Digital representation
Digital representation thumbnail

Galeria Militar Contemporânea

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0012
Title type
Formal
Date range
1878-01-01 Date is certain to 1879-09-16 Date is certain
Dimension and support
1 jornal encadernado (32x22x2,5 cms); com 41 documentos fotográficos em papel (albumina)
Extents
1 Livros
Biography or history
O jornal ”Galeria Militar Contemporânea” era uma publicação quinzenal, de caráter militar, inicialmente propriedade e direção de Alfredo Ferreri e Gomes Pércheiro, estando a fotografia a cargo de J. C. Rocha e de Damião Graça, com impressão pela Tipografia de Gutierres até Maio de 1878 e a partir dessa data pela Tipografia de J.H. Verde, na Rua do Alecrim, 117 a 121.

Na 2ª quinzena de Junho de 1878 o jornal noticia a propriedade e direção unicamente por Gomes Pércheiro.



Como consta do primeiro número, o jornal é "para ilustrar o exército ... é uma revista que abranja o exército e a armada, resumindo o que ocorra de mais notável no mundo militar, durante a quinzena".



"Um dos principais fins da Galeria miliatar Contemporânea é publicar o retrato militar sem distinção de categoria ou de classe, que mais se tenha distinguido nas armas, nas ciências, nas letras, ou por outra qualquer forma, digna de memorar-se e a respectiva biografia."



Alfredo Brandão Cró de Castro Ferreri foi Governador de Sofala e colaborador da Sociedade de Geografia de Lisboa e co-autor dos Elementos para um Dicionário Corográfico da Província de Moçambique.



Domingos António Gomes Pércheiro foi também editor do jornal "O Archivo do Povo" e autor da célebre obra "Portugal e Brazil: emigração e colonisação".



Em 1879 a publicação passa a receber apoio do Ministério da Guerra.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
A publicação "Galeria Militar Contemporânea" pretende "ilustrar o exército", e "publicar o retrato militar sem distinção de categoria ou de classe, que mais se tenha distinguido nas armas, nas ciências, nas letras, ou por outra qualquer forma, digna de memorar-se e a respectiva biografia."
Arrangement
Sequencial, de acordo com a ordem de publicação no jornal.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 13
Previous location
2566
Language of the material
Português
Type of container
Livro
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 09:52:22
Record not reviewed.