Digital representation
Digital representation thumbnail

Setúbal [: Base do cruzeiro do Largo de Jesus]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0085/000022
Title type
Formal
Date range
1964-12 Date is certain to 1964-12 Date is certain
Dimension and support
Negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sal de prata
Biography or history
O Cruzeiro do Largo de Jesus, em Setúbal está classificado como MN - Monumento Nacional, pelo

Decreto de 16-06-1910, DG, n.º 136, de 23-06-1910, e abrangido pela ZP da Igreja do antigo Mosteiro de Jesus e claustro, incluindo a primitiva Casa do Capítulo. "D. Jorge mandou erguer um cruzeiro em mármore vermelho da Arrábida, originalmente situado em frente da cabeceira da igreja, e transferido em 1892 para uma situação central; é constituído por uma base de quatro ordens de degraus circulares sobre um soco oitavado, cada degrau sendo formado por lóbulos recortados dispostos radialmente, como pétalas de flores, num total de quarenta, sobre os quais se levanta uma coluna com base e capitel oitavados, encimada pela cruz. A forma curiosa da base, em pétalas de rosa, poderá ser interpretada como alusão à Virgem Maria, de onde nasceu Cristo, representado pela cruz (PEREIRA, F. A. Baptista, 1990).

Segundo alguns autores, este monumento foi integrado numa Via Sacra constituída por doze cruzeiros, os restantes em mármore branco, erguidos no local onde Frei António das Chagas (séc. XVII) teria colocado doze cruzes de madeira, começando justamente no Largo de Jesus e seguindo até ao Bonfim (PORTELA, Manuel Maria, 1882). Um deles, de superior qualidade, ostentaria a inscrição TODA ESTA OBRA DA VIA-SACRA SE FEZ DAS ESMOLAS DOS FIEIS NO ANNO DE 1728.

O cruzeiro esteve durante algum tempo desmontado e guardado no Museu de Setúbal, nas dependências do Convento de Jesus, aguardando a requalificação do largo, e a reintegração na sua posição original, a nascente da praça. SML "
Scope and content
A fotografia mostra ao centro dois caíques do sal.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Geral
Language of the material
Não aplicável.
Notes
Nota à História: Informação retirada da página do IGESPAR, http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/70217.
Creation date
25/05/2018 10:25:44
Last modification
25/05/2018 11:24:04
Record not reviewed.