Digital representation
Digital representation thumbnail

Chemin de Fer Portugais de la Beira Alta: Álbum souvenir à monsieur Joaquim António Simões

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0005
Title type
Formal
Date range
1880-07-16 Date is certain to 1882-04-09 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (45,5x31x3,5 cms); com 39 documentos fotográficos em papel (albumina)
Custodial history
O álbum terá pertencido a Joaquim António Simões (1817-1905), comerciante figueirense, nascido na freguesia da Abrunheira. Joaquim António Simões foi membro do Partido Progressista e foi ministro de D. Maria em 1848. Figura notável do sociedade da Figueira da Foz, a ele se ficou a dever a construção do Teatro Circo Saraiva de Carvalho (concluído em 1885), que viria a dar origem ao actual casino (foi o principal accionista da Sociedade Teatro-Circo Saraiva de Carvalho), e foi o grande impulsionador da construção do ramal ferroviário da Beira Alta (1882).



Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquiridda por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O álbum como o próprio título indica é uma memória, que segundo a dedicatória da primeira página, oferecida "ao senhor Joaquim António Simões, em nome do Sr. Bartissol, Diretor, do Sr. Duparchy, Encarregado Geral, o amigo J. Labadie, a 9 de Abril de 1882, na Figueira da Foz".

Pelo contrato de 03 de Agosto de 1878, a concessão do ramal da Beira Alta (Pampilhosa à fronteira e o ramal de Coimbra) foi atribuída à Sociétè Financière de Paris, que fundou a sociedade anónima Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta. Em Setembro de 1879 foi aprovado um novo contrato para a construção e exploração do Caminho de Ferro de Pampilhosa à Figueira da Foz.

Edmund Duparchy, engenheiro francês que, a convite do rei D. Carlos, supervisionou a construção dos caminhos-de-ferro da Beira Alta.



As fotografias ilustram a construção e as obras da linha do caminho de ferro da Beira-Alta, incluindo os retratos dos intervenientes na construção da linha e ofertadores do álbum, Edmund Bartissol, Jean Alexis Dauphin Duparchy e J. Labadie.
Access restrictions
Acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito Geral, Armário 04, Gaveta 15
Previous location
2559
Language of the material
Francês
Type of container
Álbum
Notes
Título atribuído: Caminhos de Ferro português da Beira Alta - Álbum memória para o Sr. Joaquim António Simões;

Produtor: Será o engenheiro, Jean Marie Labadie, engenheiro chefe de via da construção e amigo de Joaquim António Simões, que oferece o álbum, contudo e atenta a imagem nº 1 que se encontra assinada por G. Moré, com a respectiva data, bem como outras existentes no álbum, a autoria das fotografias pertencer-lhe-á também. Há ainda a indicação nessa mesma imagem de que a impressão terá sido feita pela Phot. Luzo.
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
31/05/2023 10:57:50
Record not reviewed.