Companhia Nacional de Bailado

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/CNB
Title type
Atribuído
Date range
2000-01-01 Date is certain to 2000-12-31 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 62 doc. fotográficos, 17x17cm, 25,3x20,1cm. Suporte: papel.
Biography or history
A Companhia Nacional de Bailado foi criada em 1977 para cumprir o serviço público de apresentar, regularmente e em todo o território nacional, o conjunto das obras do património coreográfico clássico e romântico. Nomeado director artístico em 1978, Armando Jorge foi o responsável pela formação do elenco, dando início à constituição de um reportório.

Em 1977 um despacho de David Mourão Ferreira, Secretário de Estado da Cultura na época, deu existência a uma estrutura em regime de instalação vocacionada para o referido reportório que foi institucionalizada pelo Decreto nº 460/82, de 26 de Novembro. A Companhia Nacional de Bailado foi institucionalmente integrada no Teatro Nacional de S. Carlos em 1985, recuperou o seu estatuto de autonomia em 1992 e, em 1994, passou a ser tutelada pelo Instituto Português do Bailado e da Dança. Em 1998 volta a ter autonomia de gestão.

Entre as suas produções contam-se os bailados como La Sylphide, Raymonda, O Lago dos Cisnes, Coppélia, D. Quixote, e Romeu e Julieta, Pas de Quatre, Giselle, Les Sylphides, Petruchka, La Bayadère, O Pássaro de Fogo, O Quebra-Nozes, A Sagração da Primavera, As Bodas, e La Fille Mal Gardée, entre outros. E apresenta obras de coreógrafos como Balanchine, Lifar, Lichine, Joos, Limón, Van Dantzig, Nebrada e Lubovitch e dos portugueses Armando Jorge, Fernando Lima, Carlos Trincheiras e Olga Roriz.

No início dos anos 90, a Companhia foi integrada num organismo público de natureza jurídica privada, o Instituto Português do Bailado e da Dança sob a direcção artística Isabel Santa Rosa (1994-1996).

Em 1996 foi nomeado Jorge Salavisa como responsável artístico da Companhia Nacional de Bailado com a tarefa de redigir e fazer aprovar a sua nova lei orgânica, de acordo com a qual a Companhia reconfirmou a sua definição como instituto estatal vocacionado para uma missão de serviço público artístico. A Companhia ganhou uma nova dinâmica de apresentação dos bailados no território nacional, uma renovação do elenco e um alargamento do âmbito do reportório.

O reportório passou a incluir coreógrafos como Michael Corder, John Cranko, William Forsythe, Anne Teresa De Keersmaeker, Hans van Manen, Roberth North, Heinz Spöerli, Nacho Duato, Renato Zanella, Pierre Wyss, Behyan Murphy, Marco Cantalupo, David Fielding e dos coreógrafos portugueses Rui Lopes Graça, Olga Roriz e Vasco Wellencamp.

A Companhia tem trabalhado regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Nacional do Porto, Quarteto de Piano de Amesterdão bem como com outros músicos nacionais. Desenvolveu também uma série de trabalhos e exposições de fotógrafos portugueses como Inês Gonçalves, Daniel Blaufuks, Sara Anahory, António Júlio Duarte e Augusto Alves da Silva.

É neste período que se inscreveu a direcção artística de Marc Jonkers (2001-2002), seguida da de Mehmet Balkan.

Em 2003, o Teatro Camões, em Lisboa, foi oficialmente designado como sede da sua temporada regular.

Custodial history
Documentação em depósito pela Companhia Nacional de Bailado desde 2000. Este conjunto de fotografias resulta de uma encomenda da Companhia Nacional de Bailado para a temporada 2000, que foi apresentada em co-produção com a Fundação Portuguesa das Comunicações e o Centro Português de Fotografia. São fotografias de António Júlio Duarte e de Sara Anahory.
Scope and content
Esta documentação contém fotografias de espectáculos/ ensaios de bailado.
Documental typology
Polaridade: positivos. Cor: cor. Processo Fotográfico: cromogénea.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Language of the material
Português
Other finding aid
PORTUGAL. CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA - Depósitos. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Sector Técnico. Porto: CPF, 2005. Disponível no Centro Português de Fotografia. Trata-se de um catálogo em que as imagens estão associadas.
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
14/12/2023 14:58:02
Record not reviewed.