José Joaquim

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JJ
Title type
Atribuído
Date range
1922 Date is certain to 1989 Date is certain
Prominent dates
Anos 40 e 50
Dimension and support
Dimensão: 1612 documentos, dos quais 1589 fotografias; Suporte: Vidro, película (essencialmente 6x9cm (negativos) e papel 13x18, 15x20 e 30x20 (provas) em papel) entre outros; Suporte: vidro (1), película (c. de 1235) e papel.
Biography or history
José Joaquim, conhecido entre os amigos por "Dois Jotas", nasceu na localidade de Carregoso, em Viseu, a 22 de Dezembro de 1900. Proveniente de uma família de seareiros, foi criado e acompanhado, na sua infância, pelos avós maternos, que face às dificuldades o internaram, aos nove anos no Seminário dos Meninos Desamparados, no Porto, onde frequenta o ensino primário. Aos 12 anos é transferido para a “Oficina de São José”, outra instituição vocacionada para acolher órfãos e crianças abandonadas e oriundas de famílias pobres, onde aprende a profissão de tipógrafo e encadernador.

Em 1919, com 19 anos vai para a Covilhã exercer a sua profissão na Tipografia Moderna, tendo também passado pela Tipografia da Reação, na vila de Águeda.

Mais tarde, fixa-se na cidade de Coimbra, cidade universitária com uma grande procura de serviços gráficos, artes da tipografia e encadernação, ficando ligado profissionalmente à Tipografia Minerva, onde trabalhou entre março de 1942 e junho de 1954 e à Imprensa de Coimbra, a partir de outubro de 1954.

Aos 36 anos, casa com Judite Maria.

O gosto pela fotografia ocorre nos anos 20, quando lhe surgiu a oportunidade de, como ele próprio diz, de “dar ao gatilho através de um caixote”, por ter “objetiva à frente”. Será esta paixão que lhe irá consumir as economias mas que também o fará sentir-se bem. Realiza um dos seus sonhos ao comprar uma Kodak de fole, de 6x9, a designada Kodak six-20, folding brownie, que também foi adquirida com o restante arquivo.

Passa a registar os momentos e especialmente o património cultural que o rodeia.

José Joaquim sempre teve o desejo de expor o seu trabalho, tendo participado em 1952 com 3 fotografias na I Exposição Coletiva de Fotografias Regionais, que decorreu no Museu Machado de Castro e em 1958 com outras 3 fotografias no I Salão de Fotografia Turística de Coimbra e sua Região. Ambas promovidas pela Comissão Municipal de Turismo. Finalmente, aos 89 anos, com o apoio do Grupo de Arqueologia e Arte do Centro, o sonho de ter uma exposição individual concretiza-se com a exposição “Relíquias Coimbrãs”. Inaugurou no antigo refeitório do Mosteiro de Santa Clara e vai itinerar pelas escolas secundárias de Coimbra e pela Câmara Municipal da Lousã.

Gostava de escrever poemas e contos, e alguns foram publicados pela imprensa local.

Morreu a 25 de maio de 1991, em Santa Comba Dão.
Geographic name
Carregoso, Viseu
Functions, ocupations and activities
Tipógrafo e encadernador
Internal structure/genealogy
Filho de Vitória de Jesus, seareira e neto de Maria do Carmo.

Casou na cidade de Coimbra com Judite Maria a 5 de julho de 1936.
Custodial history
A documentação sempre esteve na posse do produtor e, após a sua morte, na do seu filho e herdeiro José Augusto Leal, a qual se encontrava acondicionada em caixas e envelopes.
Acquisition information
Adquirida por compra, ao neto de José Joaquim, em 2012. Da aquisição consta o acervo fotográfico e a máquina usada pelo autor.
Scope and content
As fotografias do acervo fotográfico de José Joaquim foram realizadas essencialmente, em âmbito amador, pelo gosto que tirar fotografias lhe dava, no período entre 1930 e 1950.

Em termos de conteúdo documentam acontecimentos, paisagens e monumentos de locais onde viveu e por onde passou.

Do norte ao centro, desde as paisagens com as amendoeiras em flor de Foz-Côa e Almeida ou o caminho de ferro na Régua e terras Arganil, dos Santuários do Bom de Jesus de Braga e de Fátima, às romarias do Senhor da Pedra em Miramar ou Senhora da Agonia. Do centro ao sul, das cidades da Figueira da Foz e Nazaré até Lisboa, Praia do Ribatejo, Évora e a festa dos Tabuleiros de Tomar.

Cerimónias militares, manifestações e a a Exposição Colonial no Porto.

Apresenta um grande conjunto sobre Coimbra, destacando os monumentos, as ruínas de Conímbriga, as cheias e a praia fluvial do rio Mondego e ainda a tradicional queima das fitas ou as festas da Rainha Santa Isabel

Há um pequeno núcleo de 1989, que documenta quer manifestações de professores e médicos quer os visitantes das suas exposições individuais.
Documental tradition
Original
Arrangement
A documentação foi recebida sem qualquer tratamento ou organização, não se verificando qualquer ordem de produção e/ou organização (ordem cronológica e/ou temática).

Em termos de organização, foi estabelecido como base de trabalho, manter, sempre que possivel, a ordem original dos documentos, ou tentar reconstituir essa ordem (nomeadamente na série da exposição "Relíquias Coimbrãs" realizada em 1989, em que as provas coladas sobre cartão, estão numeradas, datadas e legendadas). Quanto aos negativos, na sua maioria (6x9), não foi possível estabelecer a ordem de produção, dado terem sido colocados em pastas, ao que se percebeu sem qualquer organização, sendo que não inscrições. No caso dos negativos 6x6, 5.5x4cm, 30mm e 15mm, pelo seu formato e por as películas terem números de origem, foi possível manter a ordem original de produção, organizando-a numa sequência cronológica crescente, pois esta, regra geral corresponde à ordem "natural" de produção ou acumulação no respetivo sistema de arquivo pessoal.
Access restrictions
Documentação a aguardar tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
A documentação é constituída essencialmente negativos de película (1235). Enquanto não forem digitalizados e positivados poderão ser visualizados (em modo negativo) numa mesa de luz.

Em termos de conservação, no seu geral, apresentam um bom estado, necessitando serem higienizados.
Other finding aid
Recenseamento em Folha de Recolha de Dados (FRD) disponível para consulta no CPF.
Notes
Cota de Localização: Depósito SJ (provas); Depósito Frio Estante 06 Prateleira 01 (negativos película)

Bibliografia consultada: Correia Góis, (1989). José Joaquim: criou, preservou e agora... mostra património inédito Coimbrão dos ano 30/40. Dário de Coimbra.

Creation date
14/04/2020 09:52:52
Last modification
23/08/2022 10:07:19