Colecção Alcídia e Luís Viegas Belchior

Description level
Subcollection Subcollection
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB
Title type
Atribuído
Date range
1840 Date is certain to 1999 Date is certain
Dimension and support
Dimensão: 4688 fotografias distribuídas por 1 Sub-subcoleção (com 163 fotografias), 133 unidades de instalação (álbuns, livros e outros com 3813 fotografias) e 712 documentos simples, 20x27,5cm, 24,5x32,3cm, 33,2x25,8cm, entre outras; Suporte: vidro, papel e metal; Polaridade: positivos; Cor: p/b e cor; Processos fotográficos: daguerreótipo, albumina, papel salgado, fototipia e cianotipia.
Extents
41 Álbuns
4 Livros
88 Outros
Producer
.
Custodial history
A coleção foi coligida por Francisco José de Brito Belchior, livreiro e antiquário, durante mais de 10 anos, que designou de "Uma paixão portugues". O seu intuito foi de colmatar as lacunas de uma colecção fotográfica portuguesa, através da compra de fotografias de colecções particulares, 4 livros com imagens, algumas públicações períódicas raras e 41 álbuns fotográficos adquiridos em leilões na Europa e nos Estados Unidos.

Aquando da venda, uma das "exigências" do colecionador é que a coleção se designasse por Alcídia e Luís Viegas Belchior, em homenagem a seus pais, e fosse integrada na Colecção Nacional de Fotografia, mantendo-se contudo como um núcleo individualizado e autónomo, de forma a preservar a sua unidade de proveniência.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com o patrocínio do Banco BPI e de Hipermercados Continente S.A, sendo que das cláusulas do contrato compete ao CPF identificar as imagens, nas exposições em que figurarem, como pertencentes à Colecção Alcídia e Luís Viegas Belchior, assim como identificar o patrocínio do Banco BPI e de Hipermercados Continente S.A..
Scope and content
Esta colecção é constituída por imagens de vistas panorâmicas, paisagens de Portugal com aspectos de carácter social e regional, monumentos (imagens avulsas da Revista Pittoresca e Descripitiva de Portugal com vistas Photographicas, de Joaquim Possidónio Narciso da Silva), interiores, retratos individuais e de grupo (perfis artísticos de A. Fillon e outros, personalidades e álbuns de família), construções de pontes (D. Maria Pia, Porto), caminhos de ferro (da Beira Alta, do Vale do Vouga, do Douro, de Mossamedes), Companhias Reunidas Gaz e Electricidade (montagem da linha do Vale do Tejo), touradas, exposições (Exposição Pecuária Nacional, em 1888, Exposition Universelle d’Anvers, entre outras), África Ocidental (Álbum Fotográfico e Descritivo, de Cunha Moraes), colónias portuguesas (principalmente Angola e Moçambique), Álbum de Lisboa, de L. A. Lemaire de Ternantes (o fotógrafo que acompanhou D. Estefânia, quando veio a Portugal), o qual constitui o levantamento fotográfico mais antigo da cidade de Lisboa, realizado em Maio de 1858. Refira-se também a existência dos 8 volumes de A Arte e Natureza em Portugal, de Emílio Biel & C.ª.

Nesta colecção encontram-se documentos de extrema raridade e muitas fotografias inéditas, assim como os mais reconhecidos fotógrafos estrangeiros que se fixaram em Portugal, ou que por cá passaram em missões fotográficas.
Arrangement
Classificação de acordo com a possível organicidade subjacente à produção/juntar dos documentos. Ordenação numérica sequencial.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Listas, inventário e catálogo digital disponível no DigitArq.
Creation date
12/02/2008 00:00:00
Last modification
21/12/2021 11:20:03
Record not reviewed.