Digital representation
Digital representation thumbnail

Mondego 94, Coimbra

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000343
Title type
Formal
Date range
1994 Date is certain to 1994 Date is certain
Prominent dates
1994
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 30,6x40,4cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Pierre Devin (1946)



Pierre Devin nasceu em Valenciennes, Nord (França), em 1946. Ornitólogo e fotógrafo assume que as grandes paixões da sua vida são a família, a fotografia e o meio ambiente. As primeiras imagens que registou foram precisamente de animais no seu habitat natural. Pai de três filhos e avô de cinco netos, transmitiu às gerações mais novas o interesse pelos animais e o respeito pela natureza. Fundador e diretor durante anos do Centre Regional de la Photographie Nord-Pas-de-Calais, em França, envolveu-se pessoalmente neste projeto procurando criar uma identidade artística e cultural que promovesse os valores das convicções cívicas e o apego a um território, tendo como objetivo principal a inserção da arte no coração da cidade e a luta contra a segregação cultural. O apoio à criação, a difusão, a formação, a edição e gestão de uma coleção de fotografia tiveram por isso um papel de destaque nas atividades da instituição. Desde 1987 que Pierre Devin tem promovido igualmente a Missão Fotográfica Transmanche, como forma de questionar publicamente a construção europeia através do apelo a autores de todas as origens para formar um corpus revelador na criação fotográfica contemporânea. Foi responsável pela edição de muitos cadernos com o mesmo título, designadamente Josef Koudelka (Panorâmicas), Bernard Plossu (Paris-Londres-Paris), Lewis Baltz (Ronde de Nuit), entre outros, num total de 25 cadernos Transmanche. Colaborou ainda na edição de outros títulos de outras coleções idealizadas e realizadas pelo Centre Regional de la Photographie Nord-Pas-de-Calais, designadamente Marc Trivier, Arno Fischer (Berlin 1943-1990), Dityvon, Fotografias da École Biblique e Archéologique Française de Jerusalem, entre outros. Para além de ter comissariado várias exposições de âmbito internacional, Pierre Devin é também autor de textos críticos e artigos históricos. Tem promovido inúmeros workshops de fotografia dirigidos a crianças, delinquentes e prisioneiros, tanto na França como em outros países, como México e Brasil, e também em campos de refugiados Palestinos, na Palestina e Jordânia. As suas áreas de interesse têm-no levado a levantar questões sobre a paisagem (Thiérache, India do Sul, Rio Mondego), a era pós industrial (Ligne de Frature, Cinq Jours à Bakou), a cidade (Dunkerque, Amman, Recife), a relação entre a fotografia com a literatura (Giono, Alma Gêmea, realizado com o poeta francês Dominique Sampiero), o cinema (Le Journal de Brooklin, Nordeste) e a escultura (Carpaux, Dejonghe), com livros publicados em diversos países e as suas fotografias representadas em diferentes coleções. Atualmente continua a participar em exposições fotográficas internacionais e a redigir críticas e artigos históricos.
Acquisition information
Adquirida por compra ao autor em 1999.
Scope and content
Faz parte do portfolio do autor sobre o Vale do Mondego.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 09
Language of the material
Português
Creation date
15/05/2008 00:00:00
Last modification
06/09/2016 11:34:05