Digital representation
Digital representation thumbnail

José Gouveia Gomes Junior

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/JGGJ
Title type
Atribuído
Date range
1924-07 Date is certain to 1969-12-27 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 3162 doc. fotográficos (negativos e positivos, vidro, película, papel, p/b, 24,7x17,2cm, 6,5x9cm e 7x12cm, gelatina e sal de prata, albumina)
Extents
13 Caixas
2 Álbuns
1,17 Metros lineares
Biography or history
José Gouveia Gomes Junior nasceu no Porto a 17 de Julho de 1909 e faleceu a 13 de Novembro de 2000, na mesma cidade. Aos doze ou treze anos, por altura do seu aniversário perguntaram-lhe o que ele mais desejava: uma máquina fotográfica ou uma bicicleta, ao que ele respondeu máquina fotográfica. A partir daí começou a fotografar. Entre os 19 e os 20 anos foi para a quinta da tia Aurora Gomes Macedo, em Arcã, Santa Marta de Penaguião, no Douro, curar-se de uma tuberculose, onde continuou a fotografar. A tia Aurora era professora primária e tinha um filho, o Manuel Macedo, com quem o José Gouveia sempre conviveu e considerou, até ao ponto de ambos virem a ser padrinhos do seu segundo filho, José Manuel. O primo Manuel Macedo é casado com Ana, uma tetra neta de Camilo Castelo Branco. Tiveram dois filhos e vivem no Brasil desde finais dos anos 50.

José Gouveia iniciou a sua actividade profissional como empregado de escritório na empresa CIDLA - Combustíveis Industriais e Domésticos (nacionalizada em 1975 ), atual Petrogal, onde trabalhou até se reformar. Aí conhece Aida da Silva Ribeiro com quem viria a casar a 26 de julho de 1936.

Aidinha como era conhecida e tratada pelos amigos e família era telefonista da CIDLA, filha de Teófilo Ribeiro, viúvo e chefe da Polícia de Segurança Pública, o qual foi aposentado compulsivamente por ser contra o regime do Salazar. Aidinha tinha um irmão mais novo, o Aníbal, com quem tinha uma relação muito próxima. José Gouveia e Aidinha tiveram dois filhos, Maria Zélia, que faleceu com seis anos de idade e José Manuel.

José Gouveia, nome que usava e por que era tratado, tinha um grupo de amigos, que ao longo do ano poupavam algum dinheiro, para no Verão, fazerem algumas excursões pelo país e pelo estrangeiro, nomeadamente Espanha e França. Esse gosto das excursões levaram-nos até a criar e a fazer parte de alguns Grupos Excursionistas, muito habituais naquela época, como "A Mocidade Vence" ou mesmo, enquanto Chefe de Pessoal da CIDLA, a pertencer ao Sindicato Nacional dos Empregados Viajantes e de Praça do Distrito do Porto.

Inicialmente, os escritórios e loja da CIDLA - Combustíveis Industriais e Domésticos, no Porto ficavam na Rua Fernandes Tomás, 704, e mais tarde mudaram-se para o Palácio Atlântico, na Praça D. João I. Tinha também um depósito e garagem de recolha em Lordelo do Ouro, junto à Fábrica de Lanifícios de Lordelo. Outra das suas paixões era o futebol, sendo um fervoroso adepto do Futebol Clube do Porto, de que era sócio e que acompanhava em todos os jogos.
Geographic name
Porto
Functions, ocupations and activities
Empregado de escritório
Internal structure/genealogy
José Gouveia Gomes Junior (17/7/1909 - 13/11/2000) era filho de José Gouveia Gomes, sapateiro e dono de uma sapataria, e de Zélia Bastos Gomes Gouveia, residentes na freguesia do Bonfim.

Em 1936 casou com Aida da Silva Ribeiro (19-12-1914), filha de Teófilo Ribeiro, viúvo e chefe da Polícia de Segurança Pública, e irmã de Aníbal Ribeiro.

José Gouveia e Aida tiveram dois filhos, Maria Zélia e José Manuel. Maria Zélia nasceu a 25 de maio de 1937 e faleceu com seis anos de idade, em março de 1943. José Manuel nasceu a 2 de abril de 1944.

Tinha inúmeros primos e tios, sendo os mais chegados a tia Aurora, irmã de sua mãe, a qual foi casada com o Sr. Macedo, de quem teve um filho, o Manuel Macedo.
Custodial history
A documentação esteve sempre na posse da família, tendo passado do autor para o seu filho José Manuel Gouveia Gomes.
Acquisition information
Documentação adquirida por doação de José Manuel Gouveia Gomes (filho do fotógrafo), em 2005 e 2010.
Scope and content
Estes documentos fotográficos documentam a vida de José Gouveia, desde os seus 15 e reúne fotografias suas, da família, dos amigos nos momentos que passavam juntos, nomeadamente dos passeios de domingo e das férias, reflectindo a vida pública e privada.

Nesses passeios José Gouveia fotografava os locais, edíficios, obras públicas e monumentos por onde passava, de norte a sul de Portugal, Espanha, nomeadamente a Galiza e algumas cidades de França.

Das paisagens do Douro às cidades de Lamego, Braga, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Guimarães, Porto, Aveira, Coimbra, Figueira da Foz, Fátima, Batalha, Nazaré a Lisboa. Hotéis termais (Palace Hotel da Curia, Hotel Palace do Bussaco, Hotel Astória, Coimbra), o desporto (canoagem no rio Douro, futebol, no âmbito do Futebol Clube do Porto, ping-pong e tiro, no âmbito das ativades da CIDLA), obras públicas, monumentos, paisagens, atividades agrícolas e excursões.
Arrangement
Os documentos encontram-se reunidos fisicamente em caixas e caixas/álbum, descritos a nível de conteúdo e ordenados cronologicamente, preservando assim o modo original como o autor os tinha ordenado e organizado.
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do Direitor de Serviço do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português (Pt)
Other finding aid
Inventário e catálogo em linha no DigitArq.
Alternative form available
O doador tem na sua posse os álbuns com as provas "vintage" realizadas pelo seu pai/autor.
Creation date
11/02/2008 00:00:00
Last modification
14/11/2022 14:55:04
Record not reviewed.