Nuno Calvet

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/NC
Title type
Atribuído
Date range
1967 Date is uncertain to 2007 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: x doc. fotográficos de 35mm, 6x6cm; Suporte: plástico-película; Polaridade: positivo. Cor: p/b e cor. Processo fotográfico: diapositivo cromogéneo
Producer
Calvet, Nuno
Biography or history
Nuno Calvet nasceu em 1932, em Oeiras. Aos 25 anos começou a interessar-se por fotografia e iniciou a sua prática mais aprofundada a partir de 1955, como amador. Paralelamente mantém a sua profissão enquanto técnico de som.

Participa em 1960 num concurso internacional de fotografia a preto e branco realizado pela revista inglesa “Photography”, onde ganha o 2º prémio. É forçado a interromper a sua actividade entre 1962 e 1966, como fotógrafo pois é vítima do furto do seu equipamento Leica. A partir de 1966 recomeça o seu trabalho com vista a uma profissionalização, situação que concretiza em 1969, incidindo no campo da fotografia comercial e documental. A partir daqui inicia um percurso de exploração da comunicação visual fotográfica sobre diversos temas e acontecimentos, com a exigência de um gosto mais pessoal, procurando uma visão da qual se sentisse intimamente identificado, passando a realizar e publicar trabalhos.

No ano de 1969 realiza o livro intitulado “Fotos Grafias”, em conjunto com o poeta Ary dos Santos, que é apreendido na altura pela PIDE, dias depois da sua apresentação ao público, sendo somente colocado em circulação livre a partir de Maio de 1974. Em 1971 faz um trabalho sobre o património cultural português em São Tomé e Príncipe. Faz uma recolha fotográfica de Moçambique e Angola no ano de 73. Desempenha o papel de repórter fotográfico no “Jornal Novo”, entre 1975 e 1977.

Também participou em mostras com os seus trabalhos, das quais se poderão destacar, a exposição de foto-jornalismo no Palácio Foz em 1977, exposição itinerante Fotografia Portuguesa da Década de 70 patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura.

Em 1978 faz dois trabalhos sobre as Comemorações do 8º Centenário dos Coutos de Alcobaça e toda a obra fotográfica para ilustrar o livro comemorativo do 1º Centenário do Nascimento do Poeta Teixeira de Pascoaes.

A partir de 1979 começa a orientar o seu trabalho para o campo editorial, realizando as encomendas solicitadas para as edições das Selecções do Reader´s Digest, Círculo de Leitores, Quetzal Editores, Editorial Verbo, Hugin Editores, entre outros.

Em 1981 foi convidade a expor em Florença e na Galeria Diafragma, em Milão. Em Janeiro de 1983 realiza na Fundação Calouste Gulbenkian uma exposição, com 60 fotografias sobre a terra/campo e as pessoas do Alentejo, denominada "Além terra", de que se destacam as mais antigas, 1971, dedicadas à figura humana.

Dos muitos livros publicados destacam-se livros, como "As Mais Belas Cidades de Portugal" (Verbo, Abril de 1997), "Os Mais Belos Palácios de Portugal" (Verbo, Abril de 1998), "As Mais Belas Igrejas de Portugal (Verbo, Abril de 1998), “Festas e Comeres do Povo Português II”, (Editora Verbo, Lisboa, 1999), em conjunto com Maria de Lourdes Modesto e Afonso Praça, "As Mais Belas Igrejas de Portugal" (Verbo, Abril, 2000) , os quatro volumes sobre os "Tesouros do Artesanato Português" (Verbo, 2001), "Além Terra - Viagem ao Alentejo (Intermezzo Audiovisuais, Março de 2005), "Contemporaneidade" (Lipor, Abril de 2009).

Faleceu a 4 de Outubro de 2023, em Viana do Alentejo, aos 91 anos."
Internal structure/genealogy
Nuno Eduardo Pereira de Sequeira Bramão Calvet da Costa
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Nuno Calvet, em 2007.
Scope and content
Estas fotografias foram realizadas no âmbito da atividade profissional do autor.

Apresenta imagens do património cultural (artístico, religioso, arqueológico, arquitectónico, etnográfico) incidindo sobre o Artesanato (Renda de bilros, Teares e Fiação, Cestaria, Tapeçaria, Olaria), Arte (Artes Decorativas), Tauromaquia, Festas tradicionais, Festas populares e romarias (Festas da Sr.ª da Agonia, Festas do Povo de Campo Maior), Interiores e Exteriores de Arquitectura religiosa (Santuários, Igrejas), Interiores e Exteriores de Monumentos (Palácios, Castelos), Ruínas arqueológicas.

Representa, também outras temáticas como a gastronomia, indústria, desporto, turismo, natureza, trabalhos e festas de campo, como as vindimas, alfaias e máquinas agrícolas, florestas, bosques e matas (mancha florestal do país), 1º Festival Ibérico de Dressage, provas de desportistas de cavalos. Mostra ainda várias localidades e regiões portuguesas como o Alentejo (paisagem, agricultura, trabalhos rurais, descortiçamento, artesãos, aspectos urbanos, eventos, gente, panoramas, paisagem, arte popular, arqueologia, trabalhos agrícolas, fauna e flora), Golegã, Alter do chão, Barragem St. Clara, Cabo Sardão, Praia Zambuja, Rio Mira, Castelo de Vide, Mourão, Monsaraz, Santo Aleixo da Restauração, Évora, Odemira, Marvão, Vila Nova de Mil Fontes, Campo Maior, Barragem do Alvito, Crato, Portalegre (Museu José Régio), Elvas, Estremoz, Beja, Niza, Cascais, Óbidos, Leiria, Sintra, Coimbra, Figueira da Foz, Santarém, Piódão, Algarve (Tavira, Monchique), Bragança, Freixo de Espada à Cinta, Porto, Guimarães, Amarante, Miranda do Douro, Rio de Onor, Chaves, Abrantes, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Faro, Lisboa, Porto de Lisboa, Alenquer, Mafra, Malveira, Peniche, Madeira (compreendendo aspectos paisagísticos, urbanos, artesanais), Açores (Festas do Espírito Santo), Vila do Conde, Trás-os-Montes, Douro e Alto-Douro, Gerês e documenta ainda viagens que fez a Itália, Barcelona, Veneza e Florença.
Documental tradition
Original
Arrangement
Classificação dos documentos em categorias seguindo a organicidade do conjunto de acordo com a ordem e classificação que o produtor estabeleceu: por processo fotográfico, correspondendo cada processo fotográfico a uma séries. Cada série está organizada em unidades de instalação, de acordo com as temáticas determinadas pelo autor, que muitas vezes correspondem aos trabalhos de encomenda, com ordenação numérica sequencial e cronológica.
Access restrictions
Documentação acessível ao público mas que aguarda tratamento.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário (em papel) disponível no Centro Português de Fotografia.
Publication notes
CALVET, Nuno; Além Terra - 60 fotografias de Nuno Calvet - Viagem ao Alentejo; Intermezzo Audiovisuais, Lda. ISBN 972-98950-2-3, Março de 2005;
CALVET, Nuno; Contemporaneidade; Lipor, Abril de 2009.
Creation date
22/07/2011 00:00:00
Last modification
06/11/2023 11:37:17
Record not reviewed.