Digital representation
Digital representation thumbnail

Braga, Portugal

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000474
Title type
Formal
Date range
1998 Date is certain to 1998 Date is certain
Prominent dates
1998
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 50,5x40,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Bruce Gilden (1946)

Nasceu a 6 de outubro de 1946, em Nova Iorque, onde vive e trabalha. A infância de Bruce Gilden em Brooklyn dotou-o de um olhar incisivo para a observação de comportamentos e costumes urbanos. Estudou sociologia, mas o seu interesse pela fotografia cresceu quando viu o filme de Michelangelo Antonioni, Blow-Up. Passaria a frequentar em regime noturno as aulas de fotografia na New York School of Visual Arts.

A sua curiosidade por personagens fortes e peculiaridades tem estado presente desde o início de sua carreira. O seu primeiro grande projeto, no qual trabalhou até 1986, desenvolveu-se em Coney Island, e teve como foco a intimidade do sensual, corpos gordos ou magros à vista por toda a lendária praia de Nova Iorque. Durante esses primeiros anos, Gilden também fotografou o famoso festival Mardi Gras em Nova Orleães. Fascinado por lugares associados ao vudu, com os seus ritos e crenças, parte para o Haiti em 1984. O livro daí resultante, intitulado Haiti, foi publicado em 1996.

Em junho de 1998 Gilden passa a integrar a famosa agência Magnum. Nessa altura decide retornar às suas raízes e faz uma nova abordagem dos espaços urbanos, especificamente nas ruas de Nova Iorque, onde já tinha estado a trabalhar desde 1981. Esse trabalho culminou na publicação de Facing New York (1992) e, mais tarde, A Beautiful Catastrophe (2005). Mantendo sempre em foco os seus pontos de interesse, estabeleceu um estilo expressivo e teatral que apresentou o mundo como uma vasta comédia de costumes.

Após o seu projeto After the Off, com texto do escritor irlandês Dermot Healey, explorou a Irlanda rural e as célebres corridas de cavalos. O próximo livro de Gilden, intitulado Go, apresentou um olhar penetrante sobre o lado negro do Japão em que imagens dos sem-abrigo e de gangues da máfia japonesa facilmente contornaram os clichés visuais convencionais da cultura japonesa.

Gilden, que viajou e expôs amplamente por todo o mundo, recebeu inúmeros prémios, incluindo o Prémio Europeu de Fotografia e três bolsas da National Endowment for the Arts.

Custodial history
Faz parte de uma coleção de fotografias sobre a temática das comunidades de ciganos em Portugal, na área do grande Porto.
Acquisition information
Aquisição por compra ao autor em 1998 (encomenda direta de trabalho).
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 03, Gaveta 03
Language of the material
Português
Creation date
13/05/2008 00:00:00
Last modification
27/09/2016 10:06:07