Digital representation
Digital representation thumbnail

"XXVII - Rua Tenente Valadim; Canidelo, 28 de Abril de 1998; Concelho de Gaia, Neg. 521"

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000336
Title type
Formal
Date range
1998-04-28 Date is certain to 1998-04-28 Date is certain
Prominent dates
1998
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 30,6x40,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Paulo Catrica (1965)



Carlos Paulo Henriques Catrica da Silva nasceu em S. Sebastião da Pedreira, Lisboa, em 1965. Começou por estudar Fotografia no Ar.Co em 1985 e licenciou-se mais tarde em História pela Universidade Lusíada. Frequentou o Goldsmith’s College de Londres onde viria a concluir o mestrado em Imagem e Comunicação no ano de 1997 e frequentou também o programa de doutoramento em “Estudos de Fotografia” na Universidade de Westminster em Londres. Ao longo da sua carreira trabalhou como operador de câmara, assistente de realização, realizador de vídeo para televisão, fotógrafo freelancer e professor de fotografia.

Expõe e publica regularmente em Portugal e no estrangeiro desde 1997. Tem também vários livros editados, entre os quais “Periferias” (1998), resultante de uma exposição homónima nas instalações do Centro Português de Fotografia, "You are Here" (2003), “Uma cidade de Futebol” (2004) e “Liceus” (2005)", apenas para citar alguns exemplos.

Revelando notável interesse pela história da fotografia e pelo seu ensino, Paulo Catrica fotografa essencialmente paisagem urbana, inicialmente a preto e branco e, mais recentemente, a cor e grandes formatos. Atualemente é um dos nomes de destaque no panorama fotográfico português e a sua obra tem sido divulgada através de exposições individuais e coletivas patentes em países como a Alemanha, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Grã-Bretanha e República Checa. Vive actualmente entre Londres e Lisboa e o seu trabalho encontra-se representado, não só na Colecção Nacional de Fotografia, mas também no Museu de Londres, no National Monuments Record em Inglaterra, no Centro de Artes Visuais de Coimbra e no Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa.
Functions, ocupations and activities
Professor, fotógrafo
Acquisition information
Faz parte do portfolio "Periferias", com 30 imagens, tendo sido objeto de uma encomenda direta do Centro Português de Fotografia ao autor.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 03, Gaveta 02
Language of the material
Português
Creation date
14/05/2008 00:00:00
Last modification
22/12/2021 09:20:28