Sérgio Valente

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/SV
Title type
Atribuído
Date range
1969-01-01 Date is certain to 1982-01-01 Date is certain
Dimension and support
56 documentos fotográficos composto por:  52 doc. fotográficos em ficheiro digital, 33 x 26 cm, 300 dpi’s, entre 12 Mb e 90 Mb, TIFF, imagem fixa digital - matriz e 4 doc. fotográficos em ficheiro digital (panorâmicas), entre 64 x 35 cm e 112 x 35 cm, 300 dpi’s, entre 30 Mb e 157 Mb, TIFF, imagem fixa digital - matriz
Biography or history
Sérgio Valente, nasce em 1943, na foz do Douro, Porto, num contexto familiar desfavorecido. As dificuldades materiais da família e as tendências anarco-sindicalistas do pai, viriam a determinar que, entre os 14 e 16 anos de idade, vivesse em casa de um tio.

É com o tio que se inicia no mundo da fotografia, assim como, na frequência a alguns cafés da cidade do Porto, espaços onde se cruzavam várias pessoas ligadas à oposição que discutiam assuntos sociais e políticos. Todo este ambiente acabou por influenciar e instruir Sérgio Valente em movimentos sociais e coletivos.

Sérgio Valente, por volta dos 16-17 anos, já tinha consciência das diferenças entre classes sociais, da situação desfavorável da sua família, a par do ambiente moral e religioso conservador que o levam à auto-censura de pensamentos e comportamentos e à passagem por uma fase que designa de «anti-clerical».

A sua participação política mais ativa até Abril de 1974, foi marcada por três momentos relevantes: a campanha eleitoral do General Humberto Delgado; a sua tentativa, bem sucedida, de não ser mobilizado para a guerra colonial; e as três prisões a que foi sujeito pela PIDE, em 1969, 1971 e 1973.

A passagem da campanha eleitoral do General Humberto Delgado, pela cidade do Porto, em 1958, foi a primeira vivência política de Sérgio Valente, com 16 anos. Depois, em 1963, no cumprimento do serviço militar, Sérgio Valente teve aulas de fotografia e cinema, designada por especialidade de Foto-Cine, no âmbito dos Serviços Cartográficos do Exército. O serviço militar obrigatório e a ida para a Guerra Colonial, a qual o Sérgio Valente, discordava profundamente, levou a que tomasse a firme decisão de não se deixar mobilizar para a frente de uma guerra. Para isso, seguiu as estratégias de insubordinação perante os seus superiores e a simulação de problemas de saúde. Tendo sido, as sucessivas simulações de problemas de saúde que viriam a garantir a não mobilização para as colónias.

Em 1964 regressa à vida civil, retomando as atividades de oposição ao regime e o recrutamento para o Partido Comunista Português (PCP). Tendo sido, na sequência destas militâncias políticas que Sérgio Valente foi preso pelas autoridades do regime.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Internal structure/genealogy
Sérgio Valente casou em Laura Moreira Valente, em 1963, e teve dois filhos.
Custodial history
Os documentos fotográficos foram digitalizados pela área da digitalização e reprodução do CPF a partir dos negativos do autor, para o efeito de publicação de catálogo e de uma exposição, organizada pelo CPF, que esteve patente na Cooperativa Árvore, no mês de novembro e dezembro de 2015, com a designação: Sérgio Valente - Um fotógrafo na revolução. Na sequência do serviço de digitalização prestado pelo CPF, o autor propôs a doação digital ao CPF.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação digital do próprio autor, Sérgio Valente, em 11 de janeiro de 2016.
Scope and content
Conjunto fotográfico constituído por imagens captadas no período pós 25 abril de 1974, que retratam manifestações e comemorações na cidade do Porto com grande adesão popular. Primeiro de Maio, nos anos de 1974, 1975, 1978; celebração do Dia Internacional da Mulher com intervenção de José Afonso e Carlos Paredes e na assistência Elsa César, Benilde de Viana, Márcia Brea, Albertina Lemos, entre outros; congresso da Oposição Democrática, em Aveiro; comício de comemoração do 31 de janeiro no Coliseu do Porto; comício de Solidariedade com o Chile; comício do PCP com Álvaro Cunhal; Comício do 5 de Outubro com Vasco Gonçalves; Estádio das Antas com artistas, cantores, e poetas, como José Barata Moura, José Jorge Letria, Ary dos Santos, Luísa Bastos, Samuel, Jorge Palma, etc.; Trabalhadores das minas de Valongo; dirigentes sindicais, como Gameiro Nunes, Adélio Pinto, Neca Barra, Vítor Ranita; Funeral de Mário Emílio Gonçalves com a presença de várias individualidades políticas, civis e militares; convívio do Movimento Jovens Trabalhadores com Mário Viegas; chegada de Ruy Luís Gomes à cidade do Porto; edifício da Pide com Virgínia Moura. Ou ainda, imagens com crianças na rua, na freguesia da Sé, Porto.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a restrições tendo em conta o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor de acordo com os procedimentos em vigor na DGLAB/CPF. Qualquer solicitação de reprodução para terceiros, deverá ser objeto de autorização do proprietário ou dos seus sucessores.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário disponível no Centro Português de Fotografia.
Publication notes
Valente, Sérgio (org.), Hélder Marques (org.) e António Mota (org.), [pref. Germano Silva, Manuel Loff]. 2010. Sérgio Valente: um fotógrafo na oposição. Porto: Edições Afrontamento.
Loff, Manuel (pref.) e Rui Pereira (texto introd.). 2015. Sérgio Valente: um fotógrafo na revolução. Porto: Edições Afrontamento.
Creation date
29/05/2020 16:46:47
Last modification
15/06/2020 09:05:37
Record not reviewed.