Digital representation
Digital representation thumbnail

Pedro Miguel Frade

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000857
Title type
Formal
Date range
1980 Date is uncertain to 1991 Date is uncertain
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 12,5x17,5cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Bernard Plossu (1945)

Nasceu no Vietname, Dalat, na antiga colónia francesa da Indochina. Em 1958, em visita ao Norte de África, fotografou o Sahara com uma Brownie Kodak, fotografias que viriam a ser publicadas em 1994 na revista espanhola Fotografias. Na adolescência, apaixonou-se pela pintura, através do contacto com o trabalho de Mondrian, Klee e Kandinsky. É também atraído pela cinematografia de vanguarda da época, designadamente Buñuel, Dreyer, Bergman, Robert Bresson e Eisenstein, mas também americanos como Robert Aldrich e Stanley Fuller. Queria ser realizador de cinema e filmou em 8 mm. Em paralelo, é nesta fase que começa a interessar-se por fotografia.



Em 1965, foi viver para o México e, nesse mesmo ano, associou-se à expedição Zashen-Max que parte para estudar os índios lacandones. Nos meados desta década viajou sem parar e substitui o registo cinematográfico amador pelo de fotógrafo.



Em 1966 viajou, a convite de Bill Coleman, pelo Big Sur californiano, então habitado fundamentalmente por artistas. No ano seguinte esteve em França, onde conheceu a família Fresson. Em 1970 viajou para a Índia.

Regressou a Big Sur onde se encontrou com Henry Miller e ao México. Em 1972 publicou pela primeira vez as suas fotografias. Produziu dois livros, Le voyage en Absurdie e Le Subanalisme, apenas publicando o segundo, com texto de Sergio Leone, (editions du Chêne, Paris, 1972). A publicação repete-se na Camera de Allen Porter.

Depois de ter exposto na Galeria Spectrum de Barcelona, de A. Guspi e na Califórnia, na Friends of Photography, Carmel, (1974), conheceu os então jovens fotógrafos americanos Kahn, Baltz, Ollman.

Regressou ao México para partir de novo, agora para o Níger, (1975) para fotografar os nómadas Peul, passando pelo Senegal, Egito, Marrocos. Instalou-se nos Estados Unidos e casa com Kathy Yount. Viveu em Taos, Santa Fé e Novo México.

A partir de 1979 sucederam-se as exposições e a publicação de imagens em catálogos, dos quais se salientam: Le Voyage Mexicain, conceção de Claude Nori, Paris, 1979; Egipt, texto de Carole Nagar, Paris, 1979; Catálogo do Chateau d'Eau, por Jean Diuezaide; Catálogo do Museu Nicéphore Niepce, com Djan Seylan, Chalon-sur-Saône, 1981; Bernard Plossu 1965-1979, conceção de Carlos Serrano e P. Perez-Minguez, Nueva Lente, Madrid, 1979; um ensaio de Gilles Mora, New Mexico revisited, Albuquerque, USA, 1983.



Após o seu divórcio, em 1985, Plossu regressou à França e realizou, com Regis Durand, Chronique du retour. Cortou com parte da sua vida, queimando 90% dos seus negativos. No ano seguinte casou com Françoise Nuñez e iniciou uma exposição itinerante em Tours, Lille, Pujols e Vitré. Inicia nova exposição itinerante, (1987-1988), organizada por Tim Eaton sobre o livro The African Desert que percorreu os Estados Unidos. Visitou as ilhas italianas Eolias em 1987-1988 a convite da FICA -Instituto Francês de Nápoles; veio a Portugal para participar nos Encontros de Fotografia em Coimbra, (Alguns Momentos em Portugal, com textos de Vincent Jacq e Pedro Miguel Frade, edição dos Encontros de Fotografia em Coimbra e Fundação Calouste Gulbenkian). O Museu Nacional de Arte Moderna - Centro Pompidou (MNAM) fez uma retrospetiva da sua obra, e recebeu ainda o Grande Prémio Nacional de Fotografia em França. Viajou de novo pela Índia, Turquia e Mali. Expôs em Valência e Pamplona e começou a trabalhar nas Missões Fotográficas Transmanche. Instalou-se em Almeria, Níjar, publicou fotografias nas revistas La Luna de Madrid, E.V. e Lápiz, e participou na série da T.V. espanhola La Puerta Abierta. Viajou para a Grécia, onde fotografou as ilhas do Dodecaneso.



A partir de 1990 apresenta várias exposições, em Huelva, Tenerife, Barcelona, Madrid, Tarragona, Salamanca. Publicou álbuns e catálogos, entre outras publicações. Iniciou uma série de cursos de fotografia em várias cidades espanholas, ao mesmo tempo que participou em projetos fotográficos. Em 1992 partiu para a Polónia com Pierre Devin e Wojciech Prazmowski. Em 1993 regressou a França, instalando-se em Marselha, La Ciotat. Trabalhou com o Instituto Francês de Arquitetura e manteve exposições e projetos em Espanha e França. Expôs entre maio a junho de 1999 duas exposições na Cadeia da Relação do Porto com fotografias sobre a área metropolitana do Porto e Portugal, intituladas respetivamente Porto e País da Poesia, das quais resultaram os catálogos com o mesmo título.

Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Custodial history
Esta imagem faz parte de um conjunto que é o resultado de um convite feito pelo Centro Português de Fotografia ao fotógrafo, a partir do qual se realizaram na Cadeia da Relação do Porto as exposições “Porto” e "O País da Poesia", em 1998.

Esta imagem foi incluída na exposição realizada no edifício da ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto “Invisões, Portugal visto por fotógrafos franceses”, em 2009.
Acquisition information
Adquirida ao autor (encomenda direta de trabalho) em 1998.
Scope and content
Retrato de Pedro Miguel Frade (1980-1991), Lisboa.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 02, Gaveta 18
Language of the material
Português
Location of originals
Os negativos estão na posse do autor.
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 1737 documentos fotográficos na coleção PT/CPF/BP.
Creation date
06/05/2008 00:00:00
Last modification
24/10/2017 15:55:33