Digital representation
Digital representation thumbnail

Porto Antigo [: Barcos no cais]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0085/000041
Title type
Formal
Parallel title
"Barcos rabelo" and Small "rabão" on the river Douro
Date range
1964-12 Date is certain to 1965 Date is certain
Dimension and support
Negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sal de prata
Biography or history
Porto Antigo localiza-se em Cinfães, na foz do Rio Bestança com o Rio Douro (Pála/Ribadouro), junto à ponte de Mosteirô.

Barco rabelo é o modelo mais importante da família dos rabelos, usado exclusivamente para o transporte de Vinho do Porto do Alto Douro para o Porto. É um barco de carga de pelo menos 40 pipas. O seu local de construção é no rio Douro a montante de Entre-os-Rios, navegando de Barca de Alva até ao Porto. Dimensões 19,50 x 4,40 x 1,70m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa ('proa de barco'), e existência de apegadas de onde é manobrada a espadela. A propulsão é por pano redondo, 4 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 10 a 12 pessoas.

Rabão de apegadas é um barco de carga da família dos rabelos. O seu local de construção é no rio Douro a montante de Entre-os-Rios, navegando até ao Porto. As suas dimensões são 16,70 x 3,10 x 1,40m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa, própria dos rabões, mas contrariamente à maioria destes tem apegadas. A sua propulsão é por pano redondo, 4 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 6 a 8 pessoas.

Barca (de passagem) no Douro a montante de Entre-os-Rios é uma embarcação da família dos barcos rabelos usada para trânsito local. Há modelos muito diversos que são adaptações de rabões às condições locais.
Scope and content
A fotografia apresenta da direita para a esquerda, um barco rabelo, uma barquinha rabela, um rabão de apegadas, outra barquinha rabela, e uma barca de passagem do Douro.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Geral
Language of the material
Não aplicável.
Publication notes
The Decline of Portuguese Regional Boats (Maritime monographs & reports) / Octavio Lixa Filgueiras; Eric McKee at AbeBooks.co.uk; 29.
Património naval : valores./ Octávio Lixa Filgueiras. Publicado em: In: Cadernos históricos. - Lagos. - N.º 6 (1995), p. 49-64.
Le Portugal - Les Embarcations Traditionnelles, 1993/ Octávio Lixa Filgueiras. P. 4-3.
A presumptive Germanic heritage for a portuguese boat-building tradition / Octávio Lixa Filgueiras. 4.3
“The Xavega-Boat, a case-study in the integration of archaeological and ethnological data”, Sources and Techniques in Boat Archaeology, Greenwich, 1977/ Octávio Lixa Filgueiras. 9.2
Notes
Nota à História relativamente a embarcações tradicionais: Informação prestada pelo Engº Miguel Filgueiras e em geral recorreu-se às publicações de Octávio Lixa Filgueiras.
Creation date
25/05/2018 11:07:14
Last modification
05/06/2018 17:34:21
Record not reviewed.