F. W. Feilchenfeld

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/EWF
Title type
Atribuído
Date range
1909 Date is certain to 1909 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 13 doc. fotográficos, 8x8cm. Suporte: vidro. Polaridade: positivos. Cor: p/b e cor. Processo Fotográfico: gelatina e sal de prata, autocromo.
Biography or history
Friedrich (Fritz) Wihelm Feilchenfeld nasceu em Teplice, República Checa, a 13 de Novembro de 1878 e faleceu em Londres a 3 de setembro de 1946.

O Dr. Feilchenfeld, como era tratado, era advogado e de descendência judia. O seu pai, Max Mendel Feilchenfeld, oriundo de uma família pobre conseguiu pela sua extrema inteligência ascender a grandes cargos da banca e finança, tendo chegado a presidente do Bohemian Escompte Bank.

Casou com Alice Maria Baehr-Predari, a 20 de Dezembro de 1902, de quem teve uma filha, Käthe Vasic.

A 20 Outubro de 1906, acompanhado da mulher Alice embarcaram, no navio "Hopenstaufen", de Hamburgo para Lisboa, onde este fotografou alguns monumentos. Em 1908, em Viena publicou "Die Meisterwerke der Baukunst in Portugal nach photographischen Aufnahmen. I. Das Kloster" (As obras arquitetônicas em Portugal em fotografia - I: O mosteiro dos Jerónimos).

Regressa a Portugal em outubro de 1909, ficando hospedado no Hotel Avenida, em Coimbra, conforme se refere no "Notícias de Coimbra", de 3 de novembro de 1909. Durante a sua estadia fotografou os monumentos, paisagens e costumes de Portugal, que iriam servir para ilustrar uma série de conferências que ele desejava realizar na Áustria sobre o nosso país, tencionando também fazer outros publicações sobre o mesmo assunto, nomeadamente da Batalha e de Tomar. Muitas raparigas de Coimbra foram fotografadas por ele, recebendo gratificações.

Destes trabalhos não são conhecidas publicações.

Casou em segundas núpcias com Ada Margaret Swanson (Daisy), em 1919. Segundo a sua filha Jane, Daisy era empregada de Friedrich e regressou a Inglaterra em 1917, atravessando a Europa durante a guerra para trabalhar no gabinete de censura e regressou à Áustria em 1919 para casar com o pai. Deste casamento nasceram Margareta Maria Dorothea Henriette Swan son, conhecida por Margareta Gentili (Fevereiro de 1923), Eveline Dorothea Swanson (1923-1980), tratada por "Bobby Swanson", e Dorothea Elizabeth Mary Joanna Swanson (1928-1997), tratada por "Jane Swanson".

De acordo com o site www.geni.com, Margaret Swanson (Daisy) faleceu em Roma em 1972, e as filhas Bobby e Jane, faleceram, também na cidade de Roma, em 1980 e 1997, respetivamente.

Sabe-se ainda que a filha Margareta Gentili teve descendência e terá tido uma firma em Londres, da qual se reformou em 2005.
Geographic name
Aústria
Functions, ocupations and activities
Advogado
Internal structure/genealogy
Friedrich (Fritz) Wihelm Feilchenfeld era filho de Max Mendel Feilchenfeld (1852-1922) e Henrietta Maria Scheuer (1857-1944). Teve três irmãos Otto Fabri Feilchenfeld (1879-1944), Franz Karl Fabry (Feilchenfeld) (1888-1967) e Hans Josef Feilchenfeld (1882-1888), dos quais Otto e Franz seguiram as pisadas do pai no setor da banca.

Otto faleceu no Campo de Concentração de Auschwitz e Franz, conhecido à data da sua morte por Francis C. Fabry, conseguiu fugir à perseguição nazi, tendo falecido nos Estados Unidos da América em 1967.
Custodial history
Segundo informação do Dr. Alexandre Ramires, esta documentação terá sido adquirida em Londres e depois comercializada em Portugal.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra à firma Lucinda Maria Lemos Ezequiel, em Novembro de 1999.
Scope and content
Conteúdo: retratos, retratos de grupo, imagens de localidades portuguesas (Leiria, Coimbra) e cenas do quotidiano.

Alguns dos documentos fotográficos são autocromos (marca registrada: Autochrome Lumière). O autocromo é um antigo processo de fotografia colorida, que foi patenteado em 1903 pelos irmãos Lumière, na França, e comercializado pela primeira vez em 1907, permaneceu o principal processo para se obter fotografias a cores durante o início do século XX e foi o primeiro método de fotografia a cores, comercialmente viável, e o mais usado até o advento do método substrativo Kodachrome nos anos 30. A produção foi descontinuada em 1955. (Fonte: Wikipédia)
Documental tradition
Original
Arrangement
Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
Acessível em cópia digital.
Conditions governing use
Reproduzível, contudo a reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Language of the material
Alemão e Português
Other finding aid
PORTUGAL. CENTRO PORTUGUÊS DE FOTOGRAFIA – E. W. Feilchenfeld. [Base de dados em FileMaker Pro 6.0]. Elab. Sector Técnico. Porto: CPF, 2002. Disponível no Centro Português de Fotografia. Trata-se de um catálogo em que as imagens estão associadas.
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
15/01/2024 12:06:55