Digital representation
Digital representation thumbnail

Hein Semke’s Work at the Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/001183
Title type
Formal
Date range
1934 Date is certain to 1935 Date is certain
Prominent dates
1934/35
Dimension and support
positivo, papel, p/b, 50,5x40,3cm, gelatina e sais de prata colada num cartão
Biography or history
Wolfgang Sievers (1913-2007)



Wolfgang Georg Sievers nasceu em Berlim, na Alemanha.

O seu pai interessava-se por fotografia, tendo-o encorajado a seguir essa área. Estudou arqueologia, mas foi forçado a abandonar essa área de estudos por causa das leis raciais nazistas.

Em 1934 vem para Portugal tentando estabelecer-se enquanto fotógrafo, tendo desenvolvido trabalhos de fotografia de arquitetura, paisagem e obras de arte.

Em 1935 regressa à Alemanha, e, até 1938 estuda e torna-se professor de fotografia na Contempora School for Applied Arts, em Berlim (uma secção da famosa escola Bauhaus, entretanto encerrada pela ditadura alemã).

A eminência da II Grande Guerra, no entanto, faz com que emigre para a Austrália em 1938. Aí, continuou a sua profissão de fotógrafo, tendo aberto um estúdio de fotografia na cidade de Melbourne em 1946.

No final da década de 60, no sentido de dar resposta à crescente solicitação dos seus clientes, começa a trabalhar essencialmente em fotografia a cores, no entanto, são os seus trabalhos a preto e branco que mais marcaram a realidade fotográfica da época – Matches at Bryant and May, Melbourne (1939) e Gears for Mining Industry, Vickers Ruwolt, Melbourne (1967).
Custodial history
Esta imagem pertence a um conjunto de 52 fotografias de Wolfgang Sievers adquiridas pelo Centro Português de Fotografia ao autor em 1999.
Acquisition information
Adquirida por compra ao autor em 1999.
Scope and content
Retrata uma exposição do escultor Hein Semke (1899-1995) na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 03
Language of the material
Português
Notes
Título atribuído: O trabalho de Hein Semke na Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Suporte: Colada num cartão 50,5x40,3cm
Creation date
15/05/2008 00:00:00
Last modification
15/06/2021 10:36:05