Digital representation
Digital representation thumbnail

Vale de Colmeias, Portugal, 1989

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/000922
Title type
Formal
Date range
1989 Date is certain to 1989 Date is certain
Prominent dates
1989
Dimension and support
positivo, papel, p/b, 40x50cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Bernard Plossu nasceu no Vietnam, Dalat, na antiga colónia francesa da Indochina, em 1945. Em 1958, em visita ao Norte de África, fotografou o Sahara com uma Brownie Kodak, fotografias que viriam a ser publicadas em 1994 na revista espanhola Fotografias. Na adolescência, apaixonou-se pela pintura, tomando contacto com as publicações sobre Mondrian, Klee e Kandinsky, mas é também atraído pela cinematografia de vanguarda da época, Buñuel, Dreyer, Bergman, Robert Bresson e Eisenstein, mas também americanos Robert Aldrich e Stanley Fuller. Queria ser realizador de cinema, filmou em 8 mm, ao mesmo tempo que também se interessou por fotografia. Em 1965, foi viver para o México.



Nos meados dos anos 60 viajou sem parar. Em 1965 associou-se à expedição Zashen-Max que parte para estudar os índios lacandones. Um acidente fá-lo perder a 8 mm na água. Substituiu então o registo cinematográfico amador pelo de fotógrafo.



Em 1966 viajou, a convite de Bill Coleman pelo Big Sur californiano, então habitado fundamentalmente por artistas. No ano seguinte esteve em França, onde conheceu a família Fresson e em 1970 na Índia.



Regressou a Big Sur onde se encontrou com Henry Miller e ao México. Em 1972 publicou pela primeira vez as suas fotografias. Realizou dois livros, Le voyage en Absurdie e Le Subanalisme, apenas publicando o segundo, com texto de Sergio Leone, (editions du Chêne, Paris, 1972). A publicação repete-se na Camera de Allen Porter.



Depois de ter exposto na Galeria Spectrum de Barcelona, de A. Guspi e na Califórnia, na Friends of Photography, Carmel, (1974), conheceu os então jovens fotógrafos americanos Kahn, Baltz, Ollman.



Regressou ao México para partir de novo, agora para o Níger, (1975) para fotografar os nómadas Peul, passando pelo Senegal, Egito, Marrocos. Instalou-se nos Estados Unidos e casa com Kathy Yount. Viveu em Taos, Santa Fé e Novo México.



A partir de 1979 sucederam-se as exposições, e a publicação de imagens em catálogos, salientando-se entre outros: Le Voyage Mexicain, conceção de Claude Nori, Paris, 1979; Egipt, texto de Carole Nagar, Paris, 1979; Catálogo do Chateau d'Eau, por Jean Diuezaide; Catálogo do Museu Nicéphore Niepce, com Djan Seylan, Chalons-sur-Saône, 1981; Bernard Plossu 1965-1979, conceção de Carlos Serrano e P. Perez-Minguez, Nueva Lente, Madrid, 1979; um ensaio de Gilles Mora, New Mexico revisited, Albuquerque, USA, 1983. Após o seu divórcio, em 1985, Plossu regressou à França e realizou, com Regis Durand Chronique du retour. Cortou com parte da sua vida, queimando 90% dos seus negativos. No ano seguinte casou com Françoise Nuñez e iniciou uma exposição itinerante em Tours, Lille, Pujols e Vitré. Inicia nova exposição itinerante, (1987-1988), organizada por Tim Eaton sobre o livro The African Desert que percorreu os Estados Unidos.



Visitou as ilhas italianas Eolias em 1987-1988 a convite da FICA -Instituto Francês de Nápoles; veio a Portugal para participar nos Encontros de Fotografia em Coimbra, (Alguns Momentos em Portugal, com textos de Vincent Jacq e Pedro Miguel Frade, edição dos Encontros de Fotografia em Coimbra e Fundação Calouste Gulbenkian). O Museu Nacional de Arte Moderna - Centro Pompidou (MNAM) fez uma retrospetiva da sua obra, e recebeu ainda o Grande Prémio Nacional de Fotografia em França.



Viajou de novo pela Índia, Turquia e Mali. Expôs em Valência e Pamplona e começou a trabalhar nas Missões Fotográficas Transmanche. Instalou-se em Almeria, Níjar, publicou fotografias nas revistas La Luna de Madrid, E.V. e Lápiz, e participou na série da T.V. espanhola La Puerta Abierta. Viajou para a Grécia, onde fotografou as ilhas do Dodecaneso.



A partir de 1990 tem várias exposições, em Huelva, Tenerife, Barcelona, Madrid, Tarragona, Salamanca. Publicou álbuns e catálogos, entre outras publicações. Iniciou uma série de cursos de fotografia em várias cidades espanholas, ao mesmo tempo que participou em projetos fotográficos. Em 1992 partiu para a Polónia com Pierre Devin e Wojciech Prazmowski. Em 1993 regressou a França, instalando-se em Marselha, La Ciotat. Trabalhou com o Instituto Francês de Arquitetura e manteve exposições e projetos em Espanha e França. Expôs entre maio a junho de 1999 duas exposições na Cadeia da Relação do Porto com fotografias sobre a área metropolitana do Porto e Portugal, intituladas respetivamente Porto e País da Poesia, das quais resultaram os catálogos com o mesmo título.

Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Custodial history
Esta imagem faz parte de um conjunto que é o resultado de um convite feito pelo Centro Português de Fotografia ao fotógrafo, a partir do qual se realizou na Cadeia da Relação do Porto as exposições “Porto” e "O País da Poesia", em 1998.
Acquisition information
Adquirida ao autor (encomenda direta de trabalho) em 1998.
Scope and content
Vale de Colmeias pertence à freguesia de Semide, concelho de Miranda do Corvo e distrito de Coimbra.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral Armário 01 Gaveta 03
Language of the material
Português
Location of originals
Os negativos estão na posse do autor.
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 1737 documentos fotográficos na coleção PT/CPF/BP.