Digital representation
Digital representation thumbnail

Lixa (Gondomar) [: Barco rabelo num campo]

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/OLF/0093/000033
Title type
Formal
Date range
1967-11 Date is certain to 1967-12 Date is certain
Dimension and support
Negativo, película, p/b, 35mm, gelatina e sal de prata
Biography or history
Lixa é uma localidade na margem direita do rio Douro, a montante da Barragem de Crestuma-Lever. Pertence à União de Freguesias de Foz do Sousa e Covelo, no concelho de Gondomar

Barco rabelo é o modelo mais importante da família dos rabelos, usado exclusivamente para o transporte de Vinho do Porto do Alto Douro para o Porto. É um barco de carga de pelo menos 40 pipas. O seu local de construção é no rio Douro a montante de Entre-os-Rios, navegando de Barca de Alva até ao Porto. Dimensões 19,50 x 4,40 x 1,70m. Caracteriza-se pela forma de construção da proa ('proa de barco'), e existência de apegadas de onde é manobrada a espadela. A propulsão é por pano redondo, 4 remos, varas, sirga; os remadores remam de pé virados para a frente. A sua tripulação é de 10 a 12 pessoas.
Scope and content
Este barco rabelo será um dos dois últimos que existiam à época, com construção tradicional.
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
Não reproduzível, por questões contratuais. Porém, poderá tornar-se reproduzível para fins culturais e científicos, sujeito à consideração dos titulares de direitos.
Physical location
Depósito Geral
Language of the material
Não aplicável.
Notes
Nota à História e Âmbito e Conteúdo: Informação prestada pelo Engº Miguel Filgueiras, sendo que as fontes de informação relacionadas com embarcações tradicionais em geral recorreu-se às publicações de Octávio Lixa Filgueiras. Foram consultadas páginas da www como, por exemplo, as da Wikipedia e do IGESPAR. Para identificação de locais recorreu-se aos mapas da Google e da Bing e a cartas militares portuguesas, nalguns casos tendo sido confirmada a informação no próprio local.
Creation date
30/05/2018 11:46:16
Last modification
30/05/2018 11:54:26
Record not reviewed.