. Tomé e Príncipe. Durante esse período além de fotografar fez um documentário sobre a ilha, cuja apresentação pública culminou com a visita do Presidente da República Américo Tomás a S. Tomé.

Era seu superior hierárquico o arquiteto Luís Possolo, responsável pelo Gabinete de Urbanização Colonial, do Ministério do Ultramar.

Regressado a Lisboa decidiu viver mais perto da sua sobrinha Maria Ilídia Lima.

Viaja muito quer em trabalho quer em lazer e nas suas viagens, havia um objecto que sempre o acompanhava – a máquina fotográfica – sendo a fotografia um dos seus principais hobbies.

Em 1972, realizou uma exposição, no Palácio da Foz, intitulada “Presença de Portugal no Norte de África”, fruto das inúmeras fotografias captadas pela sua máquina durante a estadia em Marrocos.

Viria a falecer subitamente, em Lisboa, a 9 de Junho de 1973, vítima de enfarte, durante uma viagem de autocarro, a caminho do trabalho. Tinha apenas 38 anos.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Internal structure/genealogy
António José Mendes Gouveia nasceu em 9 de março de 1935, em Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo. Filho de Laura Pires e João Mendes Gouveia, nunca chegou a contrair matrimónio. Tinha três irmãos, Silvina, Alice e Fernando.
Custodial history
Estes documentos fotográficos encontravam-se numa casa, em Lisboa, onde morou António Gouveia; até que a sua sobrinha, Maria Ilídia Lima, decidiu doar o fundo ao Centro Português de Fotografia, para tratamento técnico e conservação de todo o espólio.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Maria Ilídia Lima (sobrinha de António Gouveia), em 2012.
Scope and content
Este fundo de âmbito pessoal, tem imagens recolhidas pelo autor no seu dia a dia, nas férias e ainda nas deslocações feitas enquanto fotógrafo da Agência do Ultramar.

Engloba imagens de diversas temáticas, com principal incidência nas viagens de António Gouveia a África, nomeadamente São Tomé e Príncipe, Angola, Cabo Verde e Marrocos.

Destacam-se imagens de vários monumentos históricos, da fauna e flora da região (árvores de frutos, frutos, flores, paisagens de rios, de praias, de quedas de água, etc.), de várias casas, ruas, avenidas, de pessoas, grupos, de festas e procissões, de tradições, usos e costumes.

Inclui também imagens de várias cidades e vilas portuguesas (Lisboa, Almada, Évora, Elvas, Porto, Fátima, Portalegre, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, entre outras), onde se salientam alguns dos mais importantes monumentos do país: o Mosteiro dos Jerónimos, o Mosteiro da Batalha, o Padrão dos Descobrimentos, o Cristo Rei, Templo de Diana, Santuário de Nossa Senhora de Fátima, etc.

Há também fotografias de parques de campismo da Orbitur para quem este terá realizado trabalhos de fotografia.

A nível pessoal/familiar, contém fotos de casamentos, de baptizados, de homenagens e outras celebrações; também inclui retratos de rosto, de pessoas e de grupos, fotos de família, de actividades lúdicas e de lazer na praia.
Arrangement
Documentação ainda não tratada/classificada/organizada.
Access restrictions
Documentação ainda não tratada/classificada/organizada, contudo poderá ser acessível em cópia digital, a pedido.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário disponível, em pdf, no Centro Português de Fotografia.
Related material
Existe a possibilidade de haver imagens deste fundo, no seguinte endereço, disponível on-line: http://actd.iict.pt/collection/actd:AHUAGU
Notes
Fontes utilizadas para história biográfica: Informação prestada pelos sobrinhos Maria Ilídia Pego Lima (doadora) e Henrique Pego.
Creation date
30/06/2015 12:50:51
Last modification
29/03/2022 11:48:40
Record not reviewed.