Homero da Paz dos Reis

Description level
Subfonds Subfonds
Reference code
PT/CPF/APR-HOM
Title type
Atribuído
Date range
1913 Date is uncertain to 1915 Date is uncertain
Dimension and support
51 doc. fotográficos de 9x12cm, 6x13cm e 9,5x6cm; Suporte: vidro e película; Polaridade: negativos; Cor: p/b; Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Biography or history
Homero Áureo da Paz dos Reis nasce a 16 de novembro de 1887 e faleceu em 1919, em França. Sabe-se que frequentou a Academia Politécnica do Porto, no ano lectivo de 1905/06, tendo passado com distinção à cadeira de Quimica mineral.

Segundo os registos da folha de matrícula do Arquivo Histórico Militar, a 6 de agosto de 1905, Homero Paz dos Reis assentou praça como voluntário no Regimento de Artilharia nº 5. Foi promovido a alferes a 1 de novembro de 1912, enquanto estava no Batalhão de Sapadores de Guimarães. Foi 1º sargento-cadete do Corpo da Escola de Guimarães onde, em 1911, terminou o curso de engenharia militar da Escola do Exército. Foi professor na Escola de Sargentos.

Passou ainda pela Companhia de Sapadores dos Caminhos de Ferro. A 4 de dezembro de 1914 passou para o Estado Maior de Engenharia e foi nomeado Ajudante de Campo do Ministro da Guerra. A 5 de maio embarcou para França integrando o C.E.P. (Corpo Expedicionário Português), onde passou a Capitão em 2 de fevereiro de 1918. Pela Ordem nº 45, datada de 21 de fevereiro de 1919, foi "abatido ao efetivo do C.E.P." para seguir para Portugal, por fazer parte das forças em operações, contudo nesse mesmo dia deu entrada no Hospital do Batalhão 1, onde faleceu, de purpura infeciosa, a 27 de fevereiro. Foi sepultado em França no Cemitério de Richebourg l' Avoué, talhão D, fila 21, Cova 17.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Militar
Internal structure/genealogy
Homero Áureo da Paz dos Reis é filho de Aurélio da Paz dos Reis e Palmira de Souza Guimarães.
Acquisition information
Documentação depositada por Hugo da Paz dos Reis (sobrinho do fotógrafo), em Setembro de 1997, no Centro Português de Fotografia, no Porto, com a condição de em caso de dissolução ou transferência deste arquivo, o espólio ser entregue nas mesmas condições à Câmara Municipal do Porto.

Em 2016, Hugo Paz dos Reis, faz doação do espólio ao CPF.
Scope and content
Este sub-fundo retrata os acontecimentos da vida militar do produtor.
Arrangement
Classificado como sub-fundo.

Foi mantida a numeração atribuída aquando da inventariação (em 1997/98) e digitalização (2007/2008) de todo o arquivo entregue no CPF, que ocorreram previamente à fase de classificação (em 2017/18). Só neste momento foi possível verificar que estas caixas/negativos eram da autoria de Homero Paz dos Reis, atenta a inscrição numa das caixas originais e os acontecimentos/temáticas retratados.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Creation date
07/09/2016 15:12:57
Last modification
18/05/2018 16:53:49
Record not reviewed.