Mário Teixeira da Silva

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/MTS
Title type
Atribuído
Date range
1933 Date is uncertain to 1982 Date is uncertain
Dimension and support
Cerca de 124 documentos, dos quais: 117 documentos fotográficos constituído por provas integradas em álbum (4,5x7.5cm; 6x6cm; 6x8,5cm; 8,5x12cm; 8,5x13cm; 16x21cm) e 07 documentos textuais (requerimentos, auto de averiguações).
Biography or history
Mário Teixeira da Silva nasceu no Porto a 29.07.1917 e faleceu na mesma cidade em 23.03.1995.

Frequentou o curso de engenharia civil até ao 3º ano, mas por motivos familiares teve de abdicar dos seus estudos.

De 1941 a 1943, esteve em destacamento na ilha de São Miguel, nos Açores, com o posto de alferes, onde fez um registo fotográfico da 1ª Companhia do 3º Batalhão de Infantaria do Regimento de Infantaria 18.

Regresso ao Porto, em 1944, onde inicia a sua atividade profissional no Banco Fernandes de Magalhães, tendo sido nomeado membro do Conselho Geral e posteriormente Diretor da Secção de Depósitos. Em março de 1975 com a nacionalização deste banco e integração no Banco Português do Atlântico, Mário Teixeira da Silva, mantêm o cargo de Diretor da Direção Comercial Norte até à sua reforma, em 1982.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Trabalhou no Banco Fernandes de Magalhães e posteriormente no Banco Português do Atlântico, com o cargo de Diretor da Direção Comercial Norte.
Internal structure/genealogy
Mário Teixeira da Silva (1918-1992) era filho de Belmiro Teixeira da Silva e de Palmira de Queirós Teixeira da Silva. Em 25 de setembro de 1945 casou com Myriam Edith Azancot Barros Basto Teixeira da Silva, filha de Artur Carlos de Barros Basto e Lea Montero Azancot.
Custodial history
Na sequência da aquisição por doação de Isabel Maria de Barros Teixeira da Silva Ferreira Lopes, em dezembro de 2013, do conjunto fotográfico de Artur Carlos de Barros Basto, seu avô, a mesma proponente, dois anos mais tarde, apresenta uma nova proposta de doação relativa a um álbum fotográfico, de seu pai, Mário Teixeira da Silva.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação da proprietária e herdeira, Isabel Maria de Barros Teixeira da Silva Ferreira Lopes, em 22 de maio de 2019.
Scope and content
O presente conjunto fotográfico é constituído por um álbum de provas, de pequeno formato, de única temática que retrata a vivência de efetivos militares na ilha São Miguel, nos Açores, mostrando as atividades da Companhia naquele local e período concreto (1941-1943).

A documentação fotográfica apresenta essencialmente retratos de grupo de militares em campo, os aposentos do autor e o mobiliário desenhado pelo próprio, a 1ª Companhia em formatura, o paquete Carvalho Araújo e algumas paisagens dos Açores.

Relativamente à restante documentação, destaca-se o desenho à mão da planta da caserna, realizado pelo autor. Surgem ainda, documentos avulsos como: autos de averiguações e requerimentos dirigido ao Comandante do Regimento de Infantaria de Aveiro.

Trata-se de uma documentação de grande unicidade que evoca a importância estratégica daquela ilha portuguesa e a respetiva mobilização de um número considerável de efetivos militares portugueses durante a Segunda Guerra Mundial.
Documental typology
Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo fotográfico: gelatina e sais de prata.
Arrangement
Aguarda tratamento.
Access restrictions
Documentação a aguardar tratamento, com acesso local.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, a legislação sobre os direitos de autor e os direitos conexos. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do Centro Português de Fotografia. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Listagem disponível no Centro Português de Fotografia.
Related material
Relação completativa: O Centro Português de fotografia possui o Fundo Artur Barros Bastos disponível através do link: https://digitarq.cpf.arquivos.pt/details?id=1214994
Creation date
23/12/2019 11:01:36
Last modification
30/06/2020 12:12:46
Record not reviewed.