Digital representation
Digital representation thumbnail

Inauguração do Caminho de Ferro do Vale do Vouga: Espinho - Viseu - Aveiro 1908

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0009
Title type
Formal
Date range
1908-01 Date is certain to 1908-12 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (41,7x30x2 cms); com 25 documentos fotográficos em papel (fototipia)
Author
Emílio Biel & Cª, Porto
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquiridda por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
Após vários anos, mais concretamente 17, entre 1889 e 1905, esteve a construção da Linha do Vouga paralisada na mão do concessionário Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira-Alta, até que o ministro do reino, João Franco, deu nova autorização de exploração à Compagnie Française pour la Construction et l' Exploitation de Chemins de Fer à l' Etranger, com sede em Paris, apesar de aquela ter protestado tal concessão alegando prejuízos, uma vez que a Linha do Vale do Vouga passava a menos de 40 Kms da Linha da Beira-Alta. Ultrapassado tal impasse a nova concessionária deu início aos trabalhos em Dezembro de 1907.

O primeiro troço da Linha entre Espinho e Oliveira de Azeméis, na extensão de 33 Km, foi inaugurado, com a presença do Rei D. Manuel II, no dia 23 de Novembro de 1908 e aberto à exploração no dia 21 de Dezembro do mesmo ano.



As fotografias ilustram a construção e as obras da linha do caminho de ferro do Vale do Vouga, bem como a paisagem que envolve toda a linha, desde Espinho a Aveiro, passando por S. Pedro do Sul e Vouzela até Viseu.
Arrangement
Ordenação sequencial.
Access restrictions
Acessível em cópia digital.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 13
Previous location
2563
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Publication notes
ZÚQUETE, Pedro - "Linha do Vouga" [Em linha]. [Consult. a 27.07.2012]. Disponível em http://www.webrails.tv/arquivoPDF/LinhaVouga.pdf;
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 09:32:04
Record not reviewed.