Digital representation
Digital representation thumbnail

Viana do Castelo - Portugal

Description level
Instalation unit Instalation unit
Reference code
PT/CPF/CNF-CALVB/0028
Title type
Formal
Date range
1930 Date is uncertain to 1930 Date is uncertain
Dimension and support
1 álbum (17,4x24,5x3cm); com 31 documentos fotográficos em papel (gelatina e sais de prata)
Extents
1 Álbuns
Biography or history
Manuel Filgueira Tilve (1871-1955) ? foi nomeado fotógrafo oficial da Câmara Municipal e da Comissão de Iniciativa e Turismo de Viana do Castelo, em meados do século XX.



Em 1921 com base nas acções de promoção do turismo que vinham acontecendo já desde 1ª República verificou-se a necessidade de criar uma rede de organizações turísticas locais. Assim, pela Lei nº 1152, de 23 de Abril de 1921, foram criadas as Comissões de Iniciativa e Turismo. Com o Estado Novo, estas comissões são administradas directamente pelas

Câmaras Municipais e surgem as Comissões Municipais de Turismo (implementadas pelo art. 117º do Código Administrativo de 1940).

Dedicam-se à promoção turística das características da zona. o Secretariado Nacional de Informação é o orgão do Poder Central que funciona como elo de ligação ao Estado.
Custodial history
Desconhece-se a forma como a documentação foi adquirida por Francisco José de Brito Belchior.
Acquisition information
Documentação adquirida por compra a Francisco José de Brito Belchior, em Junho de 2006, com apoio mecenático Sonae e BPI.
Scope and content
O álbum apresenta fotografias das igrejas, das casas solarengas e outros edíficios de instituições de Viana do Castelo, bem como uma vista panorâmica.
Access restrictions
O acesso aos documentos encontra-se sujeito a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Conditions governing use
A reprodução de documentos encontra-se sujeita a algumas restrições tendo em conta o tipo dos documentos, o seu estado de conservação, o fim a que se destina a reprodução, às normas que regulam os direitos de propriedade, legislação sobre os direitos de autor, direito à imagem e demais legislação em vigor aplicável, bem como outros requisitos decorrentes da aquisição. A utilização da reprodução para efeitos de publicação está sujeita a autorização do dirigente máximo do CPF. O serviço informa, caso a caso, as opções disponíveis.
Physical location
Depósito G, Armário 04, Gaveta 14
Previous location
2582
Language of the material
Português
Type of container
Álbum
Creation date
09/05/2008 00:00:00
Last modification
14/08/2023 09:15:46
Record not reviewed.