Digital representation
Digital representation thumbnail

Lisboa

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000287
Title type
Formal
Date range
1956 Date is certain to 1956 Date is certain
Prominent dates
1956
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 40,5x30,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Gérard Castello-Lopes (1925-2011)



Nasceu em Vichy em 1925. Viveu em Lisboa, Cascais e Estrasburgo, onde fez parte do Corpo Diplomático da Missão Permanente de Portugal junto do Conselho da Europa. Mais tarde, fixou residência em Paris. Licenciado em Economia pelo I.S.C.E.F. de Lisboa, foi ainda profissional de cinema, fotógrafo, crítico, membro fundador do Centro Português de Cinema e membro do Conselho Consultivo da Culturgest. Gerente de uma sociedade no campo do audiovisual, dedica-se à fotografia a partir de 1956. Em 1962 foi assistente de realização do filme português "Os Pássaros de Asas Cortadas" e levou a cabo a encenação de duas óperas realizadas pelo Grupo Experimental de Ópera de Câmara, subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Foi também coautor e assistente d

e produção e realização, juntamente com Fernando Lopes e Nuno Bragança, da curta-metragem "Nacionalidade: Português" (1970). Entre 1991 a 1993 foi Presidente do Júri do Instituto Português de Cinema.

A sua formação como fotógrafo foi a de um autoditacta. Como quase todos os outros fotógrafos dessa época, a sua aprendizagem não foi escolar (não havia cursos de fotografia) e baseou-se por um lado, numa natural pulsão de representar a realidade, por outro, num intenso interesse pelas outras artes plásticas ou representacionais como a pintura, a escultura, o cinema e a própria fotografia. Seguiu de perto as pisadas de Henri Cartier-Bresson (1908-2004) que sempre considerou o seu mestre e a sua maior referência. Apesar de ter cultivado desde meados da década de 50 a atividade como fotógrafo, o seu trabalho só viria a chegar ao reconhecimento do público no inicio da década de 80, por via da primeira exposição individual e retrospetiva que a Galeria Ether (dinamizada pelo investigador António Sena) promoveu em Lisboa, intitulada Fotografias de 1956 a 1982.



Publicou fotografias suas em várias revistas e livros, tendo sido igualmente autor de alguns livros: "Perto da Vista" ed. IN/CM (Lisboa), "Insignificâncias" ed. Fundação Calouste Gulbenkian, "Lorelei" em colaboração com Miguel Esteves Cardoso, ed. Porto Editora, "Em Demanda de Moura" e "Giraldomachias" em colaboração com Vasco Graça Moura, ed. Quetzal/Casa Fernando Pessoa (Lisboa).

Foi ainda crítico de cinema na revista “O Tempo e o Modo” (1964/1966) e colaborador em diversos órgãos da imprensa portuguesa, como “A Tarde” e o “Semanário” (1982/1984). Várias imagens suas serviram de capas de livros portugueses, belgas, franceses, espanhóis, catalães, ingleses e alemães.

Morreu aos 85 anos, em Paris, em 2011.







Exposições Individuais:

1982. Retrospetiva: Fotografias de 1956 a 1982. Galeria Ether, Lisboa. (catálogo)

1985. Insignificâncias. Encontros de Fotografia de Coimbra.

1986. Insignificâncias (nova versão). Centro de Arte Moderna, Fundação Calouste Gulbenkian.

1988. Insignificâncias. Cooperativa Árvore. Porto

1989. Uma fotografia. Galeria Ether. Lisboa. (catálogo)

1994. Photographie. Centro Cultural Gulbenkian Paris. (catálogo)

1996. Simulacro e Tromp l’Oeil. Museu Gulbenkian, Lisboa. (catálogo)

1997. Espant’homens. Celeiro da Fundação de Serralves, Porto. 10 Anos do projeto “Arte Efémera na Paisagem”. (catálogo)

1997. No quadro do “Festival de l’Image de la Ville du Mans”, exposição individual na Galerie du Pilier Rouge. (catálogo)

1998. From people to Paradox. Juan Carlos Center da New York University. Exposição realizada sob a égide do Instituto Camões e dos serviços Culturais da Embaixada de Portugal em Washington.

1998. Lisbonne d’un Autre Temps. (“Lisboa de Outras Eras”). Théatre Molière-Maison de la Poésie – Paris.

1999. Gérard Castello Lopes Photographs. Carpenter Center for the Visual Arts, (Harvard University) Cambridge MA. EUA. Exposição realizada sob a égide do Instituto Camões e dos Serviços Culturais da Embaixada de Portugal em Washington.

1999. From People to Paradox: The Photographs of Gérard Castello Lopes”. University of California, Berkley Art Museum-Pacific Film Archive. Exposição realizada sob a égide do Instituto Camões e dos Serviços Culturais da Embaixada de Portugal em Washington.

1999. Espant’Homens. Centro Cultural de Malaposta, Olival Basto, no quadro da Bienal de Fotografia de Vila.

1999. Antes e Depois. FNAC-Colombo (Lisboa) e FNAC (Porto).

1999. “Em Demanda de Moura” e “Giraldomachias”- exposição conjunta sobre e com poemas de Vasco Graça Moura na Casa Fernando Pessoa (Lisboa).

2000. Avant et Aprés. Café Littéraire de la FNAC – Salon du Livre, Paris.

2000.Images, Photo-Poésie. Bibliothèque Municipale de Brive-la-Gaillarde (França).

2000. (In)Temporalidades. 1ª Bienal de fotografia de Cascais. Casa do Exilio-Estoril. (catálogo)

2000.Rumor de Água. Galeria Módulo, Centro Difusor de Arte. Lisboa.

2000.Le Portugal. Cité du Livre de Aix-en-Provence em homenagem a Antonio Tabucchi.

2000. Visages et Images du Portugal. Brive-la-Gaillarde, França.

2001. Memória de Monsaraz. Organizado pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz. Igreja de S. Tiago, Monsaraz.

2001. David. Organizada pelo Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa.

2004. Oui/Non. Centro Cultural de Belém.





Publicações (seleção):

1961. Primeira publicação de uma fotografia in “Photography Yearbook” ed. Condé Nast, Londres.

1971. Publicação de um portfolio in “A Portuguese Rural Society” de José Cutileiro, ed. Clarendon Press, Oxford.

1984. Perto da Vista. Primeiro livro de fotografias, ed. Imprensa Nacional / Casa da Moeda, design de António Sena (Ether), impressão da Litografia Tejo. Lisboa.

1986. Insignificâncias. Livro-catálogo da exposição no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, prefácio do Fernando Gil, ed. Gulbenkian, Lisboa.

1988. Publicação in “Lisbonne”, ed. Autrement. Revue (Paris)

1989. Lorelei. Livro de fotografias de esculturas de João Cutileiro. Ed. Porto Editora, Porto.

1994. Doze fotografias inéditas in “Colóquio Letras”, Lisboa.

1999. Revista Photographers Internacional de Taipei, Taiwan.

Acquisition information
Foi objeto de aquisição por compra pelo Centro Português de Fotografia ao autor em 1998.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 02, Gaveta 05
Language of the material
Português
Creation date
15/05/2008 00:00:00
Last modification
05/09/2016 10:58:57