Digital representation
Digital representation thumbnail

Manuel Pinheiro da Rocha

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/CPF/MPR
Title type
Atribuído
Date range
1930 Date is uncertain to 1969 Date is uncertain
Dimension and support
Dimensão: 5.062 documentos dos quais 5.045 fotografias, Formato: 6x6cm, 9x6cm, 9x12cm, entre outros. Suporte: Plástico, vidro e papel. Polaridade: negativos e positivos. Cor: p/b. Processo Fotográfico: gelatina e sais de prata. Há também 1 filme de 35 mm e 1 cassete de vídeo.
Extents
412 Envelopes
2 Outros
Biography or history
Manuel Pinheiro da Rocha nasceu em Britiande, Lamego, a 4 de Setembro de 1893 e faleceu no Porto, a 20 de Novembro de 1973. Filho de Narciso Pinheiro da Rocha, proveniente da 2ª geração de alfaiates em Britiande, e Maria Cândida, natural de Cambres. O casal teve quatro filhos, Manuel, Genésio, José e Bernardo. Narciso transmitiu aos filhos a arte da alfaiataria.

“Aos 18 anos, Manuel sentiu necessidade de se afirmar longe do pai, e muda-se para o Porto. Trabalhou, durante algum tempo, na alfaiataria Amieiro onde, aos 22 anos, já era contramestre. Ali conheceu a modista Lucinda de Jesus, com quem veio a casar, aos 25 anos. Pouco mais de um ano depois, a peste bubónica levou-lhe a mulher”, tendo este entregue o filho de meses, Fernando, ao cuidados dos pais, em Britiande. Mais tarde, conhece Margarida Silva, com quem casa e com quem dividirá as suas paixões até morrer.

Em 1919 fundou a sua alfaiataria, na Rua de Santa Catarina. Foi Pinheiro da Rocha o promotor do primeiro filme publicitário intitulado "A Pedra", o qual publicitava o seu atelier de alfaiataria - "Pinheiro da Rocha -. O filme foi produzido pela "Lisboa Film", era exibido nos principais cinemas pela agência "Belarte", do seu amigo Alexandre Tavares da Fonseca, o qual teve colaboração de Pinheiro da Rocha na imagem. Este filmes faz parte do fundo doado ao Centro Português de Fotografia.

Em meados de 1936, já com os estudos secundários concluídos, Manuel Pinheiro da Rocha vai a Lamego buscar o filho, agora com 17 anos, para o introduzir no negócio da família.

A Alfaiataria Pinheiro da Rocha situava-se no sobrado do nº 120, onde no rés-do-chão estava a Casa Alvão e Cª. Foi por influência de Domingos Alvão que Manuel Pinheiro da Rocha começou a ganhar gosto pela fotografia. Montou um laboratório fotográfico na sua oficina, onde durante a noite trabalhava na sua nova actividade. Assinou revistas estrangeiras da especialidade e estudou francês, para poder adquirir os conhecimentos científicos e técnicos que essas publicações apresentavam na área da fotografia."Na fotografia, [o meu pai] era primoroso, um génio. Tinha as melhores lentes, pois dizia que a máquina estava o fotógrafo como o pincel para o pintor".

Manuel Pinheiro da Rocha pertenceu ao Grémio Português de Fotografia, a que chegou a presidir e foi um dos sócios fundadores da Associação Fotográfica do Porto, conjuntamente com Fernando Aroso, João da Costa Leite, António Mendes, Platão Mendes, Dr. Pinto Miranda, J. Viana Jorge, Manuel de Oliveira e Jorge Henriques.

Do seu círculo de convivas faziam ainda parte o mestre agostinho Salgado, o escultor Teixeira Lopes e os pintores Joaquim Lopes, Acácio Lino, Jaime Isidoro e António Fernandes. Com este último costumava fazer incursões de trabalho, um pintando e outro fotogrando, nomeadamente a Ribeira do Porto, que ambos adoravam retratar.

Esta paixão pela fotografia levou-o a participar em diversas exposições fotográficas quer nos salões nacionais quer em Paris, Milão, Turim, Madrid, Londres, Bruxelas e nos Estados Unidos da América, ganhando alguns prémios. É refenciando como doador de uma obra no catálogo da "Grande Exposição dos Artistas Portugueses", onde os trabalhos doados foram leiloados para recolha de fundos com vista à construção dos monumentos a Silva Porto, Henrique Pousão e Artur Loureiro. Outros fotógrafos participantes desta exposição foram Domingos alvão e Álvaro Cardoso Azevedo, da Casa Alvão e Cª.

Individualmente, expos em 1953, na Galeria António Carneiro, 65 trabalhos, em 1956, no Clube de Lamego, 75 trabalhos e em 1962, na Sociedade de Belas Artes, em Lisboa, 93 trabalhos. O produto da venda dos trabalhos desta exposição foi a favor da Casa de Repouso dos Alfaiates de Portugal, de quem era sócio número 1.

Colaborou com a Casa Regional Beira Douro, na realização do seu boletim, com fotografias que muitas vezes ilustraram a primeira página e com a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, com imagens de Lamego e de toda a região.

Em 1961, terá acompanhado o conhecido cineasta, do filme "O Leão da Estrela", Arthur Duarte e João Moreira na captação das imagens para o documentário "Barqueiros do Douro", fixando em fotografia quer os barqueiros dos rabelos quer a equipa de filmagem.

Participou, também, com três fotografias no livro "Porto Capital do Norte - Origem de Portugal", com direcção artística do Dr. Frederic P.Marjay e edição da Livraria Bertrand, em 1963.

Pinheiro da Rocha foi também colaborador assíduo da revista "Movimento sobre cinema" e desde 1955 colaborador da revista "Vestir", onde assinou diversos artigos.
Geographic name
Britiande, Lamego
Functions, ocupations and activities
Alfaiate e fotógrafo amador.
Internal structure/genealogy
Manuel Pinheiro da Rocha nasceu em Britiande, Lamego, a 4 de Setembro de 1893 e faleceu no Porto, a 20 de Novembro de 1973.

Filho de Narciso Pinheiro da Rocha e Maria Cândida e irmão de Genésio (?), José (1906) e Bernardo (?).

Em 1918 casou com Maria Lucinda, costureira. Deste casamento nasceu em 1919 Fernando Pinheiro da Rocha. Após 12 anos de viuvez, em 1931 casou com Margarida Ferreira Neves. Deste casamento não houve filhos.
Custodial history
O arquivo do artista-fotografo Manuel Pinheiro da Rocha esteve na sua posse até à sua morte, em 1973, o qual passou por herança para o seu filho Fernando Pinheiro da Rocha, o qual em 2004 doou a parte deste arquivo - o arquivo fotográfico - ao CPF.
Acquisition information
Documentação depositada por Viana Bastos, em representação da família, no Centro Português de Fotografia em 2002, e posteriormente doada (através da entrega de uma carta)por Fernando Pinheiro da Rocha (filho do fotógrafo), em 2004.

A prova de bromóleo foi integrada na Coleção Nacional de Fotografia, em 2004, atento o fato de representar uma linha estética e um processo de impressão não representado na coleção.
Scope and content
Âmbito: Documentos produzidos e acumulados no âmbito da atividade de fotógrafo amador.

Conteúdo: As fotografias pertencentes a este fundo ilustram localidades portuguesas, principalmente o Porto (as suas ruas, edifícios, cantos e as suas gentes), Lamego e arredores (Melcões, Unhaca, Amarante, Aregos, Caldelas, Régua, Castro Daire, Viseu e Vidago), com especial predominância para as paisagens, as gentes e os acontecimentos de Britiande, sua terra natal.

Há também as fotografias das excursões quer fotográficas, de família, com os amigos (os Melo de Britiande, o Padre Maia, o Severiano) ou com a Casa Regional Beira-Douro ou os Alfaiates a outros locais como Trancoso, Castelo Rodrigo, Freixo de Espada-à-Cinta, Barcelos, Azurara, Caniçada, no Gerês, Guimarães, Santo Tirso, Leça da Palmeira, Leça do Balio, Lamas da Feira, Aveiro, Figueira da Foz, Mira Lamas da Feira, Lisboa, Évora, Tomar e localidades estrangeiras (Madrid, Paris e Londres).

As fotografias destas localidades são apresentadas em forma de reportagem de acontecimentos, como por exemplo, a Exposição do Mundo Português, a homenagem a Aquilino Ribeiro, a inuguração da Casa do Povo de Britiande ou a inauguração da electricidade em Britiande, a tomada de posse do Governador Civil de Viseu, a visita do Bispo de Lamego a Britiande, a procissão de Pentecostes na Sé do Porto, outras procissões e exercícios militares. Há ainda muitos retratos de família, amigos e algumas figuras públicas nas mais variadas ocasiões, como festas de casamento e de comunhão.

Existe 1 filme de 35 mm, bem como uma cassete de vídeo, do filme/publicitário "A pedra", relativo à sua alfaitaria.
Arrangement
Ordenação numérica sequencial e tipológica atendendo ao tipo de documentos fotográficos (para efeitos de arquivo), mantendo-se a organização do produtor/autor.
Access restrictions
Parte da documentação acessível, com excepção do constante do artº 79º do Código Civil.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos e o fim a que se destina a reprodução, com as exepção previstas no artº 79º do Código Civil.

A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, das opções disponíveis.
Language of the material
Português
Other finding aid
Inventário disponível em formato "pdf" na Unidade Infromativa/Biblioteca Pedro Miguel Frade do CPF.
Related material
Relação completiva: Parte da documentação fotográfica e a documentação deste espólio constituída por livros, notas e desenhos relativos à alfaiataria encontra-se ainda na posse da família;

Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existe 1 documento fotográfico na coleção PT/CPF/CNF/002358, onde foi integrado
Creation date
25/07/2011 00:00:00
Last modification
03/10/2023 09:43:18