[Família Botelho]

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/BTL
Title type
Atribuído
Date range
1908 Date is uncertain to 1937 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 379 fotografias em que 233 são negativos em vidro (9x12cm, 6.5x9cm, 8x16cm, 13x18cm), 11 negativos em pelicula (6x9cm), 1 álbum (36x7x4cm) com 48 provas (9x12cm) e 87 provas em papel vários tamanhos.
Biography or history
O autor deste fundo fotográfico é Manuel Caetano da Costa Botelho que era natural de Formilo (Granja Nova), Tarouca. Viveu em África, onde conheceu Águeda Beatriz Gonçalves Nunes D’Oliveira [Botelho], com quem aí casou. Desta união nasceram duas filhas, Délia Maria D’Oliveira Botelho e Odette Águeda D’Oliveira Botelho, sendo que a Délia ainda nasceu em Mossâmedes, em 1913.

Manuel Botelho era empresário em várias áreas e, pensa-se que talvez tivesse uma atividade comercial pois fez uma grande fortuna em África.

Quando veio para Portugal, Manuel Caetano da Costa Botelho e a família viveram no Porto, inicialmente na rua de Santa Catarina, no número 130 e posteriormente (1939) na rua da Constituição, nº 1014. Contudo, a sua atividade profissional estava, essencialmente, localizada em São João da Madeira, onde era associado de fábricas ligadas à produção de borracha e brinquedos, e a da fábrica de Empresa Industrial de Chapelaria, Lda., que também veio a fabricar as conhecidas sapatilhas Sanjo e brinquedos. Tinha vários prédios com lojas, sendo um deles para os brinquedos, na Bernard, na rua Garrett, no Porto.

Para além disto, tinha, no Largo São Domingos uma Sociedade de Ferragens chamada Botelho & Botelho, e foi também Mesário na Ordem da Lapa.
Geographic name
Tarouca, Formilo (Granja Nova)
Functions, ocupations and activities
Industrial
Internal structure/genealogy
Manuel Caetano da Costa Botelho (c.1887-1963), filho de António da Costa Botelho e Ana Amélia Botelho, casou com Águeda Beatriz Gonçalves Nunes D’Oliveira [Botelho] (?-1985), filha de M. Nunes D' Oliveira e Eugénia Maria Gonçalves.

Deste casamento, nasceram duas filhas Délia Maria D’Oliveira Botelho (1914-1993) e Odette Águeda D’Oliveira Botelho (1917-1994). A Délia Maria D’Oliveira Botelho foi casada com João Rodrigues Barbosa Júnior e teve quatro filhos. A sua irmã Odette Águeda D’Oliveira Botelho casou-se com Joaquim Ferreira da Silva Janeira, de quem teve um filho.
Custodial history
A presente documentação fotográfica permaneceu na família Botelho, até ao momento em que um descendente, Jaime Manuel Botelho Janeira, transmitiu este acervo ao seu amigo Arquiteto João Lima de Athayde e Melo.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de João Lima de Athayde e Melo, em 2016.
Scope and content
Este fundo fotográfico retrata a vida do casal Manuel Caetano da Costa Botelho e Águeda Beatriz Gonçalves Nunes D’Oliveira Botelho, essencialmente, em contexto familiar, pode ser dividido em duas partes: Moçamedes (Angola-África) e Portugal.

Da cidade de Moçamedes, no início do séc. XX, mostra o seu desenvolvimento através da construção de vias de comunicação e de transportes e de Portugal podemos conhecer fundamentalmente a vida do casal em contexto familiar.

Há, ainda, um álbum "Brigada de Estudos do Caminho-de-Ferro de Mossamedes", que pertencia a M. Nunes D’Oliveira, pai de Águeda Beatriz Gonçalves Nunes D’Oliveira Botelho. Este apresenta as rotinas diárias em acampamentos, bem como as paisagens que a linha-férrea em construção ia atravessando, os trabalhadores no terreno, as medições topográficas, as "salas de desenho" ao ar livre.
Documental typology
Fotografia
Arrangement
Aguarda tratamento.
Access restrictions
Documentação não acessível ao público. Aguarda tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário, em folha de cálculo, disponível no Centro Português de Fotografia.
Related material
Existe um álbum fotográfico intitulado “Brigada de Estudos do Caminho de Ferro de Mossamedes” com o código de referência PT/CPF/CNF-CALVB/0035.
Notes
Fontes utilizadas para a história administrativa e biográfica:

Informação fornecida por familiares de Manuel Botelho;

GONÇALVES, Mauro; GONÇALVES, Mauro - Sanjo: alguém acordou os ténis portugueses [Em linha] [Consult. 19 mar. 2018]. Disponível em WWW:;

Namibe já foi Mossamedes no antigamente... - , [s.d.]. [Consult. 19 mar. 2018]. Disponível em WWW:.
Creation date
27/12/2017 14:25:25
Last modification
04/08/2021 14:06:36
Record not reviewed.