João Teixeira de Vasconcelos

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JTV
Title type
Atribuído
Date range
1903 Date is uncertain to 1926 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 59 doc. fotográficos de 300 dpi's,TIFF. Suporte: Digital; Cor: p/b; Processo fotográfico: ficheiro fotográfico digital (master)
Extents
3281 Megabyte
Biography or history
João Teixeira de Vasconcelos era o sexto filho de João Pereira Teixeira de Vasconcelos e Carlota Guedes Monteiro de Carvalho. Nasceu na Quinta de Pascoaes em Gatão, Amarante, em 1882 e faleceu em fevereiro de 1965, na sua casa, no centro de Amarante.

A sua família era nobre e abastada. O seu pai foi juiz, deputado, par do Reino, presidente da Câmara Municipal de Amarante, governador civil de Viseu e do Porto. A infância foi passada no solar de Pascoaes e concluídos os estudos liceais ingressou no curso de Direito na Universidade de Coimbra. Aí, por não concordar com as praxes estudantis abriu com uma moca a cabeça a onze estudantes, tendo ido parar à cadeia. O governador da cidade, que era seu avô, castigou-o enviando-o para África, para que “refrescasse as ideias”. Assim, embarca para Angola, para trabalhar numa plantação de borracha de uma companhia inglesa.

Segundo os relatos do seu livro “África Vivida”, em 1908 estava em Quelimane, Moçambique, como terceiro aspirante" da Alfândega.

Com 20 anos passa umas férias na Beira em casa do seu amigo José de Magalhães, chefe das terras de Vilanculos, que organizava caçadas. Outros europeus, Sousa Pereira, Abrantes e Friedland, residentes em Inhambane eram também atraídos a estas terras pela abundância da caça grossa. É das incursões com José de Magalhães que começa o sonho de caçar elefantes.

Em finais de 1912 administrava a fazenda “Colónia Agrícola S. João”, situada em Cazengo, Angola.

Foi chefe do posto de Quibocolo, no Congo português, em 1913 e em 1914 por indicação do Governador, Dr. Jaime Morais, foi encarregue de montar junto à fronteira do Congo Belga, o posto de Sacandica, que ficava “junto ao rio Cuílo, uma região de morros, (…) onde predominam as grandes florestas”. Depois de se dedicar à construção de casas no posto deu início à concretização do sonho de caçar elefantes. Acolhe Giatiça, um nativo negro, como seu “pisteiro” (guia das caçadas).

Por esta altura encontra o seu amigo e colega de escola Augusto Casimiro que viria a escrever o prefácio das “Memórias de um caçador de elefantes”.

Em outubro de 1914 o Governador do distrito do Congo dá-lhe ordem de explorar a navegabilidade do rio Cuílo. O objetivo principal de João Teixeira de Vasconcelos foi conhecer "a profundidade do rio, suas cataratas e o volume máximo e mínimo da água, variável conforme as estações do ano". Acompanhado de 3 nativos, de entre os quais Giatiça, e doze carregadores que os seguiam pela margem, percorreu o rio desde a foz do Buenga, passando à foz do Lunga, nas planícies do Suá-Ipôpo, até à confluência do rio Cuílo com o rio Cuango.

A notícia da morte do pai, em 1922, fá-lo regressar a Portugal. Neste período, apaixona-se por Maria do Carmo Pereira Sotto-Mayor Lencastre e casa em 1923.

Logo de seguida volta às suas funções ao Congo de onde regressa definitivamente a Portugal, em 1926.

Em Amarante, arranja emprego nas minas da Campeã, no alto do Marão e ocupa o resto do tempo a educar os filhos, a restaurar a sua casa, a cuidar das propriedades e a escrever as memórias de África.

Em 1924, as Edições Maranaus publicam a primeira edição das aventuras da sua estadia por terras de África, sob o título “Memórias de um caçador de elefantes”, prefaciada por Raúl Brandão, amigo da família. A segunda edição, de 1927, foi acrescida dos capítulos "África Vivida".

A revista "O Mundo Português", em 1934, edita alguns dos capítulos destes livros.

Em 1957, sai uma terceira edição que condensa os dois livros: "África vivida: Memórias de um caçador de elefantes".

Estas publicações são acompanhadas de fotografias do autor. No capítulo "Curiosidades de África" refere as dificuldades que teve nesta tarefa: "Para conseguir uma pequena coleção inutilizei grande quantidade de chapas, por minha culpa, do tempo e, mais ainda, do material que chega às mãos do operador velho de mais, penetrado daquela humidade que atinge mesmo aos nossos próprios ossos. (...) A câmara de trabalho fotográfico era a minha tenda. Não funcionava em noites de luar ou de chuvas pesadas. Principalmente as chuvas e o vento punham em perigo a barraca. O luar velava-me os clichés".
Geographic name
Amarante
Functions, ocupations and activities
Administrador de fazenda, caçador de elefantes, escritor e agricultor
Internal structure/genealogy
Joaquim Teixeira de Vasconcelos nasceu em 1882 e faleceu em fevereiro de 1965. Era o sexto filho de João Pereira Teixeira de Vasconcelos (1847-1922) e Carlota Guedes Monteiro de Carvalho (?-1952).

Teve seis irmãos: António (1876-1878), Joaquim (1877-1952), o conhecido poeta que adotou o nome de Teixeira de Pascoaes, Miquelina Rosa (?-1977), outro António (1880-1903) que se suicidou em Coimbra, Maria da Glória (1881-1980) e o mais novo Álvaro (1884-1964).

A 1 de agosto de 1923 casa com Maria do Carmo Pereira Sotto-Mayor Lencastre e Menezes (1891-?), de quem terá quatro filhos: Maria Luísa (1924-), António (1925), João (1925) e António (?).
Acquisition information
Documentação adquirida por doação, em formato digital, de Luís Manuel Vasconcelos da Costa Almeida, neto do autor, em 2014.
Scope and content
As fotografias foram realizadas, essencialmente, no âmbito das vivências de João Teixeira de Vasconcelos em África.

Retratam aspetos do quotidiano das populações nativas de África, como os batuques, e as atividades desenvolvidas pelo autor, nomeadamente as caçadas.

Há uma fotografia da família de c. de 1903.

Há ainda fotografias captadas em Amarante e na casa de família em Pascoaes.
Arrangement
Ordenado cronologicamente.
Access restrictions
Documentação acessível ao público em formato digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário e Digitarq (base de dados de descrição arquivístiva).
Creation date
28/06/2016 11:31:28
Last modification
07/07/2016 16:49:56
Record not reviewed.