Digital representation
Digital representation thumbnail

Perfis Artisticos: música, teatro e belas artes

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0003
Title type
Formal
Date range
1881 Date is certain to 1883-07-01 Date is certain
Dimension and support
1 jornal encadernado (28,5x21x6,5 cms); com 49 documentos fotográficos em papel (albumina)
Extents
1 Livros
Colaborator's name
Fotógrafos: Antiga casa Henrique Nunes (sucessores) e A. Solas
Biography or history
O jornal ”Perfis Artísticos: música, teatro e belas artes” começou por ser propriedade de Monteiro de Carvalho e teve em Luiz Arthur Cardoso o seu administrador ou director artístico. A redação e administração ficavam inicialmente na Travessa da Boa Hora, 31, 1º, em Lisboa e finalmente na Rua do Ouro, 267 e 269.

Em 1882 a propriedade passou para João Henriques Teixeira Guedes, da Tipografia Guedes e em Outubro de 1882 para José Lima Neto da Tipografia Netto & Cª.



O jornal era também conhecido por "Gazeta Musical de Lisboa".

Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
Como o próprio Monteiro de Carvalho disse no "Número Programa" do jornal, este jornal pretendia ser um jornal da especialidade, nomeadamente da arte da música.



Escreveram para o jornal personalidades das mais variadas áreas musicais e artisiticas como Afonso Vargas, José d'Arriaga, Mephistopheles, Caetano Pinto, Rui Blas, João Ribalta, A. Forte Gatto, Luciolo, José Joyce, Ricardo Wagner, António de Mello, Emílio Lmai, Gervásio Lobato, Alfredo de la Escosura, F. von Flotow, Charles Gounod, Ernesto Vieira, A. Castro, Luiz Arthur Cardoso, Firmino Ferreira, Raul Didier, Luís Osório, Alfredo Costa May, entre outros.



Os colaboradores artísticos os fotógrafos da “Antiga casa Henrique Nunes (sucessores)", na rua das Chagas, 9, em Lisboa e A. Solas, com estúdio na rua Oriental do Passeio, nº 52, Lisboa.

É de referir que o fotógrafo Henrique Nunes tinha faleceu em 1882.



Este livro condensa 48 números do jornal, incluindo o número programa.

Cada número é dedicado a um artista, contendo uma fotografia do mesmo e uma biografia, seguida de outras notícias dedicadas à temática, bem como divulgação dos acontecimentos relacionados à música.
Arrangement
Ordenação numérica e cronológica
Access restrictions
Acessível.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Estante 01, Prateleira 15
Previous location
2557
Language of the material
Português
Type of container
Livro
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
18/12/2014 09:39:54
Record not reviewed.