Digital representation
Digital representation thumbnail

Ruben Garcia

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/RUB
Title type
Atribuído
Date range
1928-07 Date is certain to 1951 Date is certain
Prominent dates
Predominantemente anos 20 a 50.
Dimension and support
2921 doc. fotográficos (negativos e positivos, vidro, película, p/b, 4,5x10,7cm, 6x13cm, 9x12cm, 13x18cm, 35mm, gelatina e sais de prata), c. de 353 monografias e periódicos e diverso equipamento fotográfico
Extents
1,2 Metros lineares
8 Caixas
Biography or history
Ruben Garcia, nasceu em Sintra em 31 de dezembro de 1903 e faleceu em Lisboa em 1993.

Fotografou desde os vinte anos. Após, em 1928, ter terminado o curso de engenheiro eletrotécnico, no Instituto Superior Técnico (IST), iniciou funções de Assistente em março de 1929.

Nesse mesmo ano candidata-se ao curso de engenharia naval, na Escola Régia de Engenharia Naval de Génova, em Itália, após ter ganho uma bolsa de estudo da Armada Portuguesa, conjuntamente com o seu colega e amigo Acúrcio Araújo.

Começou a sua carreira militar por, em outubro de 1929 integrar a Direção das Construções Navais da Armada, com a fiscalização de submersíveis em Inglaterra.

Com a atribuição da bolsa de estudos e a eminente ida para Itália, Ruben Garcia casa, em outubro desse ano, com Maria Luísa Matos Freitas. Acompanhados pela mãe de Ruben, Cecília Marques Granja, partem para Génova muito próximo do Natal.

Aí, estuda e vive até 1933. Contudo, o tirocínio não é realizado em Itália por força dos movimentos fascistas e a chegada ao poder de Mussolini.

Em outubro de 1933, Ruben Garcia é integrado na Missão Naval Portuguesa, a decorrer em Inglaterra, conjuntamente com o seu amigo, 1º tenente Acúrcio Araújo, onde começam o tirocínio de engenharia naval. Desta missão fazem, também, parte o 2º tenente Fernando Pereira e o capitão-tentente João Moreira.

Esta missão é realizada no âmbito do Programa "Magalhães Correia" para a construção dos três submersíveis Delfim, Espadarte e Golfinho, por contratos assinados com a empresa Vickers-Armstrong.

Em novembro de 1934 é promovido a 2º tenente engenheiro-construtor naval. Entre 1941 e 1951 faz parte da Direção do Ensino Técnico, ano após o que é desligado do quadro e passa a reserva para comissão especial.

Foi professor catedrático do Curso Geral Preparatório da Escola do Exército e 1º Assistente do Instituto Superior Técnico.

Termina a carreira militar como 1º tenente engenheiro-construtor naval.

No pós-guerra mundial, em 1949, Ruben Garcia e Maria Luísa recebem em sua casa Erika, a filha de um casal austriaco que trabalhava para a Cáritas, no projeto de acolhimento de crianças refugiadas. Nos três meses que os pais passaram em Portugal Erika viveu com o casal e desenvolveram uma amizade tal que Erika, autorizada pelos pais, passou a dividir a vida entre Aústria e Portugal. Entre os seus 14 e 20 anos, por força dos estudos, passou a viver definitivamente em Lisboa, com o casal, que a "adotou".

Nesta fase da vida Ruben Garcia divide a sua atividade profissional entre o Instituto Superior Técnico e como consultor em empresas como a SEMEA, a Caterpillar, a S.T.E.T. e a Tecnal.

Só em 1973, com 70 anos, e por força de um acidente, por atropelamento deixa de trabalhar. Contudo, a sua atividade na Tecnal, como agente oficial, em Portugal para a área técnica das patentes, mantém-se fazendo todo o trabalho a partir de casa. A Tecnal distava poucos metros da sua residência.
Functions, ocupations and activities
Engenheiro eletrotécnico, engenheiro-construtor naval, militar, professor catedrático
Acquisition information
Documentação aquirida por doação de Emília Alves em 2001 e 2011.
Scope and content
O acervo é constituído por fotografias, da autoria de Ruben Garcia que reflectem a sua vida pública e privada.



As fotografias representam viagens efectuadas por Ruben Garcia em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente a Espanha, França, Itália, Suíça, Alemanha e Inglaterra.



Contém retratos de família, amigos e colegas de curso e de trabalho (quer na área de engenharia eletrotécnica quer de engenharai naval), paisagens, monumentos e ensaios fotográficos.



Este conjunto veio acompanhado de monografias e periódicos de fotografia, equipamento fotográfico e produtos químicos de revelação.
Arrangement
Os documentos encontram-se reunidos fisicamente em caixas, descritos a nível de conteúdo e ordenados cronologicamente (salvo pontuais exepções foi sempre mantida a ordem original de produção ou acumulação, ou de arquivagem, tal como foram recebidos da doadora).
Access restrictions
Documentação acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade e à legislação sobre os direitos de autor. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Catálogo (digital) Digitarq (base de dados de descrição arquivístiva).
Creation date
12/02/2008 00:00:00
Last modification
27/02/2014 12:55:29
Record not reviewed.