João Martins

Description level
Collection Collection
Reference code
PT/CPF/JPCF
Title type
Atribuído
Date range
1930 Date is uncertain to 1972 Date is uncertain
Prominent dates
1935-[1972]
Dimension and support
Dimensão: 63 doc. fotográficos, 8x8cm, 16x22cm, 19x26cm, 22x30cm, 40x51cm entre outros. Suporte: Papel. Polaridade: Positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: Gelatina e sal de prata, clorobrometo.
Biography or history
João Pinto Coelho de Freitas Martins, também conhecido apenas por João Martins nasceu na cidade da Praia, ilha de Santiago, Cabo Verde, em 1898. Filho da cabo-verdiana Maria Felismina D'Ornelas Pinto Coelho e do capitão António Tiago Martins, oficial do exército de origem madeirense, local onde passou algum tempo antes da família se instalar em Lisboa, por volta do ano de 1900. Era ainda muito jovem quando o tio lhe ofereceu uma câmara Kodak, começou então a estudar fotografia e instalou em sua casa um laboratório. Participou nos concursos organizados pelo Diário de Notícias, e pela Kodak, obtendo vários prémios e colaborou com a Ilustracção e Magazine Bertrand.

Em outubro de 1925 casa com Rosalina Moreira de Freitas Martins, com quem terá dois filhos, Pedro, nascido em 1927 e Maria de Lurdes, nascida em 1929.

João Martins, nome pelo qual era conhecido, operador e fotógrafo de cinema, foi um dos iniciadores e maiores entusiastas do salonismo internacional desde 1937 e foi júri do I Salão Nacional de Arte Fotográfica.

Até 1931, trabalhou como repórter no Século Ilustrado, Notícias Ilustrado e Flama. Em 1931 inicia a sua carreira de fotógrafo de cena, na Tobis, tendo trabalhado com realizadores como Jorge Brum do Canto, Leitão de Barros, Artur Duarte e Manuel Guimarães. Foi também diretor de fotografia em vários filmes, como "A Morgadinha dos Canaviais". João Martins, afastar-se-á progressivamente do cinema e do movimento fotográfico salonista para se tornar num fotógrafo de estúdio convencional entre os anos 55-65. Este estúdio, em sociedade com a sua irmã Maria Eugénia, ficava em Paços de Arcos e chamava-se "Jomarte". Elaborou diversos artigos sobre fotografia, nomeadamente um texto intitulado "Os Salões internacionais de arte fotográfica", publicado em 1955 na revista Fotografia, sem contudo ter abandonado a profissão. Faleceu em 1972, de enfarte.
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Internal structure/genealogy
João Martins era filho da caboverdiana Maria Felismina D' Ornelas Pinto Coelho e do capitão António Tiago Martins, oficial do exército. Casou, em 1925, com Rosalina Moreira de Freitas Martins, com quem teve dois filhos, Pedro, nascido em 1927 e Maria de Lurdes, nascida em 1929.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra à Livraria Histórica Ultramarina, Lda., em 19 de Outubro de 1998.
Scope and content
Estas fotografias foram realizadas no âmbito de participações em Salões Internacionais.

As temáticas encontradas representam aspectos da vida quotidiana portuguesa, retratos de varinas e de camponeses.
Documental typology
Polaridade: positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata, clorobrometo.
Arrangement
Ordenação sequencial numérica
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
DigitArq (catálogo digital em que as imagens estão associadas)
Location of originals
Instituto dos Museus e da Conservação, cerca de 30.000 negativos e outros documentos, adquiridos a Pedro Martins e Amadeu Ferrari.
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 14 doc. fotográficos de João Martins na Colecção Nacional de Fotografia. PT-CPF-CNF.
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
17/08/2022 11:04:12