Digital representation
Digital representation thumbnail

Polícia Municipal

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0006
Title type
Formal
Date range
1943-07-23 Date is certain to 1943-07-24 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (27x18,4x3,5 cms); com 40 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
As origens da Polícia Municipal remontam à dinastia afonsina com o denominados "quadrilheiros", e em 1383 pelo diploma régio de 12 de Setembro, D. Fernando cria uma nova estrutura policial de natureza municipal para controle da ordem pública.



Entre as vicissitudes dos reinados de D. Sebastião, de D. Filipe II e a Guarda Real de Polícia instituida pelo Intendente Pina Manique, só em 12 de Setembro de 1891, é que a Polícia Municipal de Lisboa foi efectivamente criada, por D. Pedro IV, na altura denominada Guarda Municipal.



O Governador Civil do Distrito de Lisboa colocou na autarquia 2 guardas do denominado Corpo da Polícia Cívica, corpo autónomo da Guarda Municipal, sendo que a 1 de Outubro de 1891 a Câmara Municipal de Lisboa iniciou o pagamento integral dos vencimentos desse 2 guardas destacados.



Quarenta anos depois, a 23 de Julho de 1931, na sessão camarária foi proposta a Organização da Polícia Municipal com agentes privativos, recrutados entre elementos da Polícia Cívica, ficando a superintender essa Corporação um oficial do Exército, o qual tomou posse em 1 de Novembro do mesmo ano.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquiridda por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
As fotografias deste álbum são da esquadra da Polícia Municipal de Lisboa aquando da inauguração das novas instalações em 1943, na Quinta da Atalaia, à Rua Cardeal Saraiva, nº 4. A esquerda foi oficialmente inaugurada a 24 de Junho de 1943, pelo Presidente-substituto de Duarte Pacheco da Câmara Municipal, Eduardo Rodrigues de Carvalho.
Access restrictions
Acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 12
Previous location
2560
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 10:16:29
Record not reviewed.