Digital representation
Digital representation thumbnail

Porto, Museu de Arte Contemporânea/ Fundação de Serralves

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/001118
Title type
Formal
Date range
1999 Date is certain to 1999 Date is certain
Prominent dates
1999
Dimension and support
Positivo, papel, p/b, 60x60cm, gelatina e sais de prata
Biography or history
Jan Versnel (1924-2007)

Nasceu em Amesterdão, na Holanda, em 1924.

Estudou na escola de Artes Gráficas com Bernard Eilers, e depois no Instituto das artes decorativas e aplicadas, com Jaap d´Oliveira.

Foi assistente de Nico Jesse e começa a sua carreira independente em 1947. Por volta de 1950, passa a fazer parte do GKf (associação de fotógrafos profissionais criada depois da 2ª Guerra Mundial) por indicação de Eva Besnyö.

De 1917 a 1983 foi professor na Academia Gerritt Rietveld, em Amesterdão. Documentou as principais obras do movimento Nieuwe Bouwen e foi um dos mais reconhecidos fotógrafos de arquitetura holandeses, tendo como principais clientes Marcel Breuer, Aldo Van Eyck e Gerritt Rietveld. Colaborou ainda com as melhores revistas internacionais de arquitetura.
Geographic name
Holanda, Amesterdão
Functions, ocupations and activities
Fotógrafo
Acquisition information
Adquirida por compra ao autor em 2000.
Scope and content
Adquirida num conjunto de 6 imagens do mesmo autor no âmbito da exposição “A partir do Porto - Rondon Porto” realizada no Kunsthal de Roterdão entre Março e Maio de 2000. A exposição visava familiarizar o público de Roterdão com a cidade com a qual iria partilhar o estatuto de Capital Europeia da Cultura em 2001 e incluía trabalhos de Domingos Alvão, Aurélio da Paz dos Reis, Duarte Belo, José Afonso Furtado, José Carmo da Rosa, Jan Versnel, Carel van Hees, Adriano Heitmann, Hans van der Meer e Gabriele Basilico.
Documental tradition
Vintage
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 02, Gaveta 18
Language of the material
Português
Notes
Suporte: colada em alumínio
Creation date
08/05/2008 00:00:00
Last modification
18/06/2021 11:47:06