Pedro Spratley Pinto da Silva

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/PS
Title type
Atribuído
Date range
1919 Date is certain to 1956 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 2.521 documentos fotográficos. Suporte: película de acetato, papel e vidro.
Extents
0,12 Metros lineares
Biography or history
Pedro Spratley Pinto da Silva nasceu a 18 de Julho de 1905, em Nevogilde, Porto.

Era o mais velho de cinco irmãos e tal como os seus irmãos terá estudado no Colégio de Ermesinde (Formiga). Não possuía formação universitária, mas era uma pessoa culta e instruída, com habilidade para falar o inglês e o francês fluentemente.

Em 1928, contraiu matrimónio com Emma Ventura dos Santos Reis Pinto da Silva (1907-1997), união da qual não teve nenhum filho; no entanto, ele e a esposa, foram padrinhos de várias crianças. Emma tinha também 4 irmãos. Viviam no Passeio Alegre, na Foz do Douro, mas frequentemente aos fins-de-semana recolhiam-se na freguesia de Silvares, em Guimarães, onde possuíam uma habitação rural.

Do ponto de vista profissional, tornou-se comerciante, seguindo as pisadas do seu pai, de quem herdou a gestão da empresa da família. Devido à sua actividade, era frequente participar em feiras e exposições de máquinas têxteis em diferentes países europeus, tais como: França, Alemanha, Inglaterra, entre outros; viajou também para fora da Europa: Brasil e Estados Unidos. Percorreu Portugal e Espanha, em viagens de automóvel, registando sempre os melhores momentos através da fotografia.

Além da fotografia, tinha como outros hobbies, coleccionar moedas, selos e postais; também possuía uma vasta biblioteca constituída por muitos livros relacionados com arte portuguesa.

Faleceu a 14 de Fevereiro de 1990, na Foz do Douro, e está sepultado no cemitério de Leça da Palmeira.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Comerciante
Internal structure/genealogy
Pedro Spratley Pinto da Silva era filho de Augusto Spratley Pinto da Silva, nascido em Matosinhos (1881-1967) e de Adelina Augusta Gonçalves de Freitas Spratley Pinto da Silva, nascida em Vizela (1878-1948). Os avós paternos de Pedro eram de Filinto Elísio Pinto da Silva, banqueiro e comerciante, e Sophia Jonhston Spratley, a primeira Spratley nascida em Portugal.

Pedro tinha 4 irmãos: Augusto Júnior, Jorge, Isabel e Adelina. Em 1928, casou com Emma Ventura dos Santos Reis (1907 - 1997), filha de Manoel Ventura dos Santos Reis e Ema Herminia da Reis (nascida Costa Lages). Ema tinha também 4 irmãos.
Custodial history
Estes documentos fotográficos pertencem a Ana Maria North Pinto da Silva Fleming de Oliveira, sobrinha de Pedro Spratley, que os recebeu de seu tio, e que em 2013 decidiu doar o fundo ao Centro Português de Fotografia, para o correcto tratamento técnico e conservação de todo o espólio.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Ana Maria North Pinto da Silva Fleming de Oliveira (sobrinha de Pedro Spratley) e seu marido (Mário Fleming), em 2013 e 2016, conforme protocolo assinado em 2016.
Scope and content
Este fundo engloba imagens de diversas temáticas, com principal foco do autor em imagens das diversas cidades e regiões que conheceu pela Europa: Amboise, Angoulême, Chartrier, Chaumont, Paris, Reims, Tours (França), Galiza, Catalunha, Corunha, S. Sebastian, Vigo, Barcelona, Salamanca (Espanha), Dusseldorf, Trier (Alemanha), Chester, Liverpool, Londres, New Brighton, Oxford (Inglaterra). Destacam-se imagens de vários monumentos históricos, representativos de diferentes estilos arquitectónicos, mas com relevante interesse histórico – Catedrais, Castelos, Igrejas, Palácios, Mosteiros.

Inclui também imagens de várias cidades e vilas portuguesas (Amarante, Arcos de Valdevez, Barroselas, Barcelos, Braga, Caminha, Caldelas, Coimbra, Évora, Espinho, Guimarães, Leiria, Lisboa, Matosinhos, Penacova, Portalegre, Régua, Sintra, Vila do Conde, Vila Real, Vizela, Viseu, entre outras), onde se salientam as fotografias de igrejas, mosteiros e outros monumentos relevantes no património nacional, bem como fotografias com paisagens do campo, da cidade, de espaços e ruas diversas.

A nível pessoal/familiar, contém fotos de alguns momentos de lazer, passados em família ou com grupo de amigos. Inclui fotos de crianças, de casais, de grupos grandes de pessoas, no campo e na cidade, de diversas habitações, antigas e modernas. Também engloba fotos da Natureza, com belas panorâmicas de diferentes cidades, rios, mares, pequenos riachos, árvores e barragens (Barragem do Ermal, por exemplo).

Há, ainda um conjunto de fotografias (negativos de vidro e película) de Eduardo Sampaio da Silveira, seu tio. Eduardo Sampaio da Silveira (?-1934) era médico, pela Escola Médico-Cirurgica do Porto, e foi casado com a sua tia paterna Maria Sofia, não tendo tido filhos.

Existe, também, um envelope com negativos, da autoria de Jacinto de Matos (1864 - 1948) endereçado a Augusto Spratley da Silva.
Documental tradition
Original
Arrangement
Classificação dos documentos por séries seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordem e classificação que o produtor estabeleceu: envelopes/unidades de instalação organizados por ordem numérica sequencial e cronológica.
Access restrictions
Documentação acessível ao público, face ao protocolo assinado em 2016, com os herdeiros do autor/produtor, sendo que alguns documentos encontram-se sujeitos a algumas restrições tendo em conta às normas que regulam os direitos de imagem. (A documentação aguarda digitalização).
Conditions governing use
Parte reproduzível, porque a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor, bem como a autorização dos herdeiros, caso retratem pessoas. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.

(aguarda digitalização).
Language of the material
Português
Other finding aid
Classificação disponível, em pdf, no Centro Português de Fotografia.
Notes
Fontes utilizadas para história biográfica:

Informações prestadas pelo marido da sobrinha de Pedro Spratley, Sr. Mário Augusto Henriques Fleming de Oliveira; árvores genealógicas do MyHeritage, Geni e Genea e outros dados monográficos.
Creation date
25/08/2016 12:48:22
Last modification
28/06/2023 16:16:06
Record not reviewed.