Digital representation
Digital representation thumbnail

Algés, Portugal

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000393
Title type
Formal
Date range
1998 Date is certain to 1998 Date is certain
Prominent dates
1998
Dimension and support
Positivo, papel, cor, 80,0x80,0cm, cromógenea
Biography or history
António Júlio Duarte (1965)



Nasceu em Lisboa em 1965 e é nessa cidade que habitualmente trabalha. Formou-se em fotografia na AR.CO, em Lisboa, e foi colaborador do jornal “Expresso”, antes de ingressar em “O Público”, em 1990, jornal diário onde ficaria cerca de dez anos. Desde 1992 acumula o cargo de professor do Curso de Fotografia Avançada no AR.CO, escola onde se formara em Fotografia.

Nesses primeiros anos candidata-se a concursos e ganha alguns prémios: Bienal de Vila Franca de Xira, 1989, Menção honrosa em 1991; Kodak Award, 1990; bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian para realização de um projecto no Royal College of Art, Londres, 1991.

Desde cedo António Júlio Duarte aliou um sentido aparentemente documental ao significado mais complexo das vertentes culturais e sociais que explicam as interpretações que esta sua fotografia, assumidamente de autor, solicita.

Participa em diversas exposições colectivas e expõe individualmente em vários locais em Portugal – no Centro Português de Fotografia (Porto), na Culturgest Lisboa, (“Lotus”), no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, nos Encontros da Imagem de Braga, no Centro das Artes, em Caldas da Rainha, (“Agosto”) – e no exterior (Bélgica, Espanha, França, Cuba, China, Japão, Macau, Brasil, entre outros).

Encontra-se representado em diversas colecções (seleção): Colecção Nacional de Fotografia / C.P.F., Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Musée de la Photographie, Charleroi, Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, Fundação Portuguesa das Comunicações, Encontros da Imagem / Museu da Imagem, Encontros de Fotografia de Coimbra / Centro de Artes Visuais, Fundação e Museu do Oriente, Fundação Carmona e Costa, Fundació Foto Colectania, Colecção BES Art, Colecção de Fotografia Américo Marques, Colección Madrid Foto e Fundação EDP.

É também autor de vários livros de fotografia: East West (1995), Peepshow (1999), Lotus (2001), Agosto (2001) e Jesus Never Fails (2008).
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Acquisition information
Faz parte do portfolio "Festa Africana", do qual o CPF detém 9 imagens, tendo sido objeto de aquisição por compra pelo Centro Português de Fotografia ao autor em 1998.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Estante 10, Prateleira 19
Language of the material
Português
Creation date
14/05/2008 00:00:00
Last modification
07/09/2016 11:15:02