José Falcão Magalhães

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JFM
Title type
Atribuído
Date range
1926 Date is uncertain to 1954 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 68 documentos fotográficos (18 provas de autor e 1 álbum com 50 provas. Suporte: papel; Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
1 Álbuns
1 Capilhas
Biography or history
José Falcão Magalhães nasceu em 1896, na freguesia de Castelões de Cepeda, Paredes e faleceu na cidade do Porto em 1954.

José Falcão de Magalhães trabalhou na Companhia Colonial de Navegação e foi Presidente do Sindicato da Marinha Marcante. Residiu na Rua Júlio Dinis, na cidade do Porto, cuja residência possuia uma cave que foi adaptada a estúdio de fotografia.

Desloca-se com frequência a uma quinta de família, em Gatão, Amarante, onde confraternizava com o seu amigo Teixeira Pascoes e Amadeu de Sousa Cardoso. Foi ainda amigo de Almada Negreiros, Octávio Sérgio, o qual lhe fez uma caricatura ainda em posse da família, e do Major Agnel Moreira que lhe dedicou vários escritos aquando do seu falecimento, designadamente “Revolta” e “Homenagem”.

Foi uma pessoa culta que cultivava as conversas com os amigos e o gosto de jogar bilhar no Café Imperial, na Praça da Liberdade, da cidade do Porto.

As viagens que efetuou ao continente africano estariam relacionadas com eventuais negócios de café, em São Tomé e Príncipe e com a caça de animais selvagens.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
José Falcão Magalhães trabalhou na Companhia Colonial de Navegação e foi Presidente do Sindicato da Marinha Marcante.
Internal structure/genealogy
José Falcão Magalhães casou com Maria Leonor Henriqueta da Anunciação de Sousa Amorim Falcão de Magalhães, de quem teve um filho, Bernardino de Sousa Amorim Falcão de Magalhães. Bernardino de Sousa Amorim Falcão de Magalhães casou com Maria Teresa da Fonseca Mendes Costa Falcão Magalhães e tiveram uma filha única, Maria Leonor Mendes Falcão de Magalhães Campos Carvalho.
Custodial history
O conjunto fotográfico de José Falcão Magalhães esteve na sua posse até ao seu falecimento, passando por herança para o seu filho Bernardino de Sousa e para a seu neta Leonor Falcão que entrou em contato com o CPF, em setembro de 2018. A documentação encontra-se acondicionada em álbum fotográfico Contax Photographie (50) e as restantes (18) chegaram soltas, sem qualquer protecção.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação através da proprietária e única herdeira Maria Leonor Mendes Falcão de Magalhães Campo Carvalho (neta), em 19 de julho de 2021.
Scope and content
Este conjunto fotográfico apresenta 18 fotografias do autor, que supõe-se poderem ter sido realizadas entre as décadas de 1930 e 1940 (aproximadamente) e apresenta paisagens urbanas e rurais, nomeadamente, o espaço público da cidade do Porto e outras paisagens rurais do norte.

Tem também, um álbum designado por "Contax Photographie" que é um álbum de cariz comercial, produzido pela marca Zeiss Ikon, para promover um modelo de câmera na linha Zeiss Ikon, em 1932, que mais tarde se tornaria na marca Contax, a qual tinha lentes intercambiáveis ​​Zeiss de alta qualidade. Apresenta provas fotográficas de diferentes dimensões que se supõe terem sido captadas entre 1926 e 1941 (aproximadamente). O álbum apresenta as várias possibilidades e capacidades dos vários modelos de objetivas da máquina fotográfica Contax, mostrando a capacidade de registo em diferentes contextos, ou seja, os vários ambientes e situações de luminosidade, movimento, profundidade de campo, etc., abordando diversas temáticas, como: a prática de desporto (hóquei em patins, ciclismo, polo equestre, polo aquático, esqui, etc), a praia, o trabalho manual em interior de fábrica, a fotografia de cena, a paisagem de gelo, o interior de monumentos, as criança, os cães, a fotografia de estúdio, a fotografia microscópica, etc.
Documental tradition
Original
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto entregue: uma série para aos documentos fotográficos do autor e uma unidade de instalação (álbum).
Access restrictions
Documentação acessível (Aguarda tratamento de higienização e digitalização).
Conditions governing use
Constantes no regulamento interno que prevê algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, ou fim a que se destina a reprodução, de acordo com as normas que regulam os direitos de propriedade e a legislação sobre os direitos de autor e direitos conexos. A utilização da reprodução para efeitos de publicação e exposição está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivística).
Notes
Cota de Localização atual: Depósito SJ, Estante 05, Prateleira 18
Creation date
27/12/2021 16:13:34
Last modification
28/09/2023 11:33:13
Record not reviewed.