Jorge Henriques

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JH
Title type
Atribuído
Date range
1950 Date is certain to 1975 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 744 doc. fotográficos, 24x24cm, 41,5x51,5cm, 50x70cm, entre outros. Suporte: papel e película. Polaridade: positivos e negativos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata.
Extents
0,03 Metros lineares
Biography or history
Jorge Henriques nasceu em 1912, na freguesia da Sé Velha em Coimbra. Dada a impossibilidade de viver com os pais (o seu pai era padre), e criado na Lousã por uma ama, aí permaneceu até aos 12 anos. Foi nessa altura que um notável da vila da Lousã lhe reconheceu as suas capacidades e assim conseguiu que fosse matriculado num colégio em Cernache do Bonjardim, onde concluiu o curso geral dos liceus.

O pai institucionalizado como padrinho, vai protegê-lo até à entrada na Universidade. Em 1934 vai para Coimbra para a Faculdade de Ciências e chega a frequenar o 2º ano dos preparatórios de Medicina, que não concluiu por divergências com o pai (que se recusa a pagar-lhe os estudos), por ter reprovado na disciplina de Anatomia. Foi-lhe exigido pelo pai/padrinho) que regressasse à terra. Imposição que recusou e foi para Lisboa trabalhar. Anos mais tarde, já a viver no Porto, com a morte do pai reaproximou-se da mãe.

Em 1936, entra para a Junta Nacional dos Resinosos, como funcionário público, profissão que teve durante toda a sua vida.

Transferido em 1943 para o Porto, foi viver para o Largo da Lapa.

No Porto manifesta o gosto por fotografar e pela mão do amigo de António Mendes, João da Costa Leite, Pinto de Miranda e tantos outros entra para Associação Fotográfica do Porto (AFP). Tornou-se sócio da Associação Fotográfica do Porto e fez parte da direcção.

Manteve em casa um laboratório artesanal, onde produziu as suas imagens. Foi no início dos anos 50 que Jorge Henriques começou a fotografar. Tinha quase quarenta anos e destinou as manhãs de domingos e feriados à fotografia, até ao meio-dia.

Com a AFP concorreu a vários salões de fotografia amadores, bienais, semanas culturais, exposições temáticas dentro e fora do país. Recebeu vários prémios e menções honrosas.

A perda da mulher em 1971 levou a que Jorge Henriques lentamente se fosse desligando do gosto por fotografar. Regressou a Lisboa dez anos depois, em 1981, já reformado do Instituto dos Produtos Florestais. Morreu em Outubro de 1988.
Functions, ocupations and activities
Funcionário público na Junta Nacional dos Resinosos e Instituto dos Produtos Florestais
Internal structure/genealogy
Jorge Henriques nasceu a 8 Abril de 1912, filho de Encarnação com um padre. Casou com Balbina Antunes Breia, teve duas filhas, Estela e Márcia.
Custodial history
A documentação sempre esteve na posse da família, a maioria nas mãos da filha Márcia Breia e a restante na posse do sobrinho Eric Breia.
Acquisition information
Fotografias em depósito permanente pela proprietária/filha do fotógrafo, desde Junho 2007 e 2019. Por doação, desde junho de 2019, 11 provas.
Scope and content
Parte desta documentação ilustra a zona ribeirinha da cidade do Porto e as suas gentes e outra resulta de momentos familiares e das idas a Cabaços, em Moimenta da Beira.

Setenta e seis fotografias fizeram parte da exposição "Domingo de Manhã" realizada em 2002, no CPF.
Accruals
Em 2000 foram depositadas as provas da exposição realizada no CPF.

Em 2019 foram depositadas provas e negativos.
Arrangement
As fotografias impressas para a exposição de 2000 estão ordenadas sequencial.

Os documentos entregues em 2019 encontram-se reunidos fisicamente em envelopes e pastas, não tendo ainda sido verificada a sua classificação e ordenação.
Access restrictions
Parte da documentação está acessível em cópia digital.
Conditions governing use
É possível comunicar e tornar acessível para terceiros os documentos desta coleção de acordo com os procedimentos em vigor no CPF/ DGLAB, contudo a reprodução para terceiros apenas é autorizada para fins culturais e científicos de qualidade reconhecida, sendo que o CPF não está autorizado a ceder estas imagens sem autorização prévia da depositária ou do detentor de direitos, pelo que cada pedido será submetido à consideração da segunda Outorgante ou seus sucessores.
Language of the material
Português
Other finding aid
Digitarq (base de dados de descrição arquivístiva).
Related material
Relação Completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 65 doc. fotográficos de Jorge Henriques na Colecção Nacional de Fotografia. PT/CPF/CNF.
Publication notes
SERÉN, Maria do Carmo [et al.] - Domingo de manhã. Porto: Centro Português de Fotografia, 2002. ISBN 972-8451-24-5
Exuberâncias da caixa preta: Charles Darwin / ed. Maria Rui Vilar-Correia, Sónia Martins, Júlio Borlido-Santos ; textos Alexandre Quintanilha... [et al.]. - 1ª ed. - [S.l. : s.n.], 2011 ([São Mamede de Infesta] : Greca Artes Gráficas). - 226, [13] p. : il. ; 25 cm. - ISBN 978-972-98303-7-2
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
09/11/2021 14:58:46