Digital representation
Digital representation thumbnail

África Ocidental (Mossamedes, Huila e Humpata) : állbum photographico e descriptivo - Quarta parte

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0018
Title type
Formal
Date range
1870 Date is uncertain to 1888 Date is certain
Dimension and support
1 álbum (29,5x21,5x2cms); com 38 documentos fotográficos em papel (fototipia)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
José Augusto Cunha Moraes, nasceu em Coimbra 1855 e faleceu no Porto em 1933. Ele vai com a mãe e os irmãos para Luanda, Angola (1863), onde o pai estava em cumprimento de pena de degredo mas regressa à metrópole com um tutor para continuar os estudos. Entretanto, por volta de 1868 o pai cria o estúdio profissional de fotografia "Loanda - Photographia de Abílio S. C. Moraes" e José Augusto volta a Luanda, sabendo-se que no ano de 1874 já trabalhava efectivamente com o pai. Esta época coincide com o período de ouro das expedições africanas sendo Luanda um porto de partida e chegada dos exploradores de todas as nacionalidades.

Após a morte do pai, em 1876(?), com 21 anos, toma conta da produção fotográfica do estúdio da família, agora dirigido pela mãe e designado de "Loanda - Photographia de Viúva Moraes e Filhos"



Já então filiado na Sociedade Portuguesa de Geografia, Cunha Moraes realiza uma viagem destinada a fotografar os principais aspectos etnográficos e paisagísticos e as mais importantes construções coloniais portuguesas. A maior parte da sua produção em África desenvolve-se entre 1877-1894, publicando fotografias na revista “O Occidente” e na “Arte Photographica”. Produziu colecções para enviar a várias Exposições Industriais.



A revista "O Ocidente", de 1884, indicava num artigo seu que "já em 1881, por ocasião da sua visita ao continente, o número de clichés subia a 800".



Em 1882/83 publica em fascículos o "Album Africa Occidental", assinado por ele e Francisco Salles Ferreira e entre 1885-1888, publica 4 volumes “Africa Occidental - Album Photográphico e Descriptivo”, com fotografias das décadas de 70/80, sob a responsabilidade de David Corazzi, com prefácio de Luciano Cordeiro e fototipias produzidas na Casa Emílio Biel.



Regressa definitivamente a Portugal (ca 1900) e instala-se no Porto, onde um seu irmão é proprietário de uma fábrica de fitas, publicando uma nova versão da "Africa Occidental", em dois volumes, já com fotografias da década de 90, em fotozincos de Marques de Abreu, a quem se associou desde 1897.



Colabora na Casa Biel desde 1900, como sócio de uma das suas secções de publicações e promove esta actividade que estava um pouco parada desde 1880, após a publicação de Os Lusíadas e do político Plutarcho Portuguez. Será um dos directores e um dos fotógrafos de “A Arte e a Natureza” e de álbuns de temática religiosa, além de postais ilustrados. Fez também fotografias do Douro e os postais editados pela Casa Biel.

Com o advento da I Grande Guerra os bens do fotógrafo alemão, entretanto falecido em 1915, foram confiscados pelo estado em 1916. Cunha Moraes e Marques de Abreu terão comprado parte desses bens em hasta-pública.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
Este álbum é a quarta parte da obra “Africa Occidental: Album Photográphico e Descriptivo”, publicado em 1888.



O álbum tem uma introdução contextual da área geográfica abrangida e cada fotografia tem também um texto explicativo sobre a mesma.



Este álbum inclui fotografias das cidades, dos povos, dos costumes e das paisagens desde Mossamedes, Huila e Humpata.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 13
Previous location
2570
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Related material
Relação completiva: Portugal Centro Português de Fotografia, existem outros álbuns deste autor, nomeadamente os outros três que completam esta série sobre a África Ocidental, PT/CPF/CNF-CALVB-2570, 2571 e 2572. Existe ainda um outro em co-autoria com Carlos Afonso, PT/CPF/CAF/017 .
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
17/12/2014 09:58:54
Record not reviewed.