António Picco Cardoso

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/PIC
Title type
Atribuído
Date range
1940 Date is uncertain to 1974 Date is uncertain
Prominent dates
1.º quartel do séc. XX - Início da década de 70
Dimension and support
Dimensão: 2 doc. em papel e 38 doc. fotográficos, 9x12 cm, 17,3x12,5cm, 24,2x18cm, 35mm. Suporte: papel e película. Polaridade: positivos e negativos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata
Biography or history
António Picco Cardoso nasceu a 14 de Maio de 1906 em Manaus, Brasil. Filho de João Joaquim Cardoso e Apolónia Carolina Picco Cardoso, residentes, em 1917, em Outeiro de Oliveira do Douro. Nos seus trabalhos, quer fotográficos, quer de filmagem, usava como nome artístico: A. PICO CARDOSO, PICCOTONI ou TONI.

Veio para Portugal em criança e frequentou na Escola Académica, na zona da Picaria, o curso Comercial de Contabilidade. Na década de 50, manteve uma sociedade num laboratório fotográfico, possivelmente chamado "Jomar", à entrada da R. Senhora da Luz, Em paralelo desenvolveu a actividade de guarda-livros, primeiro na empresa Matos e Irmão e depois na Pantêxtil, lda.

Começou a fotografar ainda enquanto frequentava a Escola Académica, mantendo essa actividade até ao início da década de 70, altura em que troca a fotografia pelo cinema.

Utilizou uma máquina Leica e outra desconhecida, fotografando a 35mm, preto e branco, utilizando sobretudo produtos da Kodak, sendo algumas provas em papel Agfabrovira. Trabalhou exclusivamente em papel de revelação, tendo utilizado por vezes viragens a sépia. Não se conhecem trabalhos a cor.

Possuía um pequeno laboratório na sua casa, na Travessa do Amorim, 6, em Vila Nova de Gaia, até 1974, altura em que se mudou para a R. Soares dos Reis, deixando de fotografar.

Por altura da sua morte, a 23 de Janeiro de 1990, residia na freguesia de Lordelo do Ouro, na Rua Manuel Bandeira, 117, habitação 54, no Porto.
Geographic name
Portugal
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Custodial history
Na altura da doação deste conjunto fotográfico com 8 provas originais, o CPF efectuou 30 reproduções de provas e negativos que se mantêm na posse de Carolina Cardoso Lemos (filha do fotógrafo).
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de Carolina Cardoso Lemos (filha do fotógrafo), em 1999.
Scope and content
O conjunto contém fotografias de igrejas, paisagens, monumentos, retratos, sobretudo da família e amigos, com especial destaque a zona do Monte da Virgem e Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia, local da sua residência. Este conjunto veio acompanhado de equipamento fotográfico e alguma bibliografia.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Documentação acessível
Conditions governing use
A reprodução de alguns documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor e os direitos de personalidade. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Diretor de Serviços do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA – António Picco Cardoso. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Sector Técnico. Porto: CPF, 2005. Disponível no Centro Português de Fotografia. Trata-se de um catálogo em que as imagens estão associadas.
Location of originals
Encontram-se na posse de Carolina Cardoso Lemos (filha do fotógrafo) os originais das 30 reproduções efectuadas pelo CPF.
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
24/03/2022 11:32:38