Digital representation
Digital representation thumbnail

Lisboa, Cais do Terreiro do Paço

Description level
Item Item
Reference code
PT/CPF/CNF/002118
Title type
Formal
Date range
1858 Date is certain to 1858 Date is certain
Prominent dates
1858
Dimension and support
positivo, papel, p/b, 25,5x34,3cm, albumina
Biography or history
Amédée de Lemaire-Ternante nasceu em França, no departamento Côte d’Or, na pequena vila de Chatillon-sur-Siene, no ano de 1821 e faleceu em data posterior a 1866.



Amédée era um pintor da chamada escola francesa e foi essa forma de arte que o tornou conhecido. Foi aluno de Jean Alaux, artista favorito do rei D. Luís Filipe I, e era um artista independente pouco reconhecido no seu tempo, trabalhando maioritariamente por comissões oficiais. É provavelmente através do seu mestre que Ternante recebe, a partir de 19 anos de idade, suas primeiras encomendas de Luís Filipe, tornando-se num pintor histórico e retratista.



Ternante começou a expor no Salão em 1849, com um retrato do Sr. K.. Fora das ordens oficiais que recebe, o pintor parece mais atraído pelas paisagens e cenas de gênero, sendo reconhecido pelo departamento das "Beaux-Arts", onde expôs em 1855, entre outros artistas nacionais e estrangeiros.



Pelas suas obras percebe-se que gostava de viajar, fazendo-o extensivamente - "Vue prise à Raphele (Bouches-du-Rhône)", "Vue prise la forêt de Fontainebleau", "Village Pravady (Bulgarie)"- fazendo extensivamente e particularmente em Portugal e Bulgária, sendo certo que com a morte do rei Luís Filipe, em 1850, percebe-se que Ternante procura outros géneros de representação, nomeadamente a fotografia.



Em 1858, enviado pelo jornal francês "L' Illustration", Ternante integra a pequena corte que acompanhou e documentou a chegada da princesa Estefânia a Lisboa, vinda de Düsseldorf, para casar com o rei D. Pedro V.



Pintada em 1878, a tela " La terrasse du Palais Longchamp à Marseille" representa uma visão do Palais Longchamp, o Musée des Beaux-Arts, em Marselha construída em 1869.



As obras de pintura de Amédée de Lemaire-Ternante são atualmente mantidas no museu do Louvre e no museu national des châteaux de Versailles et de Trianon.
Acquisition information
Adquirida por compra à Hypnos (Paris, França) em 2001.
Scope and content
Esta imagem, provavelmente destacada de um álbum, foi realizado no âmbito da viagem realizada a Lisboa por Amédée de Ternante-Lemaire como enviado do jornal francês "L' Illustration" Amédée de Ternante-Lemaire para documentar a chegada da princesa Estefânia a Lisboa, vinda de Düsseldorf, para casar com o rei D. Pedro V.

Amédée de Ternante-Lemaire realiza uma reportagem sobre o acontecimento e, durante essa estadia, completou um levantamento de vistas da cidade de Lisboa.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina o acesso, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 01, Gaveta 19
Language of the material
Português
Related material
Relação completiva: Portugal, Centro Português de Fotografia, existem 83 doc. fotográficos num álbum de Amédée de Lemaire-Ternante na Coleção Alcídia e Luís Viegas Belchior. PT/CPF/CNF-CALVB/0038
Creation date
08/05/2008 00:00:00
Last modification
12/12/2012 16:03:50